Série: Tenha Coragem - Amós: A Coragem de Falar

Série: Tenha Coragem - Amós: A Coragem de Falar
Amós pode ser o único em nossa série com quem as pessoas são mais estranhas. No entanto, seu exemplo é poderoso de alguém que teve a coragem de falar - proclamar a verdade e condenar o erro.

Então Amazias, o sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: Amós tem conspirado contra ti no meio da casa de Israel; a terra não poderá suportar todas as suas palavras. Pois assim diz Amós: Jeroboão morrerá à espada, e Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra. Depois Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, foge para a terra de Judá, e ali come o pão, e ali profetiza; mas em Betel daqui por diante não profetizarás mais, porque é o santuário do rei, e é templo do reino”

“E respondeu Amós, e disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boieiro, e cultivador de sicômoros. Mas o Senhor me tirou de após o gado, e o Senhor me disse: Vai, profetiza ao meu povo Israel"
 (Amós 7:10-15).

Nem sempre é fácil falar quando a verdade é impopular e indesejável. Esta é a situação em que muitas vezes nos encontramos hoje. Foi também a situação para o profeta Amós. Se quisermos ter a coragem de falar hoje, faremos bem em lembrar o exemplo de Amós.

O Contexto

Amós descreveu-se como "boieiro" (Amós 7:14). Ele estava "entre os pastores de Tecoa" (Amós 1: 1) - uma aldeia relativamente insignificante de Judá na borda do deserto. Embora fosse de Judá, Deus o enviou para profetizar principalmente às tribos de Israel (Amós 3:1; 4:1; 5:1; 7:8-9; 8:1-2; etc.).

Amós também disse que ele não era "um profeta" (Amós 7:14). Claro, ele era um profeta no sentido de que ele falava de Deus (Amós 7:15), mas ele não era um profeta por profissão. Naquela época, os profetas eram frequentemente empregados por governantes, como os "quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel" (1 Reis 18:19). Amós não ganhava a vida como profeta. Em vez disso, ele providenciava para si mesmo em seu trabalho como um pastor.

Amós também não era "filho de um profeta" (Amós 7:14). Ele não estava se referindo ao fato de que seu pai não era um profeta. Ele estava se referindo ao que poderíamos chamar de "escolas" dos profetas, onde eles seriam treinados para fazer o trabalho. Os "filhos dos profetas" treinados sob um profeta mais velho (2 Reis 2:15; 4:1). Amós não recebeu tal treinamento.

Amós também profetizou durante "os dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel" (Amós 1:1, ver 2 Reis 14:23-29). Jeroboão "fez o que era mau aos olhos do Senhor" (2 Reis 14:24), mas a nação teve um certo grau de sucesso durante o seu reinado (2 Reis 14:25, 28). Isto foi feito, não pelo poder de Jeroboão, mas pela vontade de Deus (2 Reis 14:26-27). Mas a nação tinha sido abençoada, em comparação com os anos anteriores, enquanto um rei perverso governava sobre eles. Muitas vezes é difícil encontrar apoio para criticar um governante durante épocas de sucesso econômico ou militar. Contudo, esta era a posição em que Amós se encontrava.

Porque Foi Preciso Coragem?

Vamos observar cinco razões pelas quais foi preciso coragem para Amós falar da maneira que ele falou.

Primeiro, a mensagem de Amós era contra todos. Às vezes ouvimos a frase "o inimigo do meu inimigo é meu amigo". Isso sugere que podemos frequentemente encontrar apoio dos inimigos daqueles a quem criticamos. Paulo usou esta tática em proveito dele, ganhando brevemente o apoio dos fariseus contra os saduceus (Atos 23:6-10). No entanto, Amós não teria tais aliados. Sua mensagem o teria feito o "inimigo" de todos. Ele condenou as nações vizinhas (Amós 1:3, 6, 9, 11, 13; 2:1). Ele condenou a sua nação natal, Judá (Amós 2:4). Ele também condenou a nação para a qual foi enviado - Israel (Amós 2:6-8; 3:1). Amós não teria aliados entre essas nações.

Em segundo lugar, a mensagem de Amós não era "politicamente correta". Ele teria ofendido certas pessoas, particularmente as que ele chamou de "vacas de Basã" (Amós 4:1).

Terceiro, a mensagem de Amós não era a preferência deles. Quando Deus lhe mostrou visões que significavam a destruição do povo, ele protestou: "Senhor Deus, perdoa, peço-te; como subsistirá Jacó? pois ele é pequeno" (Amós 7:2, ver 7:4). Ele não queria que as profecias fossem verdadeiras. Mas finalmente ele não podia mais protestar. Uma vez que Deus introduziu "um prumo" na visão (Amós 7:7-8) - um padrão claro e fixo - Amós entendeu por que Deus tinha razão em punir o povo que o profeta esperava ser poupado.

Em quarto lugar, a mensagem de Amós não era bem recebida. Amazias deixou claro que Amós não era bem-vindo lá: "Vai-te, ó vidente, foge para a terra de Judá, e ali come o pão, e ali profetiza... em Betel daqui por diante não profetizarás mais, porque é o santuário do rei, e é templo do reino" (Amós 7:12-13).

Em quinto lugar, o trabalho de profetizar de Amós não era compensado. Amazias sugeriu que Amós fosse a Judá e ali comesse pão e ali profetizasse (Amós 7:12), implicando que ele precisava ir a Judá se esperava ser compensado por sua obra em profetizar porque não haveria tal apoio em Israel. No entanto, Amós não era um profeta porque recebeu apoio (Amós 7:14). Ele fez o trabalho, embora ele não recebesse nenhuma compensação financeira por isso.

Amós Teve Coragem

Amós sabia o que era certo. Sendo um profeta no sentido literal, ele recebeu a palavra de Deus diretamente do Espírito Santo (2 Pedro 1:20-21).

Amós acreditou que era melhor para ele servir ao Senhor do que desfrutar os benefícios de servir a um rei ímpio. Se ele simplesmente profetizasse o que Jeroboão teria gostado de ouvir, poderia ter sido capaz de "comer pão" na sua mesa (Amós 7:12, ver 1 Reis 18:19). Mas preferiu ser fiel ao Senhor e revelar Sua mensagem sem compromisso.

Finalmente, Amós tomou coragem e falou. Sem qualquer treinamento formal ou compensação, ele saiu para profetizar. Não porque ele não tinha mais nada para fazer - ele poderia ter ficado muito ocupado em seu trabalho como um “boieiro” sem também fazer o trabalho de um profeta. Mas ele foi porque Deus o chamou para ir (Amós 7:15).

Aplicação Para Nós

Mesmo que não sejamos pessoalmente chamados por Deus e recebido uma mensagem diretamente do Espírito Santo, podemos certamente fazer aplicações do exemplo de Amós.

Primeiro, devemos lembrar que nossa mensagem é contra todos. Ou claro, na realidade, o evangelho que pregamos é para todos (Marcos 16:15, Atos 10:34-35). Mas será percebido como sendo contra todos - contra os ateus, porque afirmamos que é "o tolo" que diz: "Não há Deus" (Salmo 14:1, ver Romanos 1:20); contra as religiões do mundo, porque declaramos que a salvação é somente em Cristo (Atos 4:12); contra as denominações porque ensinamos que há apenas uma igreja (Mateus 16:18), e que toda igreja do homem será "desarraigada" (Mateus 15:13); e contra nossos irmãos errantes, porque imploramos aos que "deixaram o primeiro amor" e se tornaram "mortos" para retornar ao Senhor (Apocalipse 2:4; 3:1), seguir o padrão do Novo Testamento (2 Timóteo 1:13), e fazer tudo pela autoridade de Cristo (Colossenses 3:17). Embora nossa mensagem não seja popular, "não podemos parar de falar" sobre a palavra de Deus (Atos 4:20).

Em segundo lugar, nossa mensagem não será considerada como "politicamente correta". Provavelmente o exemplo mais notável de não ser "politicamente correto" é ensinar o que a Bíblia diz sobre a homossexualidade - que é antinatural, indecente e errado (Romanos 1:26-27); é injusto e impedirá o indivíduo de entrar no reino de Deus (1 Coríntios 6:9-10); e é "contrário à sã doutrina" (1 Timóteo 1:10). Muitos se sentirão ofendidos por alguém que ensina essas coisas - até mesmo alguns no mundo religioso. Mas devemos ensinar "todo o conselho de Deus" (Atos 20:27), mesmo que seja ofensivo para alguns.

Em terceiro lugar, nossa mensagem pode não ser a preferência. Pode ser agradável acreditar que a salvação pode ser somente pela fé e nada mais ou que uma vez salvo, não pode mais se perder. Mas essas ideias são contrárias à palavra de Deus (Tiago 2:24, Hebreus 4:11, etc.). Devemos "falar como oráculos de Deus" (1 Pedro 4:11). Nossos caminhos não são melhores que o de Deus (Provérbios 14:12).

Em quarto lugar, nossa mensagem muitas vezes não é desejada. Muitos não vão querer ouvir o que temos a dizer. Paulo disse: "Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo" (Gálatas 1:10). Precisamos lembrar que a mensagem do evangelho não é projetada para agradar aos homens, mas para salvar os homens (Romanos 1:16).

Em quinto lugar, não devemos falar com a esperança de obter algum lucro financeiro. Mesmo para aqueles que dedicam suas vidas à pregação do evangelho, enquanto é certo que eles "vivam do evangelho" (1 Coríntios 9:14), eles nem sempre recebem esse apoio (1 Coríntios 9:6, 12, 18). Mas, independentemente de alguém ser um pregador do evangelho ou um cristão ensinando seus amigos, família ou colegas de trabalho, não devemos ser motivados pela esperança de ganhar alguma coisa nesta vida. Em vez disso, devemos "acumular ... tesouros no céu" (Mateus 6:20) e "prosseguir para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:14). Nós nos esforçamos para "persuadir os homens", não para receber alguma recompensa material, mas para ajudar a preparar o maior número que pudermos para comparecerem "perante o tribunal de Cristo" (2 Coríntios 5:10-11).

Conclusão

 Embora tivesse uma mensagem ofensiva e indesejada, Amós falou. Apesar do fato de que ele não tinha aliados e nenhum apoio financeiro para aliviar seu fardo, Amós falou. E mesmo que Deus o chamou para entregar uma mensagem de juízo que ele próprio desejou que não fosse verdade, Amós falou. Aprendamos com o exemplo do profeta Amós, para que também tenhamos a coragem de falar, não importa quais sejam as consequências.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem