O Pecado de Adão e Eva
Série: Grandes Pecados do Antigo Testamento

Texto: Gênesis 2:15 – 2:17, Gênesis 3:1 – 3:7

I. Introdução

A. Começaremos hoje uma nova série de mensagens

B. Grandes pecados? Em outras palavras, pecados importantes

C. Numerosas vezes no Novo Testamento nos é dito para evitar os pecados em que alguém do Antigo Testamento caiu:

1. Hebreus 12:16 “e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura

2. Hebreus 4:11 “Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência”

3. 1 Coríntios 10:6-11 “Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos torneis, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. Nem nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num só dia vinte e três mil. E não tentemos o Senhor, como alguns deles o tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”.

a. Aqui, inclusive nos é dito que essas coisas aconteceram como exemplo para nós, para que não caíssemos nas mesmas armadilhas.

D. O ponto é que existem armadilhas que Satanás usa. Efésios 6:16 os chama de "dardos inflamados do maligno".

1. E é muito mais provável evitá-los se os entendermos.

2. E é importante que vejamos que Satanás tem muitas ferramentas que ele usa, não apenas uma.

a. Muitas vezes somos alertados para uma armadilha, e estamos vigiando essa armadilha, e nos tornamos vulneráveis ​​a outra armadilha, porque Satanás tem muitas armadilhas que ele usa.

b. Por exemplo. Satanás chegou ao filho pródigo e seu irmão mais velho por meios muito diferentes.

c. Se você tem medo apenas de ser o filho pródigo, é suscetível de ser o irmão mais velho, um fariseu. Se você tem medo apenas de ser o irmão mais velho fariseu, é suscetível de ser indisciplinado e imoral.

3. Estaremos muito melhor se entendermos o arsenal do diabo.

4. Então, falaremos muito sobre guerra espiritual, algo sobre o qual provavelmente não falamos o suficiente.

E. O grande pecado no Antigo Testamento desta noite é muito previsível: O pecado de Adão e Eva.

1. Como você pode pensar em grandes pecados no Antigo Testamento e não pensar em Adão e Eva?

F. Gênesis 2:15-17 “Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar. Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”

G. Gênesis 3:1-7 “Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”

II. Então, Vamos Revisar a História do Pecado de Adão e Eva.

A. Adão e Eva não estavam sozinhos na criação. Além de seu criador, Deus, e de todos os animais, havia um inimigo no jardim, que buscava sua destruição.

1. Mas esse inimigo é perspicaz. Ele finge ser um amigo, mas depois continua o ataque.

2. Jesus disse: “...ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8:44)

3. Primeiro, a serpente questiona o que Deus disse, tentando confundir e suscitar dúvidas - V. 1b Ele disse à mulher: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?"

4. Então ele contradiz categoricamente o que Deus disse – V. 4 “Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”.

a. Aqui, Satanás sugere que a ameaça de morte da parte de Deus é simplesmente uma tática assustadora que não terá nenhum impacto real.

B. Certamente, há alguma verdade em ambas as afirmações que a serpente faz.

1. Era verdade, em certo sentido, que se eles comessem o fruto, não iam morrer.

2. E era verdade que, ao comer o fruto proibido, os olhos de seus entendimentos se abririam de certo modo e conheceriam o bem e o mal (o próprio Deus confirma isso em Gênesis 3:22a).

3. E era verdade que Deus não tinha dado tudo a Adão e Eva, mas havia retido algumas coisas boas:

a. Ele reteve o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

b. Ele também parece ter retido o fruto da árvore da vida. (Presumivelmente, ainda não tinha frutos, mas isso era uma forma de retenção)

c. E embora Ele graciosamente lhes tenha dado muitas bênçãos terrenas, reteve as glórias do céu.

C. Mas sabemos que Deus reteve essas coisas por causa deles - porque eles precisavam passar por um processo de aprender, crescer e provar a si mesmos; primeiro.

1. Portanto, embora houvesse alguma verdade no que Satanás disse, ele também estava cheio de mentiras, destinadas a enganar.

D. Então, porque ele falou meias-verdades em vez de falsidades? Acrescentar credibilidade, fazê-las parecer verdadeiras, fazê-las soar como informações privilegiadas, em vez de acusar Deus de ser um mentiroso.

E. E qual era a essência da mentira de Satanás?

1. Satanás estava tentando convencer Adão e Eva a acreditar que Deus os estava privando de bênçãos substanciais, basicamente acusando Deus de não ser bom ou amoroso.

2. Satanás diz a eles que não precisavam esperar pelas coisas que Deus ocultou. Eles poderiam tê-la agora!

F. Eva mordeu a isca e Adão com ela. V. 6 “Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu”

G. Adão e Eva acreditaram na mentira de que Deus é um enganador que os estava enganando, que Ele realmente não os amava, que Ele não estava realmente interessado no bem-estar ou na felicidade deles.

1. Não foi tanto que eles se convenceram de que a mentira era verdadeira, é que eles escolheram acreditar na mentira porque queriam comer aquele fruto de aparência deliciosa e obter o conhecimento do bem e do mal.

H. E desde Adão e Eva, a humanidade tem agido dessa maneira. Romanos 1:19-32 nos diz que eles conhecem sobre Deus e Seu poder eterno, e até mesmo muito sobre Sua lei. Mas, em vez de honrá-Lo como Deus ou dar graças a Ele, eles escolhem o caminho da loucura, trocando a verdade de Deus por uma mentira.

1. Agora, o homem se tornou como Deus, por se tornarem seus próprios chefes. Agora eles decidem as coisas por si mesmos, em vez de ouvir a palavra de Deus.

III. E Este é o Mundo do Qual Fazemos Parte. 

Por causa da presença e atividade de Satanás, existem vozes alternativas, perspectivas alternativas, realidades alternativas. E nós escolhemos qual viver! E há muitas opções para escolher.

A. E, da perspectiva do mundo, o processo de escolher por si mesmo é considerado a essência da vida humana. É tudo sobre ouvir o seu próprio coração.

1. Adão e Eva confiaram em sua própria percepção, em vez de confiar no que Deus havia dito.

2. E a resposta deles, em vez de ser reconhecida pelo ato covarde e destrutivo que foi, está hoje sendo anunciada e celebrada como a própria definição de ser totalmente humano.

B. E, portanto, temos duas decisões a serem tomadas:

1. Eu vou escolher o que eu prefiro, ou estou disposto a me submeter ao Deus vivo e à Sua palavra, mesmo que isso signifique viver em um mundo hostil ao meu Deus - e, portanto, a mim e à maneira como penso ? Se você quer seguir a Cristo, precisa entender isso!

2. Para o cristão, o modo como encaramos a realidade não é apenas diferente do mundo, é oposto ao mundo e ofensivo ao mundo.

IV. Aplicação

A. Mas essa escolha da própria realidade não é apenas o padrão do mundo ao nosso redor, é a nossa natureza, herdada de nossos primeiros pais. É nosso desejo natural fazer nossas próprias coisas, e não ouvir Deus.

1. Portanto, não apenas os cristãos devem viver vidas em conflito com o mundo, mas devemos viver vidas em conflito com nossa própria natureza pecaminosa.

2. “Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis” - Gálatas 5:17

B. Isso significa que, às vezes, sentiremos que fomos enganados por Deus, como as pessoas que não ouvem Deus e contudo recebem todas as coisas boas. (Veja o Salmo 73 em algum momento.)

1. Esta é uma forma de cobiça, condenada pelo décimo mandamento.

2. Não estamos satisfeitos com o que temos. Pensamos que precisamos de mais para ser felizes. Isso tem muitas formas: inveja da casa, inveja do cônjuge, inveja no trabalho, inveja da aparência, inveja do dinheiro, inveja da posição, inveja da personalidade, inveja da confiança, inveja da popularidade.

3. Às vezes, é apenas impaciência pelas coisas - até mesmo pelas boas - que ainda não são boas para nós: namorada / namorado, cônjuge, filhos, casa, emprego, promoção, aumento, liberdade para adultos ou apenas uma emoção.

4. E assim como com Adão e Eva, Satanás usa descontentamento com o que temos para nos levar a lugares que não devemos ir, e fazer coisas que não devemos fazer, comprar coisas que não devemos comprar.

a. E assim estamos nos afogando em dívidas de cartão de crédito e etc.

b. E muitos experimentam drogas que induzem euforia.

c. E vivemos em uma cultura pornográfica.

5. Quando foi anunciado o auxílio emergencial, algumas empresas de empréstimo enviaram ofertas para emprestar 600 Reais às pessoas imediatamente sem juros por um mês. E muitas pessoas aproveitaram a oferta, sem ler as letras miúdas, que diziam que havia uma taxa de 6 / dia. E quando pagaram o empréstimo um mês depois, descobriram que deviam mais de 600 Reais. Então, eles acabaram pagando 30% de juros (se eu tiver feito as contas corretamente).

a. As pessoas que iniciaram esse esquema conheciam a natureza humana. Eles sabiam da nossa impaciência - queremos as coisas AGORA. Eles sabiam o quão rápido somos para confiar em pessoas que nos dizem o que queremos ouvir. Eles sabiam que somos preguiçosos demais para realmente examinar as coisas e pensar cuidadosamente antes de agir.

6. Da mesma forma, Satanás está procurando oportunidades para explorar essas vulnerabilidades.

7. Ele tentou com Jesus: ele ofereceu os reinos do mundo se ele apenas se curvasse a ele.

a. Mas Jesus era diferente do primeiro Adão, e viu através da tentação de Satanás.

8. E é por isso que é tão importante que compreendamos as táticas de Satanás também, para que possamos discernir o que ele está fazendo e resistir a ele. E é por isso que estamos fazendo essa série de sermões.

C. Mas ser filho de Adão e Eva também significa que, às vezes, seremos tentados a acreditar no que parece certo, não porque é isso que Deus diz em Sua palavra, mas porque é uma coisa muito mais fácil de acreditar.

1. Há sempre coisas que a Bíblia ensina nas quais o mundo acha monstruoso acreditar.

2. No momento, o inferno é uma dessas coisas. Definir o casamento entre um homem e uma mulher é uma dessas coisas. Dizer que sexo fora do casamento é pecaminoso é uma dessas coisas. Etc., etc., etc.

3. Para a mente moderna, acreditar nessas coisas é desprezível, grotesco, nojento, e aqueles que acreditam nelas são obrigados a pagar. Há cada vez mais pressão para adaptar essas crenças a algo mais compatível com a mentalidade moral da era atual.

4. Mas parte de nosso chamado cristão é que não devemos confiar em nosso senso do que parece ser bom (Provérbios 12:15; 14:12). Não podemos confiar no que parece certo para nós, não podemos confiar no consenso do que todo mundo pensa, só podemos confiar em Deus e em Sua palavra.

5. Como nossos primeiros pais, somos muito propensos a justificar nossas preferências! Por exemplo: dizem que estou infeliz no meu casamento, mas há uma pessoa no trabalho que me faz sentir tão feliz. É incrível a ginástica que faremos para justificar o que queremos.

a. Não ficamos com nossos cônjuges porque parece bom no momento, ou porque parece que meu cônjuge é o caminho certo ou porque meu casamento está funcionando ou prosperando ou me ajudando a crescer.

b. Ficamos com nossos cônjuges nos momentos difíceis, porque sabemos que quando Deus nos diz para fazê-lo, não é para o nosso mal, mas para o nosso bem, para o nosso melhor, mesmo que às vezes não sintamos / não podemos ver.

c. Eu sei, esta é a mulher que Deus me deu porque Ele me ama. Se houvesse mulheres melhores para eu me casar, Ele teria feito eu me casar com essa mulher, porque Deus não nega nada de bom aos Seus filhos.

6. Devemos lutar contra a tendência que herdamos de Adão de decidir com base no que parece certo para nós - ou no que preferimos ser verdadeiro - em vez de basear-nos na palavra de Deus.

7. Veja bem, Satanás foi capaz de convencer Adão e Eva de que os mandamentos de Deus os estavam prejudicando.

a. Mas os mandamentos de Deus são expressões de Seu amor. Eles são por nós, não contra nós.

D. Se você está procurando desculpas para desobedecer a Deus, sempre as encontrará. Elas são muitas. Satanás se certifica disso. Ele é uma fábrica de mentiras e uma fábrica de desculpas.

1. Ele é muito esperto, e sempre pode inventar uma maneira de fazer a nossa desobediência parecer boa.

E. Amado, vamos deixar Deus ser Deus; vamos deixar Deus ser o juiz; vamos permitir que Deus nos diga o que é certo / errado e vivamos de acordo com a Sua palavra. Vamos confiar que Ele sabe melhor e que Ele não nos dará o que é prejudicial, mas apenas o que é bom, mesmo que doa.

V. Conclusão: A verdade que expõe a mentira

A. Muita coisa aconteceu na história desde o incidente registrado em Gênesis 3. Gênesis 3 é o episódio 3 da temporada 1. 

1. Mais tarde, em Gênesis 3, Deus realmente promete desfazer o dano que Adão e Eva fizeram. Em Gênesis 3:15, ele promete enviar um filho da mulher para esmagar Satanás e resgatar a humanidade, embora ele fosse ferido no processo.

2. Eventualmente, ele faz exatamente isso. Ele envia seu filho Jesus, nascido de uma mulher. E Jesus redime Seu povo sucedendo onde Adão falhou, obedecendo em vez de desobedecer, resistindo à tentação de Satanás em vez de ceder e depois sofrendo as consequências de sua rebelião morrendo na cruz em seu lugar.

3. E, ao fazer isso, Jesus prova de uma vez por todas o que era verdade o tempo todo, que Deus é PARA o Seu povo e não negará nada de bom a eles. Ao enviar Seu Filho para morrer para que perdoemos nossos pecados e nos reivindique como Seus filhos, Deus prova que não há limite para o Seu amor pelo Seu povo. "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?" Romanos 8:32

4. Adão e Eva não tinham isso, mas nós temos. Por causa de Cristo, sabemos que o Deus onisciente e onipresente nos ama tanto que ele fará qualquer coisa para trabalhar para o nosso bem-estar.

5. E sabemos que às vezes isso envolve permitir coisas dolorosas em nossas vidas, não porque Ele é indiferente ou malicioso, mas porque Ele nos ama tanto. E Ele sabe exatamente o que precisamos.

B. E o fato é que, se você tem Cristo, já tem o que precisa. Você não precisa remover sua dor.

1. Mas a infelicidade que a dor introduz em nós nos mostra que nossa felicidade geralmente não se baseia em Cristo, mas em circunstâncias. Construído na areia. E Ele quer nos ajudar a construir nossas vidas sobre a Rocha.

2. Se você não tem Cristo, então Satanás o enganou a pensar que você pode encontrar o que precisa em si mesmo ou aqui na terra e você continua procurando,

a. ou você está vagando sem esperança em um mundo vazio - com um coração vazio e uma alma vazia.

b. Mas você não precisa continuar assim. Venha a Cristo. Ele é sua única esperança. E ele é um amigo dos pecadores.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Gostou? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.