Série: Tenha Coragem: Introdução

Série: Tenha Coragem: Introdução
Ao concluir Seu discurso final aos apóstolos antes de Sua prisão, Jesus disse-lhes que fossem corajosos diante das dificuldades que viriam contra eles.
"Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo" (João 16:33 NTLH).
A coragem é a confiança e a convicção de fazer o que se sabe estar certo, independentemente das consequências. Os apóstolos precisavam de coragem para cumprir as instruções do Senhor sem serem dissuadidos pela perseguição que os aguardava.

Como cristãos, também precisamos ter coragem hoje. O Senhor deixou instruções para que o sigamos. Devemos "observar tudo o que [Cristo] ordenou" (Mateus 28:20). Além disso, somos avisados de que nos tornaremos alvos seguindo as instruções do Senhor. Paulo disse: "De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3:12).

Então, como podemos "ter coragem" (João 16:33) para que possamos suportar os sofrimentos que virão por causa de Cristo? Esta é a questão que procuraremos responder em nosso estudo. As lições que seguem se concentrarão em exemplos do Antigo Testamento de homens que mostraram coragem em suas circunstâncias particulares. A partir desses exemplos, aprenderemos a ser corajosos diante de vários desafios da vida. Mas nesta primeira lição, abordará a questão em termos mais gerais. Como podemos "ter coragem" hoje?

Nós Devemos Saber o Que é Certo

Há muitas pessoas que demonstram coragem em defender as crenças que possuem por engano. Embora certamente precisemos de coragem, devemos também entender que toda a coragem no mundo não mudará o que é falso ao que é verdadeiro. Portanto, se vamos ter a coragem de fazer o que sabemos que é certo, primeiro precisamos ter certeza de que sabemos o que é certo.

A verdade é encontrada na palavra de Deus. Quando Jesus orou ao Pai, Ele disse: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17). O salmista escreveu: "A soma da tua palavra é a verdade" (Salmo 119:160). O primeiro passo para tomar coragem deve ser aprender e convencer-nos da verdade da palavra de Deus para que possamos ser "confirmados na verdade" (2 Pedro 1:12). Isso não acontecerá para nós milagrosamente ou por algum acidente, mas pelo estudo diligente das Escrituras (2 Timóteo 2:15).

Nós Devemos Saber Que Existe Uma Recompensa

Uma vez que estamos convencidos da verdade, devemos ter uma razão para "reter a palavra da vida" (Filipenses 2:16). A única coisa que torna o sofrimento pela verdade suportável é a esperança da ressurreição para a vida eterna. Sem essa esperança, Paulo disse: "Nós somos de todos os homens mais dignos de lástima" (1 Coríntios 15:19). Sem essa esperança, a verdade não vale a pena.

Mas há esperança para a vida após a morte. Paulo escreveu: "Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem" (1 Coríntios 15:20). A ressurreição de Cristo nos dá esperança de sermos ressuscitados. Mas esta esperança não é para uma ressurreição levando a uma nova vida no mesmo mundo em que vivemos atualmente. Temos "uma esperança viva pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para obtermos uma herança que é imperecível e imaculada e que não se apagará, reservada no céu ..." (1 Pedro 1: 3-4). A promessa do céu nos mostra que a verdade vale a pena, permitindo-nos ter coragem.

Nós Devemos Agir

Não basta conhecer a verdade e ser convencido da recompensa prometida. Ter coragem significa que devemos agir de acordo com o que sabemos ser verdade.

Ter coragem significa que "viveremos piedosamente em Cristo Jesus", mesmo se isso significa que "seremos perseguidos" (2 Timóteo 3:12). 

Ter coragem significa que "manteremos [nosso] comportamento excelente", embora outros possam "difamar-nos como malfeitores" (1 Pedro 2:12).

Ter coragem significa que "faremos" o que Jesus ordenou, mesmo que isso signifique que "o mundo nos odeie" (João 15:14, 18).

Ter coragem significa que "não correremos com [os ímpios] no mesmo desenfreamento de dissolução", mesmo que isso signifique sermos "blasfemados" (1 Pedro 4:4). 

Ter coragem significa que "pregaremos a palavra ... a tempo e fora de tempo", mesmo que aqueles que tentamos ensinar "não perseverarão na sã doutrina"(2 Timóteo 4:2-3).

Ter coragem significa que seremos "fiéis até a morte", mesmo que isso signifique ter que suportar "tribulação" (Apocalipse 2:10).

À medida que chegamos a exemplos específicos nas lições a seguir, veremos o que os homens de Deus fizeram para mostrar coragem. Eles não apenas conheciam e acreditavam na verdade. Eles fizeram o que sabiam ser agradáveis ​​a Deus, mesmo que tivessem que suportar desafios e sofrimentos por isso.

Conclusão

Como discípulos de Cristo, devemos ter coragem para que possamos agradar continuamente ao nosso Senhor, independentemente das consequências. Isso significa que devemos aprender o que é certo, reconhecer e apreciar a recompensa e, em seguida, fazer o que sabemos que é certo.

Lembre-se da certeza que Jesus deu a Seus apóstolos: "tenham coragem. Eu venci o mundo"(João 16:33 NTLH). Não importa que provações ou tribulações que possamos ter que enfrentar, Paulo nos forneceu o lembrete de que "nós somos mais que vencedores, por aquele que nos amou" (Romanos 8:37).

Portanto, tenha coragem! Faça o que é certo, não importa quais as consequências podemos enfrentar nesta vida. Jesus venceu o mundo. Podemos vencer e receber a vida eterna por meio dEle.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem