Um Reavivamento Nacional Que Começou Com um Copeiro

Texto: Neemias 2-3

Introdução: No livro de Joel, o profeta sentiu que o dia do Senhor está próximo. Ele sabia que Deus estava julgando Israel. Ele entendeu a necessidade mais profunda de Israel. Joel descreve em tom intenso e urgente a resposta apropriada: "Desperta!... Chora!.. Uiva!... Lamenta!........ Rápido..... Convoca uma assembleia solene... Gritai ao Senhor. Tocar a trombeta ... soar um alarme ... Volte-se para Mim com todo o seu coração, com jejum, com choro e com luto: e rasgue seu coração ... Reúna o povo ... reúna o povo ... anciãos, ajuntem as crianças e os que sugam os seios; saia o noivo de sua recâmara e a noiva do seu tálamo. Deixem os sacerdotes, os ministros do Senhor, chorar entre o alpendre e o altar, e eles dizem: 'Poupa a teu povo, ó Senhor...!' "

"Você entendeu? Algo estava muito errado e era necessária uma ação séria! A situação era tão crítica que todos deveriam parar o que estavam fazendo - até mesmo as mães que amamentavam e os casais em lua de mel! - para clamar ao Senhor por misericórdia". A parte triste dessa necessidade urgente é que as pessoas não reconheceram a urgência do momento. Não viam a necessidade de um reavivamento.

Um Reavivamento Nacional Que Começou Com um Copeiro

O Reavivamento é Para Aqueles Que Estão Quebrados

A Bíblia revela que os maiores homens e mulheres de fé foram aqueles que tiveram um entendimento claro da miserável pecaminosidade de suas próprias vidas. Isaías disse: "Eu sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros". Paulo disse: "Eu sou o principal dos pecadores". O publicano foi a Deus orando: "Deus seja misericordioso comigo, pecador". Jesus comeu com publicanos e pecadores porque eles eram os únicos que entendiam a necessidade do que ele tinha a oferecer. Os sãos ​​não precisam de médico.

Quando chegamos ao livro de Neemias, os israelitas experimentaram a severidade da misericórdia de Deus. Os israelitas haviam perdido tudo o que era próximo e querido como resultado do juízo de Deus. Eles eram cativos em uma terra estrangeira. As pessoas que viviam em Jerusalém estavam vivendo em desgraça. Esdras fez um esforço fracassado para reviver a pátria. Neemias ouve sobre a triste condição e chora, lamenta, jejua e ora ao Deus do céu. (Neemias 1:4). Neemias sentiu pessoalmente a severidade da misericórdia de Deus e ele clamou.

Neemias 1:5-7

“e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos: Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos; na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés”

Neemias não apenas entende a necessidade, mas também entende o que os levou a uma necessidade tão profunda. "...confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos; na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés”. Deus havia removido sua proteção de Israel para permitir que eles chegassem ao fim de suas cordas. A severidade da misericórdia de Deus os levou a um lugar onde eles entendiam que nenhuma habilidade humana poderia salvá-los. Ele os levou para um lugar onde eles pudessem ver sua necessidade dele. . . ele os quebrou. Então Neemias sentou-se e fez esta oração, reconhecendo seu fracasso e sua necessidade da ajuda de Deus.

Hoje existem muitas fórmulas apresentadas para o crescimento da igreja. Existem muitas ideias para novos programas, para melhores estudos, para um tipo diferente de adoração e para novas músicas. Tem havido muitas brigas na igreja por esse tipo de coisa. Esquecemos que o cristianismo não é metodologia ou técnica; é um princípio revolucionário da vida totalmente diferente. Você pode apenas se perguntar. . . todo esse conflito é uma indicação de uma necessidade muito mais profunda entre o povo de Deus hoje? Você pode se perguntar se isso é um sinal da mão severa do juízo misericordioso de Deus? Deus está se esforçando para provocar um grande despertar entre o seu povo? Existe algo que Deus quer que entendamos? Existe uma necessidade que nos recusamos a ver?

Hoje Precisamos da Mão Graciosa de Deus

No capítulo um, Neemias havia orado no mês de quisleu, próximo ao nosso dezembro. Neemias orou: "Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa. Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei)” (Neemias 1:10-11). No capítulo dois, é o mês de Nisã, próximo ao nosso abril. Quatro ou cinco meses se passaram e Neemias não apresentou o caso ao rei. Meses de oração sem resposta deixam Neemias triste. Não era uma coisa insignificante chegar diante de um rei dos tempos antigos com um rosto triste. Você poderia ser morto.

Neemias 2:1-5

1 Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimos do rei Artaxerxes, quando o vinho estava posto diante dele, que eu apanhei o vinho e o dei ao rei. Ora, eu nunca estivera triste na sua presença. 2 E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, visto que não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração. Então temi sobremaneira. 3 e disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não há de estar triste o meu rosto, estando na cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas pelo fogo? 4 Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu, 5 e disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se teu servo tiver achado graça diante de ti, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique".

De repente, do nada, o rei pergunta: "O que você quer?" Você pode apenas se perguntar qual o tom da voz do rei. Você pode se perguntar quantas vezes Neemias ensaiou para si mesmo exatamente o que ele ia dizer. Mas Neemias diz que ele imediatamente orou ao Deus do céu. Não vejo Neemias caindo de joelhos em oração a Deus enquanto ele estava diante do rei. Eu imagino uma oração mental. Se você ouvir atentamente, quase poderá ouvir a oração que ele fez: "Oh, Senhor, se houve um momento em que eu precisei dizer a coisa certa, é agora! Por favor, Deus me ajude!"

Neemias 2:6-8

6 Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo. 7 Eu disse ainda ao rei: Se for do agrado do rei, deem me cartas para os governadores dalém do Rio, para que me permitam passar até que eu chegue a Judá; 8 como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, a fim de que me dê madeira para as vigas das portas do castelo que pertence à casa, e para o muro da cidade, e para a casa que eu houver de ocupar. E o rei mas deu, graças à mão benéfica do meu Deus sobre mim”

A igreja hoje precisa da mão graciosa de Deus para estar sobre ela. Quando Daniel foi levado para Babilônia quando jovem, Deus estava com ele. "Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos" (Daniel 1:9). Quando José foi vendido como escravo, Estevão disse: "... Mas Deus estava com ele e o livrou de todas as suas aflições, e deu-lhe favor e sabedoria aos olhos do faraó rei do Egito, e o fez governador do Egito e de toda a sua casa" (Atos 7:9-10) Paulo disse: "... Deus ... colocou o mesmo cuidado sincero no coração de Tito..." Pelos coríntios. Em todos os casos, vemos a mão graciosa de Deus sobre o seu povo. Deus pode colocar sua mão graciosa sobre você de uma maneira muito especial. Ele ainda trabalha suas maravilhas para realizar. Ele é o mesmo Deus hoje. Ele pode não chover o Maná do céu, mas ele ainda trabalha com corações contritos. Esse é o tipo de avivamento que precisamos hoje. Deus quer começar esse avivamento em sua vida.

O Que Deus Está Tentando Colocar no Seu Coração?

Neemias disse: "Eu não havia dito a ninguém o que meu Deus havia colocado em meu coração para fazer por Jerusalém". Isso nos diz que o coração de Neemias estava aberto para instruções. Deus colocou no coração de Neemias o que ele queria que Neemias pedisse. É incrível o que Deus pode fazer com o coração quebrantado. Um coração que está aberto para instruções. Deus não pode fazer isso a menos que seu coração esteja aberto. Deus não pode fazer isso a menos que seu coração esteja quebrado. Você já viu alguém com uma profunda necessidade, uma necessidade que você poderia ajudar a suprir, mas sabia que seu coração estava fechado. Seus olhos estão fechados e seus ouvidos tapados.

Um homem bateu na minha porta uma noite. Ele disse: "Quero me tornar cristão. Vivi uma vida ímpia, perdi meu emprego e preciso de Deus". Sua esposa já era cristã. Ele nunca demonstrou nada além de desdém pela igreja. Mas ele estava quebrado. Quinze anos depois, ele é um líder musical e permanece fiel.

Outra pessoa que destruiu sua vida através da vida pecaminosa acordou um dia para a realidade de tudo o que havia feito. Ele viu a destruição que sua vida trouxe para outras pessoas que amava. Ele simplesmente orou: "Deus, eu não sei como encontrar você, não sei por onde começar, mas vou tentar encontrá-lo?" Que oração! Quando nosso orgulho obstinado é quebrado e sentamos em lágrimas, nossos corações são esvaziados, e somente então eles podem ser preenchidos. Você só pode encher um copo que está vazio. Você não pode colocar nada em um copo cheio. Especialmente quando está cheio de si. Quando queremos o que Deus quer, podemos ter certeza de que "... a graciosa mão de Deus estará sobre nós".

No entanto, mesmo quando esse tipo de oração é feito, mais vezes do que não, Deus nos faz esperar por uma resposta. Eu acho que nos fazer esperar é a maneira de Deus nos testar. É uma solicitação extravagante ou é uma necessidade séria? É como se Deus estivesse dizendo: "Quero que você dedique algum tempo e pense sobre onde está e o que realmente precisa". Neemias esperou tanto tempo que começou a andar triste. Jesus disse que bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Neemias estava de luto espiritual e, por fim, ele foi consolado.

Nós apenas queremos sair da bagunça em que estamos ou queremos entregar nossas vidas a Deus? Vance Havner conta como, quando menino, seu pai o levava para ver um velho moinho operado por uma roda d'água. A água do riacho descia e fazia a roda girar, girando o eixo do mecanismo dentro do cômodo para moer o trigo em farinha. Se o moleiro subisse um dia e descobrisse que o córrego estava entupido, sua roda não funcionaria. Ele podia empurrar e empurrar e tentar girar a roda. Ele poderia até chamar os homens das fazendas vizinhas para ajudá-lo. Seus esforços seriam em vão até ele subir o riacho e retirar os troncos e detritos mortos que represavam a água. Com esses obstáculos fora do caminho, a água fluiria novamente e essas rodas começariam a girar.

Hoje estamos nos esforçando e trabalhando em todos os lugares, tentando fazer as rodas girarem. Os boletins da igreja listam todos os tipos de atividades. Os membros da igreja são convidados a visitar, ligar para as pessoas, convidar outras pessoas para a igreja e orar pelo avivamento. Não há nada errado com tudo isso. Procuramos em vão o que é tão óbvio no Novo Testamento que não conseguimos entender nosso silêncio sobre isso. Quase nada é dito sobre a necessidade de arrependimento na igreja. Não é hora de subirmos o riacho, limparmos o canal e remover os detritos do pecado que impedem nossos corações e vidas?

Precisamos de orações que peçam a Deus que coloque em nossos corações o que Ele quer que façamos? Mas primeiro devemos mover os detritos dos canais, para que a água viva possa trazer o poder de sustentar a vida. Este tipo de oração é uma oração de confissão e é uma oração de arrependimento. Só pode ser feita quando chegamos ao fim de nós mesmos e entendemos nossa necessidade de uma nova direção. É então que experimentaremos a mão graciosa de Deus em nossos esforços.

"O Deus do céu é que nos fará prosperar"

Neemias passou meses em tristeza piedosa, o que o levou ao arrependimento. (2 Coríntios 7:10) Foi então que Deus colocou em seu coração o que ele queria que ele fizesse. No entanto, isso não aliviou todos os seus problemas. Sua vida e sua cidade ainda estavam em ruínas. Não há caminho fácil. É por isso que gastamos muito tempo orando. Mas agora o foco é diferente.

Neemias 2:17-20

17 Então eu lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas a fogo; vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio. 18 Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra. 19 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: O que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? 20 Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém".

Parece haver uma profunda consciência da parte de Neemias de que Deus é sua única esperança. Ele está plenamente consciente de onde seus esforços o levarão se ele estiver sem Deus. Você só pode ter esperança em sua situação se Deus é sua única esperança. Hoje existem muitas forças negativas tentando reorientar o povo de Deus. Podemos sentar e lamentar o que nos falta, o que precisamos e o que os outros têm e que não temos. Apesar de tudo isso, Deus ainda pode nos fazer prosperar. Nosso foco deve estar em Deus.

"Levantemo-nos, e edifiquemos"

Neemias disse: "Eu também contei a eles sobre a mão graciosa do meu Deus sobre mim e o que o rei havia me dito. Eles responderam: "Vamos começar a reconstruir". No mundo de hoje, fazemos nossos planos, estabelecemos nossos objetivos e fortalecemos nossa fé em nós mesmos. Dizemos a nós mesmos: "O que quer que a mente do homem possa conceber e acreditar, o homem pode alcançar". Nosso poder depende de nossa capacidade de conceber o que precisa ser feito. A abordagem no livro de Neemias era muito diferente. Neemias se esvaziou totalmente de si mesmo. Não há como ele começar a conceber uma maneira de fazer o que precisa ser feito. Neemias percebe que não há esperança fora da total dependência de Deus. Neemias se esvazia em oração diante de Deus. Foi então que Deus colocou um plano no coração de Neemias. Foi então que ele começou a perceber o que realmente precisava ser feito. Foi nesse momento que Neemias percebeu que o que acontecesse seria o resultado da mão graciosa de Deus. Foi nesse ponto que começaram a ser feitos progressos.

Conclusão: Quero lembrá-lo novamente como o evangelista britânico Gypsy Smith respondeu quando lhe perguntaram como iniciar um avivamento. Ele disse: "Vá para casa, tranque-se no seu quarto, ajoelhe-se no meio do seu andar. Faça uma marca de giz ao seu redor e peça a Deus que inicie o reavivamento dentro dessa marca de giz. Quando Ele responder à sua oração, o reavivamento continuará"

O avivamento começa com orações simples.

"Ó Senhor, sou uma pessoa de lábios impuros!"

"Tende piedade de mim, ó Deus..."

"Deus seja misericordioso comigo, pecador"

"Cria em mim um coração limpo, ó Deus..."

"Renove um espírito reto dentro de mim..."

"Faze-me ouvir júbilo e alegria..."

"Então ensinarei aos transgressores seus caminhos..."

Lembre-se, ao fazer essas simples orações: "O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus".

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem