Série: Sabedoria Para a Vida - A Aplicação da Sabedoria: Ensinamentos Sobre Deus

A Aplicação da Sabedoria: Ensinamentos Sobre Deus
O último ponto de aplicação em nosso estudo dos Provérbios é sobre Deus e nosso relacionamento com Ele.

O livro inteiro de Provérbios tem sido uma discussão da sabedoria que vem de cima. Naturalmente, a fonte desta sabedoria é o próprio Deus.

Mas sem entender Deus e nosso lugar diante Dele, seria difícil para nós encontrar razão suficiente para confiar que Sua vontade é melhor e viver nossas vidas de acordo com ela. Portanto, devemos compreender Deus para compreender plenamente a importância da sabedoria contida neste livro.

Sobre Deus

"O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos" (8:22).

A sabedoria está falando neste verso. Os versículos que seguem mencionam Deus como sendo eterno (8:23) e nosso Criador (8:24-31). A sabedoria que é discutida no livro de Provérbios pertence a Ele. Ele não precisava adquirir sabedoria como nós. Possuía sabedoria antes que o mundo se formasse.

"Não há sabedoria, nem entendimento, nem conselho contra o Senhor" (21:30).

Porque a sabedoria pertence a Deus (8:22), Ele é o padrão. Portanto, não podemos desafiá-lo com sucesso. Jó fez este mesmo ponto sobre Deus: "Se alguém quisesse contender com ele, não lhe poderia responder uma vez em mil" (Jó 9:3).

"Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá" (19:21).

A verdade de Deus é imutável. Embora o homem tenha "muitos planos", nenhuma de suas ideias rivalizará com a sabedoria de Deus que vem do alto.

"Os olhos do Senhor preservam o que tem conhecimento; mas ele transtorna as palavras do prevaricador" (22:12).

"Os olhos do Senhor" é uma frase que se refere à onisciência de Deus (15:3, 2 Crônicas 16:9, Jeremias 16:17, Hebreus 4:13). O Senhor está ciente de tudo o que se passa entre os homens. Aqueles que amam, praticam e ensinam a verdade, Ele os vê e os abençoa em seus esforços. Por outro lado, Deus também está ciente das "palavras do prevaricador" e o destrói por seus trabalhos em oposição à verdade.

"Toda palavra de Deus é pura; ele é um escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso" (30:5-6).

A palavra de Deus resistiu à prova do tempo e o homem não pode melhorá-la. Portanto, aquele que tentar melhorar a palavra de Deus acrescentando-lhe "será achado mentiroso". Não só a palavra de Deus é correta, como ela é completa, tornando desnecessário adições a ela. Sendo completa como é, Sua palavra como um "escudo" é capaz de fornecer a perfeita defesa e proteção para "aqueles que nele confiam".

"O ouvido que ouve, e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos" (20:12).

Como já foi estabelecido, Deus é o Criador (8:22-31). Mas alguns hoje, em uma tentativa tola de harmonizar o fato de que Deus é Criador com a teoria ateia da evolução, sugeriram que Deus criou o universo e estabeleceu processos em movimento que levariam à evolução da vida como a conhecemos (evolução teísta). Contudo, Deus não criou a matéria e as condições pelas quais o homem eventualmente evoluiria das formas mais baixas de vida, que evoluíram de formas ainda mais baixas de vida. Em vez disso, o homem sábio afirma que Deus fez "O ouvido que ouve, e o olho que vê" do homem

"Longe está o Senhor dos ímpios, mas ouve a oração dos justos" (15:29).

Isto é semelhante ao que o pai de Salomão, Davi, escreveu nos Salmos: "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles" (Salmo 34:15-16, 1 Pedro 3:12). Enquanto Salomão menciona que Deus está "longe dos ímpios", Davi foi mais longe e disse que Deus é "contra os malfeitores". Deus, em Sua justiça, não permitirá que os ímpios permaneçam impunes. Embora Ele possa deixá-los por conta própria por um tempo, Ele acabará por puni-los. Por outro lado, os justos desfrutam de um contínuo estado de bondade e vigilância de Deus.

Temor a Deus

"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução" (1:7).

O temor está inseparavelmente ligado à obediência (Eclesiastes 12:13, Atos 10:35). No entanto, a fim de obedecer, é preciso ter conhecimento sobre o que obedecer. Os dois lados do temor - respeito a Deus e terror de Deus - motivam a pessoa a descobrir o que Deus deseja dela para que ela possa obedecer à vontade do Senhor.

"Filho meu, teme ao Senhor, e ao rei; e não te entremetas com os que gostam de mudanças"(24:21).

Já citamos este versículo em conexão com amizades e governo. É necessário incluí-lo aqui também. Não devemos ter um coração de rebelião, mas um coração de submissão a Deus, enraizado em um temor saudável Dele.

"Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos. Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos. O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal. Todo homem arrogante é abominação ao Senhor; certamente não ficará impune. Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniquidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal. Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele" (16:1-7).

"Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor" (16:1). Os pensamentos e os planos do homem são inteiramente dele. Mas a verdade - a própria "resposta da língua" - é de Deus. Devemos sempre olhar para Deus como a fonte da verdade, não para nossos próprios corações. O Senhor, por meio do profeta, nos lembrou do perigo de seguir o coração de alguém, em vez de segui-Lo: "O coração é mais enganoso do que tudo" (Jeremias 17:9).

"Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos"(16:2). O homem é livre para escolher suas ações e a direção de sua vida. Cada um fará o que parece certo para ele. No entanto, devemos nos lembrar: Deus nos manterá responsáveis
​​por tudo o que fazemos nesta vida.

"Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos" (16:3). Devemos nos submeter a Deus. Se o fizermos, desfrutaremos das bênçãos que vêm da obediência a Ele.

"O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal. Todo homem arrogante é abominação ao Senhor; certamente não ficará impune" (16:4-5). Isso não é ensinar que Deus é meticulosamente gerenciando cada momento mundano de nossas vidas para que tudo aconteça por uma razão. Em vez disso, significa simplesmente que o futuro de todas as coisas está nas mãos de Deus. Aqueles que são ímpios enfrentarão um dia o castigo. Aquele que arrogantemente acredita que está isento deste destino "é uma abominação ao Senhor". Enquanto ele se recusar a se arrepender, ele não terá nenhuma esperança de escapar do castigo pela iniquidade que foi determinada por Deus.

"Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniquidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal" (16:6). O caminho para evitar o castigo que vem pelo pecado é seguir a "misericórdia e a verdade". No temor do Senhor, reconheceremos que há um juízo futuro em que Deus "retribuirá a cada um conforme a sua obra" (24:12). Sabendo isto, aquele que teme a Deus evitará o pecado e fará o que é certo para estar preparado para enfrentar o Senhor no dia do juízo. Aquele que não teme a Deus e, portanto, pratica toda sorte de iniquidade, não terá seus pecados expiados e progredirá cada vez mais no pecado.

"Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele" (16:7). Há uma paz que vem de seguir o Senhor. Isso não significa que os inimigos de um homem piedoso terão necessariamente uma mudança de coração. Pelo contrário, isso significa que, seguindo os caminhos de Deus, poderíamos ter uma influência positiva sobre os outros para que eles desejem viver em paz conosco ou, enquanto caminhamos com sabedoria, o homem mau encontrará pouca razão para nos atacar ou reunir outros contra nós. Assim que, seguir a ajuda da sabedoria divina leva à paz com os outros.

"Quem anda na sua retidão teme ao Senhor; mas aquele que é perverso nos seus caminhos despreza-o" (14:2).

A prova de que alguém teme ao Senhor é o andar retamente. Sem praticar a justiça, não se pode afirmar que ele realmente teme a Deus. Jesus expressou o mesmo princípio de obediência que prova a devoção a Deus: "Se Me amardes, guardareis os Meus mandamentos" (João 14:15). Se não guardarmos os mandamentos do Senhor, nossa afirmação de que o amamos é sem fundamento. Da mesma forma, se não praticarmos a justiça, nossa alegação de que tememos a Deus é infundada. Se somos "perversos em nossos caminhos", estamos mostrando nosso desprezo por Deus e provando que "não há temor de Deus diante de nossos olhos" (Salmo 36:1, ver Romanos 3:18).

"O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio" (8:13).

Muitas pessoas querem afirmar ser religiosas e ter fé em Deus, mas toleram, aceitam e, em alguns casos, até praticam as coisas más. Se verdadeiramente tememos a Deus, iremos "odiar o mal" como Ele também odeia (6:16-19).

"No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio. O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte" (14:26-27).

O sábio não está dizendo que aquele que teme a Deus tem o direito de se tornar arrogante. Não se trata de arrogância, mas de confiança. Se temermos a Deus, entenderemos a necessidade de obedecer a Ele e então realmente o faremos. Quando sabemos que estamos servindo ao Senhor, podemos estar confiantes sabendo que estamos obedecendo a verdade (Sua Palavra), que estamos evitando as consequências do pecado ("os laços da morte") e que temos a esperança de uma recompensa por Ele ("uma fonte de vida").

"O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará" (19:23).

Para "ficar satisfeito", deve-se ter uma consciência limpa e habitar em segurança. À medida que tememos e obedecemos a Deus, podemos ter uma consciência limpa sabendo que estamos praticando Sua vontade. Podemos também desfrutar de segurança através de seguir a Sua palavra (16:7).

"Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação" (15:16).

Servir a Deus é mais importante do que qualquer coisa desta vida. Como observamos antes, embora o livro de Provérbios focaliza muito nas bênçãos da sabedoria que podem ser encontradas nesta vida, temer a Deus e seguir Sua vontade são muito mais do que isso. Pode ser que uma pessoa piedosa possua "pouco" ou experimente "inquietação" na vida. Mas uma vez que ele teme ao Senhor, ele é melhor do que aquele que possui grande riqueza, mas rejeitou o Senhor.

"Não tenhas inveja dos pecadores; antes conserva-te no temor do Senhor todo o dia"(23:17).

Haverá momentos em que vai parecer que os pecadores estão melhor do que nós. Durante esses tempos, podemos ser tentados a invejá-los. Mas não devemos fazer isso. Como observado no verso anterior, aquele que teme ao Senhor é melhor do que aquele que não o teme, independentemente da paz terrena e da prosperidade desfrutada pelo ímpio (15:16). O futuro daquele que teme a Deus é melhor do que o futuro do ímpio. Portanto, devemos viver continuamente no temor de Deus para que possamos agradar a Ele em todas as coisas.
Compreender quem é Deus e o que Ele faz deve ser motivo suficiente para temê-lo (respeitá-Lo). No entanto, se devemos ter um medo equilibrado do Senhor (respeito e terror), devemos nos lembrar de nossa responsabilidade perante Ele e que estaremos diante dele em juízo para que fiquemos motivados a obedecer.

"Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas" (5:21).

"Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons" (15:3).

Deus é onisciente - Ele vê e sabe tudo (Hebreus 4:13). Não há nenhum lugar para se esconder do Senhor uma vez que Seus "olhos ... estão em todo lugar". Não há nada que possamos fazer que esteja além de Sua consciência, uma vez que nossos "caminhos ... estão diante de [Seus] olhos ... e Ele observa tudo [Nossos] caminhos". Ao invés de tentar esconder-se do Senhor, devemos nos esforçar para sermos contados entre os que são bons, ao invés dos que são maus.

"O Seol e o Abadom estão abertos perante o Senhor; quanto mais o coração dos filhos dos homens!" (15:11).

"O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do coração" (20:27).

Antes de nos dizer: "todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas", o escritor hebreu disse: "A palavra de Deus é ... apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" 4:12-13). Deus conhece nossos pensamentos e o que está em nossos corações. Certamente é verdade que ninguém entre nossos semelhantes pode conhecer nossos pensamentos e intenções. Paulo escreveu: "Pois quem entre os homens conhece os pensamentos de um homem, exceto o espírito do homem que nele está?" (1 Coríntios 2:11). Mas Deus é diferente do homem. Ele "formou o espírito do homem dentro dele" (Zacarias 12:1). Portanto, embora possamos ser capazes de esconder "os pensamentos e intenções do coração" de outros, é impossível escondê-los de Deus.

"O rico e o pobre se encontram; quem os faz a ambos é o Senhor" (22:2).

Embora os homens possam não tratar os ricos e pobres como iguais, eles são iguais perante Deus. Uma vez que Deus é o criador, ambos têm uma origem comum, uma vez que eles foram feitos "à imagem de Deus" (Gênesis 1:27, ver Atos 17:26). Eles também têm um futuro comum. Quando eles morrerem, "o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu" (Eclesiastes 12:7). Não importa quais sejam nossas circunstâncias temporárias nesta vida, um dia conheceremos nosso criador e teremos de prestar conta do que fizemos em nossas vidas (Hebreus 9:27; 2 Coríntios 5:10).

"O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações" (17:3).

A finalidade do crisol e do forno era remover da prata e do ouro quaisquer impurezas que pudessem estar presentes. Deus prova nossos corações da mesma maneira através do padrão encontrado em Sua palavra revelada. O objetivo para nós - assim como é com a prata e o ouro - é a pureza. Ao provar nossos corações, Ele está determinando se somos dignos de uma recompensa ou não.

"Todo caminho do homem é reto aos seus olhos; mas o Senhor pesa os corações" (21:2).

Todo mundo faz o que acredita ser certo. Naturalmente, o que se acredita ser certo não é necessariamente certo (14:12; 16:25; Jeremias 10:23). Se todos fossem um padrão para si mesmo, então tudo seria justificado. Mas nós respondemos a um poder maior - Deus. Ele "pesa os corações" (17:3) para determinar se podemos ou não ser justificados diante dEle.

"Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura aquele que pesa os corações não o percebe? E aquele que guarda a tua vida não o sabe? E não retribuirá a cada um conforme a sua obra?" (24:12).

Deus está preocupado com o que fazemos. Quando estivermos diante dele em juízo, seremos recompensados ​​ou castigados com base em nossa obra (2 Coríntios 5:10). Não haverá isenções ou desculpas naquele dia. Se temermos e obedecermos a Ele, seremos recompensados. Mas se nós, através da nossa desobediência, demonstrarmos uma falta de temor, seremos punidos.

Confiando em Deus

"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isso será saúde para a tua carne; e refrigério para os teus ossos" (3:5-8).

O ponto principal de Salomão nesta passagem é que devemos colocar nossa confiança em Deus, ao invés de pensar que podemos encontrar o caminho da sabedoria sem Ele. Mas é importante que confiemos completamente nele - de todo o nosso coração (3:5) e em todos os nossos caminhos (3:6). Se fizermos isso, "Ele endireitará as nossas veredas". Isso não significa que o que fizermos será correto sempre. Ainda poderemos escolher fazer o que é errado. Em vez disso, o ponto de Salomão é que Deus direcionará nossos passos a qualquer grau em que o reconheçamos e confiemos em Seus caminhos. Devemos confiar em Deus com temor (3:7), sabendo que Deus tem o poder de nos destruir, mas não o fará enquanto o obedecermos e "nos afastarmos do mal". Isso fará com que sejamos abençoados por Deus.

"A sorte se lança no regaço; mas do Senhor procede toda a disposição dela" (16:33).

Este versículo não significa que tudo o que acontece ou é decidido foi predestinado por Deus. Mais tarde Salomão escreveu: "...a ocasião e a sorte ocorrem a todos" (Eclesiastes 9:11). “Lançar a sorte” era uma prática feita sob a Lei para assuntos que exigiam uma decisão divina (Levítico 16:7-10). Os apóstolos lançaram sortes para determinar quem substituiria Judas (Atos 1:23-26). Não produzia um resultado aleatório, mas um resultado divinamente decretado ("mostra qual destes dois tens escolhido" - Atos 1:24). Isso eliminava a influência do homem na decisão, exigindo assim que o homem depositasse sua confiança em Deus para a decisão.

"Torre forte é o nome do Senhor; para ela corre o justo, e está seguro" (18:10).

Há segurança e proteção no Senhor. No entanto, essa segurança só é desfrutada por aqueles que correm para Ele para que possam ser protegidos. Não podemos obstinadamente recusar seguir a Deus e esperar que Ele esteja conosco.

"O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro" (29:25).

Confiar no Senhor é contrastado com o receio do homem. A implicação é que quando colocamos nossa completa confiança no Senhor, então não temos razão para temer o homem. Temer o homem significa que não se tem a fé em Deus que se deveria ter. Portanto, quando a tribulação vem, ele não se refugia na forte torre do Senhor (18:10). O problema virá, independentemente da nossa fé em Deus. A única maneira de ser "exaltado" é manter nossa confiança Nele.

"Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e ele te livrará" (20:22).

Quando o problema vier contra nós, provocado por nossos semelhantes, devemos deixar a vingança a Deus (ver Deuteronômio 32:35, Romanos 12:19). Embora possamos ter que esperar por Ele, no final, a salvação que Ele oferece é muito maior do que qualquer vingança que possamos ser capazes de obter para nós mesmos.

Agradando a Deus

"Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício" (21:3).

O tipo de sacrifício mencionado neste versículo é o sacrifício que seria oferecido pelo pecado. Deus sempre deu a Seu povo um caminho pelo qual poderiam obter perdão por seus pecados. No entanto, essa via de perdão - seja os sacrifícios sob a Antiga Lei ou as orações que oferecemos a Deus hoje (1 João 1:9 e Atos 8:22) - não devem ser abusados. Embora exista uma via de perdão, a primeira prioridade do povo de Deus deve ser em primeiro lugar, evitar o pecado (1 João 2:1). É por isso que Salomão diz que praticar "justiça e julgar com retidão" é preferível a alguém que precisa buscar o perdão. É como Samuel disse a Saul: "Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros" (1 Samuel 15:22).

"O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável" (28:9).

Se alguém não obedecer ao Senhor, demonstrando assim uma falta de temor por Ele, ele não tem o direito de esperar que o Senhor o ouça quando ele orar. Além disso, o sábio diz que a oração de quem se recusa a obedecer a Deus "é uma abominação". Deus não apenas ignora as orações dos desobedientes. Essas orações são ofensivas para Ele. Davi também falou da oposição ativa de Deus para com os ímpios, em oposição a alguma indiferença divina: "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles" (Salmo 34:15-16, 1 Pedro 3:12).

"O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor; mas a oração dos retos lhe é agradável. O caminho do ímpio é abominável ao Senhor; mas ele ama ao que segue a justiça" (15:8-9).

Assim como a oração do desobediente é ofensiva para Deus [ver comentários em 28:9], "o sacrifício dos ímpios" também é ofensivo [ver comentários em 21:3]. Por outro lado, Deus se deleita na "oração dos retos". Ele quer que o homem chegue a Ele em oração, mas o homem deve fazer um esforço sincero para agradá-Lo. "Ele ama aquele que segue a justiça". O fato de que esta é uma busca não significa que a justiça é inalcançável, mas sim que a justiça é algo que deve ser buscada continuamente. Requer ação da parte do homem, como escreveu o apóstolo João: "...quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo" (1 João 3:7). Mas "o caminho dos ímpios" - suas ações pecaminosas e a direção ímpia de suas vidas - é ofensivo para o Senhor.

"Os desígnios dos maus são abominação para o Senhor; mas as palavras dos limpos lhe são aprazíveis" (15:26).

Nos versículos acima, Salomão mostrou o desprezo de Deus pelas orações, sacrifícios e ações dos ímpios (28:9; 15:8-9). Este versículo vai mais longe ao dizer que "Os desígnios dos maus são abominação para o Senhor". Deus está ciente de mais do que o que é visível (nossos caminhos, 15:9) e o que é dirigido especificamente a Ele (orações, 28:9; sacrifícios, 15:8). Sendo onisciente, Ele está ciente de nossos pensamentos. Se nossos pensamentos são maus, eles são "uma abominação" para Ele. A segunda frase deste versículo é diferente em algumas versões. Enquanto em algumas traduções parece simplesmente descrever uma característica de "palavras agradáveis" (que são puras), a versão ARC faz um contraste mais claro com os planos / pensamentos dos ímpios na primeira parte do verso: “..., mas as palavras dos limpos são palavras agradáveis​​". Deus se deleita naqueles que são puros e retos. Essas características serão vistas até mesmo nas palavras.

"Abominação para o Senhor são os perversos de coração; mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite" (11:20).

Este versículo contém o mesmo pensamento que alguns dos versículos anteriormente considerados. Aqueles que são corruptos em seu coração são ofensivos a Deus. Aqueles que O obedecem e seguem o caminho da sabedoria são agradáveis a Ele.

"O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, são abomináveis ao Senhor, tanto um como o outro" (17:15).

Ofender a Deus não é apenas sobre o que poderíamos fazer que seria direcionado especificamente a Ele (isto é, orações e sacrifícios - 21:3; 28:9; 15:8). Justificar os ímpios e condenar os justos também é ofensivo para Ele. Fazer estas coisas mostra um desprezo pela lei de Deus (justificar os ímpios) e um desprezo pelo povo de Deus (condenar os justos). Não podemos agradar a Deus se não respeitarmos Sua lei o suficiente para reconhecer e admitir o pecado. Também não podemos agradar a Deus se não amamos Seu povo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem