Série: Sabedoria Para a Vida - A Aplicação da Sabedoria: Planos Para o Futuro

A Aplicação da Sabedoria: Planos Para o Futuro

Alguns cristãos gastam pouco tempo pensando e planejando para o futuro porque, em suas mentes, Deus está no controle, e, portanto, eles não se preocupam com o futuro. Certamente, Deus está no controle. Mas isso não significa que não tenhamos a responsabilidade de planejar o futuro.

O livro de Provérbios contém instruções que nos advertem a preparar-nos para o futuro, mas, todavia, reconhecendo a Deus em todas as coisas.

"Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor" (16:1).

"O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos" (16:9).

Somos responsáveis pelas decisões e planos que temos de fazer na vida. Contudo, não devemos esquecer nossa responsabilidade perante Deus. Embora em nossas mentes possamos planejar nosso caminho, devemos permitir que o Senhor, por meio de Sua palavra, dirija nossos passos. O sábio disse neste mesmo capítulo: "Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos" (16:3). Nossa principal obrigação é obedecer fielmente a Deus. Portanto, quaisquer planos que façamos devem girar em torno dessa responsabilidade.

"O cavalo prepara-se para o dia da batalha; mas do Senhor vem a vitória" (21:31).

Há uma tendência no homem de depositar muita fé em si mesmo e em seus recursos, especialmente no domínio dos assuntos militares. O profeta Isaías advertiu sobre isso: "Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos, e têm confiança em carros, por serem muitos, e nos cavaleiros, por serem muito fortes; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao Senhor" (Isaías 31:1). Salomão diz: "A vitória pertence ao Senhor", implicando que sem Deus, a vitória não seria possível. No entanto, isso não significa que nossos planos e preparações sejam fúteis. 

O cavalo que é "preparado para o dia da batalha" ainda deve estar preparado, ou então a derrota seria certa. A questão é que devemos fazer o que podemos fazer (fazer os preparativos que podemos fazer para o futuro) e colocar nossa confiança em Deus por todas as coisas que estão fora de nosso controle.

"Não te glories do dia de amanhã; porque não sabes o que produzirá o dia" (27:1).

Tiago escreveu algo muito parecido com isto em sua epístola, advertindo aqueles que estavam fazendo planos para o futuro não "se vangloriarem" porque "não sabem como serão [suas vidas] amanhã". Ele acrescenta: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo" (Tiago 4:13-16). A elaboração de planos para o futuro não é condenada por Salomão, nem foi condenada por Tiago. Em vez disso, essa é uma advertência contra a mentalidade arrogante em que o indivíduo acredita que as incertezas do futuro não terão efeito sobre ele.

"Se agir assim, certamente haverá bom futuro para você, e a sua esperança não falhará” (23:18 NVI).

Enquanto muitas coisas no futuro são incertas e fora de nosso controle, não devemos desesperar. O povo de Deus tem algo a que eles podem olhar para frente, mesmo que não seja necessariamente nesta vida. Embora o livro de Provérbios enfatize o fato de que muitas vezes há bênçãos temporais da vida que vêm quando seguimos a sabedoria, essas são declarações gerais e não absolutas.

Independentemente se as bênçãos vêm ou não vêm nesta vida como resultado de seguirmos a sabedoria que vem de cima, Deus oferece aos fiéis "um futuro" e "esperança" além desta vida. Assim, o apóstolo Paulo encorajou os irmãos em Colossos: "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (Colossenses 3:2).

Aos irmãos de Corinto, ele escreveu: "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus" (2 Coríntios 5:1). Pedro escreveu da nossa "...viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós" (1 Pedro 1:3-4). Embora o livro de Provérbios se centre muito nessa vida, não devemos perder de vista a esperança eterna que o povo de Deus tem por meio de Cristo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem