O Que Este Ano Nos Ensinou?
Com uma pandemia global, distanciamento social, lockdown, problemas econômicos, uma eleição presidencial contestada nos EUA e mais, este tem sido um ano bastante incomum. Embora o sábio tenha notado que “não há nada de novo debaixo do sol” (Eclesiastes 1:9), de nossa perspectiva pode parecer que estamos vivendo em tempos sem precedentes.

Conforme os eventos deste ano foram se desenrolando, algumas verdades importantes foram destacadas. Isso sempre foi verdade, mas são mais evidentes à luz dos eventos recentes. Consideremos brevemente alguns pontos.

O Futuro é Imprevisível

Muitos planos que foram feitos para este ano tiveram que ser adiados, alterados ou cancelados completamente. Embora nunca tenha havido garantias quanto aos nossos planos futuros, este ano tornou esta realidade ainda mais clara. O sábio escreveu: “Porque não sabe o que há de suceder; pois quem lho dará a entender como há de ser?” (Eclesiastes 8:7). Tiago nos lembrou: “No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece” (Tiago 4:14). Este ano deve servir como um lembrete para nós de que não podemos prever o que acontecerá nos dias, meses e anos que virão.

O Homem Não Tem Todas as Respostas

Como as pessoas em todo o mundo se depararam com um vírus até então desconhecido, ficou claro que, apesar dos melhores esforços dos médicos e funcionários do governo, ninguém tinha certeza da melhor maneira de lidar com a situação. O escritor do Provérbio disse: “A glória de Deus é encobrir as coisas; mas a glória dos reis é esquadrinhá-las” (Provérbios 25:2). Em outras palavras, o homem nunca encontrará todas as respostas que está procurando - mesmo aqueles que aparentemente estão na melhor posição para ter os recursos necessários para buscar essas respostas. Este é um dos motivos pelos quais o salmista escreveu: “É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem. É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar nos príncipes” (Salmo 118:8-9). Como muitos nos aconselham a confiar nos cientistas ou oficiais do governo, precisamos ter certeza de que nossa confiança está primeiro no Senhor.

A Vida é Frágil

Ao longo da pandemia deste ano, muitas pessoas morreram do vírus e de complicações relacionadas a ele. Claro, a morte sempre foi uma certeza. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo” (Hebreus 9:27). No entanto, a cobertura constante de notícias de mortes relacionadas a vírus e relatos de doenças e mortes entre aqueles que conhecemos pessoalmente trouxe isso para o primeiro plano de nossas mentes. Como já observamos, nossa vida é “apenas um vapor que aparece por um momento e depois se desvanece” (Tiago 4:14). Embora alguém possa viver “setenta [ou] oitenta anos”, quando o fim chegar, seja o que for, nossa vida “logo ... se foi e voamos para longe” (Salmo 90:10).

Irmãos Precisam Uns Dos Outros

Em todo o país, as igrejas mudaram de cultos regulares para "cultos" virtuais. Mesmo que as igrejas continuem a se reunir pessoalmente, muitos membros não se reuniram devido a problemas de saúde ou outros motivos. O isolamento que muitos experimentaram durante a pandemia afetou nossa sociedade. Na verdade, uma pesquisa Gallup recente descobriu que as avaliações de saúde mental dos americanos caíram para um novo nível entre todos os grupos demográficos, exceto um - aqueles que frequentam cultos religiosos semanalmente. O escritor hebreu explicou a importância da assembleia: “e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hebreus 10:24-25). A assembleia não se trata apenas de adorar a Deus e cumprir nossa obrigação para com ele. É também encorajar uns aos outros. Em tempos difíceis, os irmãos precisam ainda mais desse encorajamento uns dos outros.

Nossa Esperança Deve Estar no Senhor

Ninguém sabe se ou quando a situação com a pandemia vai melhorar. Ninguém sabe se ou quando nossa economia ou vida como a conhecíamos voltará ao "normal". Por tudo que sabemos, de nossa perspectiva humana limitada, as condições podem ficar ainda piores no futuro em comparação com como estão agora. No entanto, como cristãos, temos esperança além desta vida. Paulo disse aos irmãos em Corinto: “Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima. Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. [...] do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados” (1 Coríntios 15:19-22). Jesus disse a Seus apóstolos: “tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33). Por meio da ressurreição de Jesus, podemos ter a mesma coragem. Paulo encorajou os cristãos em Roma dizendo: “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou” (Romanos 8:37). Apesar de todas as coisas negativas que aconteceram este ano - e o que pode acontecer no próximo ano e depois - temos esperança em Cristo.

Conclusão

Ao nos aproximarmos de um novo ano civil, vamos lembrar o que a Bíblia ensina sobre esses pontos que consideramos. Mudar de um ano para outro não muda a verdade do que a palavra de Deus disse. Não importa o que aconteceu este ano ou o que está reservado para o próximo, vamos manter nossa esperança e confiança no Senhor.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério.

Organizei eles por livros da Bíblia para simplificar a busca.

Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.


Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.