Série: Tenha Coragem - Sadraque, Mesaque e Abednego: A Coragem de Confiar em Deus

Série: Tenha Coragem - Sadraque, Mesaque e Abednego: A Coragem de Confiar em Deus
O exemplo de Sadraque, Mesaque e Abednego nos mostra a coragem necessária para colocar a total confiança em Deus. É claro que outros homens nos exemplos que já estudamos confiaram em Deus, mas o exemplo dos amigos de Daniel é diferente - eles não receberam revelação especial e direta (pelo menos, na medida em que nos diz nas Escrituras), como muitos outros personagens do Velho Testamento. Portanto, o exemplo deles é muito útil para nós hoje.

"Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro duma fornalha de fogo ardente; e quem é esse deus que vos poderá livrar das minhas mãos? ”

"Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonozor, não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei"
 (Daniel 3:15-18).

Somos chamados a confiar em Deus e a ser fiéis a ele, mesmo que o nosso futuro nesta vida seja incerto. Enquanto entendemos que Deus tem o poder de fazer muitas coisas (Efésios 3:20), não devemos pensar que Ele tem alguma obrigação de arranjar os acontecimentos da forma que desejamos. Devido a isso, devemos ter coragem de confiar em Deus, mesmo que Ele nos permita sofrer. Este foi o tipo de coragem mostrado por Sadraque, Mesaque e Abednego.

O Contexto

Isso aconteceu durante o tempo do cativeiro babilônico. Quando o rei Nabucodonosor chegou a Jerusalém, tomou certos jovens para serem treinados para servir na sua corte (Daniel 1:3-5). Entre esses jovens estavam Daniel, Hananias, Misael e Azarias (Daniel 1:6). Os últimos três são mais conhecidos pelos nomes que lhes foram atribuídos: Sadraque, Mesaque e Abednego (Daniel 1:7). É importante saber por que isso aconteceu. O texto diz: "E o Senhor lhe entregou nas mãos"(Daniel 1:2). Isto foi feito por causa dos pecados da nação (2 Reis 21:10-15; 23:27; 24:1-4). Então, isso não foi um acidente, coincidência ou má sorte que isso aconteceu. Tudo foi orquestrado por Deus.

Estes três foram abençoados por Deus, mas não tinham a capacidade de entender "todos os tipos de visões e sonhos", como Daniel conseguiu (Daniel 1:17). Mas eles "ficaram assistindo diante do rei" (Daniel 1:19). Ao servir o rei, surgiram problemas. O rei fez uma estátua de ouro e ordenou que todos adorassem nos horários prescritos (Daniel 3:1-5). A penalidade por não adorar a imagem seria "lançado dentro duma fornalha de fogo ardente" (Daniel 3:6). Quando foi relatado a Nabucodonosor que estes três não adoraram a imagem, ele os chamou diante dele para responder (Daniel 3:12-14). Ele mesmo lhes deu uma segunda chance (Daniel 3:15); mas eles se recusaram a cumprir, citando sua confiança em Deus (Daniel 3:16-18).

Depois disso, Nabucodonosor aqueceu o forno sete vezes mais do que o habitual e jogou os três jovens (Daniel 3:19-24). O forno estava tão quente que até os guardas que os lançaram foram mortos (Daniel 3:22). Mas Sadraque, Mesaque e Abednego sobreviveram (Daniel 3:24-25). Quando o rei ordenou que eles saíssem, ele não encontrou ferimentos, danos ou cheiro de fogo nesses homens (Daniel 3:26-27). Nabucodonosor respondeu louvando a Deus por livrar esses homens e louvando-os por confiar nele (Daniel 3:28-30).

Porque Foi Preciso Coragem?

As Escrituras mostram como pelo menos três razões pelas quais as ações de Sadraque, Mesaque e Abednego precisou coragem. [Para este estudo, ignoraremos um motivo - eles tiveram que desafiar a lei - porque este é o principal foco em nosso próximo exemplo, Daniel]

Primeiro, eles estavam entre os poucos que não adoraram a imagem (Daniel 3:12). Isso os tornou um alvo, como eles foram identificados e chamados diante de um rei irritado (Daniel 3:13). A maioria das pessoas prefere não provocar problemas para si, se isso puderem ajudá-las.

Em segundo lugar, eles tiveram uma segunda chance. Quando estes três foram diante de Nabucodonosor, o rei deu-lhes mais uma chance de cumprir seu pedido em relação à imagem dourada (Daniel 3:15). Isso é comum com a perseguição. Os governantes, em geral, pouparão alguém que esteja disposto a renunciar Deus do que matar quem serve a Deus. Infelizmente, quando é dada uma segunda chance de pecar, comprometer ou negar ao Senhor, muitos estão dispostos a aceitar isso.

Em terceiro lugar, eles não sabiam o que aconteceria. Eles sabiam que Deus tinha o poder de salvá-los ("Nosso Deus, a quem servimos, pode nos livrar" - Daniel 3:17); Mas eles não sabiam que Ele o faria ("Mas se não..." - Daniel 3:18). Novamente, eles não eram profetas como Daniel (Daniel 1:17); eles não tinham como saber o que estava reservado para eles.

Sadraque, Mesaque e Abednego Tiveram Coragem

Eles sabiam o que era certo. Sua recusa em adorar a imagem não foi enraizada na rebelião juvenil, mas em submissão a Deus e Seu mandamento: "Não terás outros deuses diante de Mim" (Êxodo 20:3).

Eles entenderam que havia uma recompensa por se recusar a adorar essa imagem. "Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos" (Êxodo 20:5-6).

Finalmente, eles agiram, recusando-se a adorar a imagem, independentemente das consequências. Eles confiaram em Deus, mesmo que não soubessem o que aconteceria.

Aplicação Para Nós

À medida que enfrentamos um futuro incerto, devemos aprender algumas lições do exemplo de Sadraque, Mesaque e Abednego.

Primeiro, devemos confiar em Deus, mesmo se nos tornarmos um alvo. O escritor hebreu cita os Salmos quando escreveu: "O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?" (Hebreus 13:6, ver Salmos 118:6). Na realidade, o homem pode fazer muitas coisas para nos prejudicar. O escritor hebreu enumerou algumas das experiências desses irmãos antes em sua epístola: "Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições; pois por um lado fostes feitos espetáculo tanto por vitupérios como por tribulações, e por outro vos tornastes companheiros dos que assim foram tratados" (Hebreus 10:32-33). Podemos até enfrentar a morte física (Apocalipse 2:10). Mas mesmo que sejamos alvo e "considerados como ovelhas para o matadouro ... somos mais que vencedores, por aquele que nos amou" (Romanos 8:36-37). Mesmo que sejamos apontados para a perseguição, ainda podemos esperar no Senhor.

Segundo, devemos ter cuidado com as "segundas chances" de pecar, comprometer ou negar ao Senhor. Deus prometeu um "caminho de fuga" para cada tentação (1 Coríntios 10:13). Mas Ele não prometeu um caminho de escape semelhante para toda perseguição (2 Timóteo 3:12). Não devemos ver uma segunda chance de pecar, comprometer ou negar ao Senhor como forma legítima de escapar da perseguição. Devemos obedecer ao Senhor e defender o que é certo, independentemente das consequências.

Em terceiro lugar, devemos confiar em Deus, mesmo que o nosso futuro seja incerto. Deus pode ter o poder de fazer algo, mas isso não significa que Ele o fará. Sua vontade não é a mesma que a nossa. "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:8-9). Mesmo quando oramos, devemos reconhecer que a vontade de Deus é que será feita (1 João 5:14-15). Devemos ter fé em Deus, não importa o que está por vir. Os cristãos em Esmirna foram informados de que eles iriam enfrentar encarceramento, tribulação e morte (Apocalipse 2:10). O Senhor não lhes disse que se eles esperassem e orassem fervorosamente, eles poderiam ter certeza de uma libertação de sua perseguição. Em vez disso, eles simplesmente precisavam ser "fiéis até a morte". Infelizmente, alguns perdem a fé em Deus quando Ele lhes permite sofrer nesta vida. É importante lembrar a base da fé verdadeira: "A fé vem de ouvir e ouvir pela palavra de Cristo" (Romanos 10:17). A fé não deve basear-se em Deus fazer o que queremos que Ele faça. Nosso futuro é incerto, mas nossa fé no Senhor deve ser firmemente ancorada e firme (Hebreus 6:19).

Conclusão

Sadraque, Mesaque e Abednego foram confrontados com a ameaça da morte. Eles sabiam que Deus tinha o poder de livrá-los, mas não sabia se Ele escolheria fazê-lo. Apesar dessa incerteza, eles depositaram sua confiança em Deus e foram salvos. Do mesmo jeito, podemos enfrentar ameaças e ataques hoje. Sabemos que Deus tem o poder de nos livrar e nos impedir de sofrer danos, mas não sabemos o que acontecerá no futuro. Em vez de basear nossa fé em Deus, fazendo com que as circunstâncias se desdobrem de uma certa maneira em nossas vidas, devemos basear nossa fé em Sua Palavra. No final, Ele nos livrará. Certamente, podemos ter que encarar a prisão, a violência e até a morte; mas se formos fiéis, ele ainda nos recompensará com "a coroa da vida" (Apocalipse 2:10).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem