O Naufrágio da Sua Fé

O Naufrágio da Sua Fé
Texto: 1 Timóteo 1:19

Introdução: Nos tempos bíblicos, a catástrofe mais temível que se pode imaginar era o naufrágio. Era comparável a acidentes de trens, e acidentes de avião em nossos dias. Alguns dos maiores desastres da história foram naufrágios. O Titanic e o RMS Lusitania são grandes naufrágios na história americana. A Bíblia também descreve grandes naufrágios nas águas. I Reis 22:48 e 2 Crônicas 20:37 falam de uma grande frota de navios mercantes que foram perdidos no mar.
$ads={1}
Em nosso texto, Paulo compara a catástrofe de uma vida cristã desperdiçada a um naufrágio. A palavra traduzida na Bíblia King James vem de duas palavras gregas, significando uma grande embarcação ou navio, e significando tomar, levar a um ponto, impelir, partir. A palavra combinada é nauageo, sofrer naufrágio. Um naufrágio indica enorme devastação, muito desespero, angústia e miséria. Da mesma forma, uma perda da fé e um testemunho honroso levam ao mesmo. É uma imagem apropriada, se você já encontrou uma alma tão desolada como descrita aqui.

Paulo nos diz em 2 Coríntios 11:25 que ele naufragou três vezes. Um desses momentos foi em Atos 27, como o apóstolo Lucas dá conta de um naufrágio nos furacões da ilha de Malta. Este naufrágio estava na providência de Deus, mas erros e equívocos pelos marinheiros causaram o desastre.

Eu conheço um homem que era pastor local e professor em um colégio bíblico que caiu em pecado e perdeu tudo. Ele pulou de um lado para o outro como vendedor de carros e seguros e diz que apenas visitar uma igreja que prega a Bíblia leva-o para uma depressão prolongada. Ele está certo de sua salvação final, mas seu testemunho cristão está naufragado nas pedras do seu pecado. Sua utilidade se foi; sua alegria está seca; sua música é silenciada. Que grande catástrofe é a destruição da vida de um cristão!

Como acontece esse "naufrágio da fé"? Certamente, se percebermos as armadilhas de tal experiência, podemos evitá-la a todo custo. As condições que poderiam causar naufrágio se encaixam muito bem como tipologia para um naufrágio espiritual. Vamos examinar algumas dessas possíveis causas.

I. O Naufrágio Pode Ser Causado Pela Direção

Um navio pode ser perdido por uma má orientação. Navios hoje são guiados eletronicamente, mas nos tempos antigos o capitão guiava seu navio pelas estrelas. Erros eram comuns, especialmente por marinheiros inexperientes. No mundo cristão, Paulo nos lembra de sermos cuidadosos com quem permitimos guiar nossas vidas. Ele diz em 2 Timóteo 2:16-18:

16 Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior, 17 e as suas palavras alastrarão como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto, 18 que se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição é já passada, e assim pervertem a fé a alguns”.

Todos nós conhecemos exemplos de pessoas cristãs boas tendo sua fé derrubadas por outros com falsas doutrinas. A palavra traduzida no verso é anatrepo e significa subverter ou enfraquecer. Eles parecem estar "ajudando" o jovem cristão, apresentando-o a "verdades mais profundas". Mas muitas vezes essas doutrinas encorajam o comportamento pecaminoso ou o comportamento do tipo fariseu.

Romanos 16:17 diz: "Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles". Todos nós devemos ter cuidado com os cultistas e os erros de poder que podem enganar o cristão desavisado ou inculto. Paulo diz a Timóteo: "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade".

II. O Naufrágio Pode Ser Causado Por Tempestades

As tempestades são a causa da maioria dos naufrágios. Nos tempos antigos, a previsão do tempo era primitiva. Os marinheiros muitas vezes não tinham ideia de quando estavam prestes a enfrentar um clima ameaçador. As tempestades estavam fora do reino de seu controle, mas eles tinham que lutar contra elas. Além disso, nós cristãos nunca sabemos quando estamos prestes a entrar em uma tempestade espiritual, mas nós também devemos lutar contra elas. Como no exemplo do naufrágio de Paulo em Atos 27, o cristão pode confiar que o anjo de Deus irá protegê-los na tempestade e através da tempestade.

Podemos ter fé na providência e soberania de Deus de que Ele tem um plano em qualquer sofrimento que possamos suportar. É fácil dizer que confiamos em Deus quando os ventos do sul sopram suavemente. Mas quando soprarem os grandes ventos de euro-aquilão, precisaremos de toda a fé e esperança que Deus nos concederá, para que possamos dizer como Paulo: “Portanto, senhores, tende bom ânimo; pois creio em Deus que há de suceder assim como me foi dito"

III. O Naufrágio Pode Ser Causado Por Sabotagem

Outra maneira de destruir um navio é sabotá-lo por dentro. Os membros da tripulação discordam da liderança do capitão ou temem por suas vidas por inúmeras razões. Eles se rebelam contra o capitão, tomam o navio e restringem ou até mesmo matam o capitão. Os cristãos também podem ser sabotados em suas vidas espirituais. Na salvação, recebemos o Espírito Santo como Guia de acordo com João 14:16-17. Mas junto com a natureza espiritual, temos uma natureza pecaminosa, de acordo com Romanos 7:18-24:

18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse prático. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?”

Nenhum passageiro embarcaria em um navio se suspeitasse que o navio fosse sabotado. Nenhuma pessoa entra em um relacionamento com Cristo com a intenção de fracassar ou causar naufrágio de sua fé. Mas nós temos um inimigo dentro de nós mesmos, que guerreia contra nós, nossa própria carne. Quando sucumbimos aos desejos da carne, causamos dano ao nosso lado espiritual, frustramos o propósito de Deus para nossas vidas.

Gálatas 5:16-17 diz: "16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis". É realmente uma história triste quando um cristão cai porque ele permitiu que sua carne destruísse seu testemunho. É certamente uma destruição por dentro.

IV. O Naufrágio Pode Ser Causado Pelo Suprimento

Uma última razão para o naufrágio pode ser a falta de suprimento de itens essenciais. Um bom capitão garante que ele atenda às necessidades da tripulação. Ele lhes fornece comida, água, remédios e muitas outras necessidades. Quando o tempo ou o contratempo prolongam a viagem, a tripulação corre o risco de ficar sem abastecimento. Filipenses 4:19 diz ao cristão: "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus". Não sofremos falta da mão do nosso Deus. Mas nós podemos, por nossas próprias escolhas, não nos valer do suprimento disponível de Deus. Nós ganhamos sustento espiritual através da oração, estudo da Bíblia, adoração em nossa igreja local, testemunhando para os outros, fazendo boas obras para os necessitados. Se nos afastarmos de nosso suprimento espiritual, corremos o risco de destruir nossa fé. Essas chamadas "pequenas coisas" podem ser muito importantes para nossa saúde espiritual.

Então, vemos quatro razões pelas quais um navio pode ser destruído no mar. Somos constantemente lembrados de que "Deus perdoa" e ele certamente faz. No apelo do altar, encorajamos os apóstatas a "consertarem as coisas com o Senhor", e certamente deveriam fazê-lo. Mas devemos lembrar também que alguns cristãos podem "ultrapassar a linha" em seus pecados. Eles não perdem sua salvação, mas perdem irrevogavelmente seu testemunho por causa do pecado prolongado ou descarado. Estes são os que naufragam a sua fé.

Conclusão: Em 1593, o Toby partiu de Londres para o Marrocos. Ele estava carregado com mercadorias no valor de mais de 200.000 Dólares. Ao chegarem à costa Barbária, avaliaram erroneamente a distância para ancorar e deixaram o mastro permanecer navegando durante a noite. Antes do amanhecer eles encalharam até a destruição da parte dianteira do navio. A tripulação de 50 homens correu para as partes posteriores do navio, mas as ondas contínuas atingiram o navio até que ele quase foi destruído. Eles tentaram construir uma jangada para escapar dos mares revoltos, sem sucesso. Eles começaram a cantar uma canção sagrada e esperaram o fim. Finalmente, o mastro desprendeu-se e a destruição final do navio foi cumprida. Trinta e oito homens tropeçaram para a morte naquele momento, com apenas doze sobreviventes jazendo prostrados nas tábuas e deixando-se levar para a praia. Depois dessa provação, os sobreviventes foram capturados por homens locais e mantidos por dois anos antes de finalmente escaparem e encontrarem o caminho de casa.

Por milhares de anos, a humanidade sofreu o infortúnio de naufrágios. E no reino cristão, nós também encontramos os crentes sofrendo naufrágio espiritual. Nenhum dos leitores deste estudo precisa ser um deles!
Postagem Anterior Próxima Postagem