Arão e Seus Filhos

Arão e Seus Filhos
Texto: Êxodo 29:1-4

"Isto é o que lhes farás para os santificar, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho e dois carneiros sem defeito, e pão ázimo, e bolos ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; de flor de farinha de trigo os farás; e os porás num cesto, e os trarás no cesto, com o novilho e os dois carneiros. Então farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da revelação e os lavarás, com água"

Introdução: O sacerdote do Antigo Testamento deveria ser um retrato para cada pessoa de como viver sua vida para Deus. Uma das coisas que Deus tornou evidente é que Deus não queria apenas o sacerdote para servi-lo, mas Ele queria que a família do sacerdote também servisse com ele. Várias vezes no livro de Êxodo você verá a frase: “Arão e seus filhos”. Deus deseja que servi-Lo se torne um assunto de família. Para que servir a Deus se torne um assunto de família, deve começar com os pais, especialmente o pai. Deixe-me salientar várias coisas que Arão levou seus filhos a fazer e que você deve fazer como pai ou mãe, ao conduzir o lar.

Primeiro, separe-se para servir ao Senhor.

Deus ordenou que Aarão e seus filhos se “santificassem”. Em outras palavras, eles tiveram que separar suas vidas por nenhum outro propósito a não ser servir a Deus.

Você nunca influenciará sua família a servir ao Senhor até que primeiro consagre sua vida para servir ao Senhor. Isso não significa que você não pode desfrutar de alguns dos prazeres da vida, mas significa que todo o seu propósito de vida envolva servir ao Senhor.

Em segundo lugar, decida servir.

Arão e seus filhos deviam “ministrar” ao Senhor. A palavra “ministrar” significa servir. Servir ao Senhor é uma ação que você deve escolher fazer diariamente.

Separar-se para servir ao Senhor não significa nada se você não o estiver servindo de verdade. Você deve decidir servir ao Senhor de propósito se quiser ter sucesso em servi-Lo.

Terceiro, permaneça bem com Deus.

Arão e seus filhos deviam oferecer um novilho e dois carneiros sem defeito. Viver bem e permanecer bem é o melhor exemplo e a admoestação mais alta que seus filhos vão ouvir de você sobre servir a Deus.

É maravilhoso dizer a seus filhos que sirvam ao Senhor, mas viver uma vida correta e estar bem com Deus é o maior exemplo que seus filhos podem receber.

Quarto, viva uma vida singular.

No versículo 3, Deus diz a eles para colocarem o pão em "um cesto". Viver uma vida dupla diz a seus filhos que você é uma farsa. Servir a Deus deve ser sua vida e a única vida pela qual você tem uma paixão de viver para eles verem que servir a Deus é a melhor vida para se viver. Viver uma vida dupla, uma na igreja e outra no mundo, mostra o mundo a seus filhos.

Quinto, permaneça na Palavra de Deus.

No versículo 4, Arão e seus filhos deveriam ser lavados com água. A Palavra de Deus é descrita como "água" em Efésios 5:26. Seus filhos precisam ver você lendo a Palavra de Deus para que eles vejam de quem receber orientação quando se tornarem adultos.

O pai que gasta tempo na Palavra de Deus é o pai que está ensinando seus filhos a irem a Deus em busca de sabedoria e direção na vida quando se tornarem adultos.

Sexto, seja cheio do Espírito.

O versículo 7 ordena que Arão e seus filhos “tomem o óleo da unção”. Um pai cheio do Espírito fará mais para influenciar seus filhos a servir a Deus do que forçar ou manipular seus filhos a servi-Lo.

Estar cheio do Espírito é o melhor ingrediente para criar filhos para Cristo.

Conclusão: A chave para essas seis coisas é que Arão e seus filhos fizeram isso juntos. Arão fez isso primeiro, mas seus filhos seguiram seu exemplo. Não sirva a Deus sozinho. Faça do serviço a Deus um assunto de família, liderando como pai ou mãe, ao fazer essas coisas juntos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.