O Avivamento Genuíno

O Avivamento Genuíno
Texto: Habacuque 3:1-2

O Que Entendemos Por Avivamento?

Quando falamos de avivamento, não estamos falando de um tipo de reunião evangelística programada que uma igreja decide realizar.

Mesmo que os esforços humanos estejam definitivamente envolvidos, um genuíno e verdadeiro avivamento não é algo que as pessoas trazem. Pelo contrário, é - acima de tudo - uma obra de Deus.

Por causa desta discussão, um avivamento pode ser definido como:
Uma obra graciosa de Deus - em resposta às orações concertadas de Seu povo - pelas quais o Espírito Santo renova profundamente a igreja de um período de declínio espiritual, e concede um poder e sucesso tão notável à proclamação do evangelho que transforma dramaticamente uma geração.
O famoso historiador cristão Earle Cairns escreveu que "o avivamento se aplica principalmente aos crentes e resulta em uma caminhada, testemunho e trabalho cristãos mais profundos, tanto em casa como fora. O evangelismo é tanto um produto do avivamento como um estímulo ao reavivamento".

Avivamento é quando Deus faz uma obra em Seu povo espiritualmente apático que faz com que eles o busquem mais uma vez apaixonadamente:

“...vivifica-nos, e nós invocaremos o teu nome. Reabilita-nos, Senhor Deus dos exércitos; faze resplandecer o teu rosto, para que sejamos salvos” (Salmo 80:18b-19).

Avivamento é o que acontece quando Deus responde a oração do Salmo 85:4-7;

“Restabelece-nos, ó Deus da nossa salvação, e faze cessar a tua indignação contra nós. Estarás para sempre irado contra nós? estenderás a tua ira a todas as gerações? Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se regozije em ti? Mostra-nos, Senhor, a tua benignidade, e concede-nos a tua salvação” (Salmo 85:4-7).

É por isso que Esdras orou, após os tempos sombrios do exílio de seu povo na Babilônia, quando ele disse:

“Agora, por um pequeno momento se manifestou a graça da parte do Senhor, nosso Deus, para nos deixar um restante que escape, e para nos dar estabilidade no seu santo lugar, a fim de que o nosso Deus nos alumie os olhos, e nos dê um pouco de refrigério em nossa escravidão” (Esdras 9:8).

Em períodos de grande declínio espiritual e moral - um tempo de “escravidão”, como Esdras teria chamado - Deus muitas vezes graciosamente permite que Seu povo veja a desesperança da situação e clame a Ele por um novo despertar para os tempos:

“Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia”. (Habacuque 3:2).

E nesses momentos, é o maior prazer de Deus ouvir essas orações e conceder temporadas necessárias de renovação:

“Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos" (Isaías 57:15).

Tais derramamentos de avivamento sobre o povo de Deus foi o que o apóstolo Pedro antecipou quando falou de "tempos de refrigério" da presença do Senhor (Atos 3:19).

Seis tipos diferentes de avivamento:

  • Avivamento pessoal - dentro da vida de um cristão individual.
  • Avivamento Institucional - geralmente dentro de uma igreja ou escola.
  • Avivamento Regional - que se espalha dentro de uma comunidade local ou grupo de igrejas.
  • Avivamento Especializado - focando em pessoas de um determinado grupo etário ou contexto.
  • Avivamento Nacional - um movimento espiritual transformador dentro de um país inteiro.
  • Avivamento Global - com impacto em várias nações em todos os continentes de uma só vez.

Quais São as Coisas Típicas Antes Que o Avivamento Venha?

Muitos historiadores sobre o assunto observaram que os tempos anteriores de avivamento foram precedidos por um declínio espiritual notável; e que esse declínio é mais visível em duas áreas importantes:

1. Na morte espiritual da igreja. O ritualismo vazio cresceu para substituir a adoração genuína. O ceticismo sobre a autoridade da palavra de Deus sufocou seu ministério. Respondeu à sua falta de poder espiritual, adotando os estilos e métodos do mundo em um esforço desesperado para se tornar relevante. Ela se arrastou com a maré de mudanças culturais e morais. Perdeu o foco no ministério do poder transformador de vida do evangelho. Sofreu uma perda notável nos números.

2. Na deterioração da sociedade secular. A racionalidade humana e o ceticismo tornaram-se elevados, enquanto a revelação divina se tornou um assunto a ser ridicularizado. Um longo padrão de liderança inferior e imoral levou cada vez mais a uma perda de direção social e esperança. A "espiritualidade" se tornou cada vez mais pagã e focada internamente; enquanto a compaixão exterior se tornou fria. A imoralidade se tornou a norma - cada vez mais impactante em sua expressão e cada vez mais hostil em sua oposição ao cristianismo tradicional. Os problemas da sociedade parecem ser pandêmicos e sem solução humana. 

Como o Avivamento Geralmente Começa?

1. Começa com o reconhecimento de uma necessidade desesperada da parte do povo de Deus. Todo avivamento na história começou quando aquele ou aqueles poucos reconheceram a necessidade e se tornaram desesperados o suficiente para oferecer comprometimento desqualificado em vez de compromisso qualificado com Deus. O desespero leva à convicção, arrependimento, purificação e reavivamento. Há uma sensação de que, a menos que Deus faça alguma coisa, tudo está perdido!

2. É buscado de Deus através de um arrependimento humilde e sincero do pecado. Há um arrependimento pessoal no qual os cristãos buscam se afastar do tipo de pecados ocultos e hábitos mundanos que impedem sua caminhada com Deus. Mas há também um sentido em que eles possuem e se arrependem diante de Deus dos pecados de sua nação e de seu povo. (Leia as orações nos "9s" - Esdras 9, Neemias 9 e Daniel 9 - para exemplos notáveis ​​disso!)

3. Ele é perseguido através do povo de Deus, rogando juntos por ele através da oração "extraordinária". Considere o título do livro que Jonathan Edwards escreveu sobre o tema da oração por avivamento - cuja versão completa e não editada é:
Tentativa humilde de promover um acordo explícito e uma união visível do povo de Deus através do mundo, em oração extraordinária, pelo reavivamento, pela religião e pelo avanço do reino de Cristo na Terra, de acordo com promessas e profecias das escrituras relativas aos últimos dias,
OCASIONADO Por um memorial tardio publicado por vários ministros na Escócia, e enviado para América; dando conta de um certo acordo para a oração, que já foi introduzido por muitos ministros e outros na Grã-Bretanha e algumas outras partes, e em que eles desejam a concordância geral de seus irmãos cristãos em todos os lugares.
CONTENDO Uma cópia do dito memorial com uma visão mais particular do caso a que se refere; uma variedade de argumentos e persuasivos para cumprir a moção feita para oração unida e extraordinária; e respostas a algumas objeções.
JUNTO COM Considerações sazonais sobre os aspectos da providência em muitas dispensações e o estado atual das coisas na igreja e no mundo moral; apontando o cumprimento das Escrituras, e a voz de Deus para seu povo, nestes eventos.
Você entendeu a ideia? O avivamento é defendido de maneira "unida" (com grupos de crentes e igrejas diferentes de cristãos genuínos e crentes, todos se reunindo de um modo que cruze linhas denominacionais), através de orações "extraordinárias" - isto é, cristãos se reunindo com outros, além dos momentos habituais, dizendo 'não' a ​​outras coisas para dedicar-se à oração, concentrando seu tempo de oração no único grande objetivo de orar pelo avivamento e a salvação dos perdidos, talvez acompanhando o tempo de oração com humilhação e jejum e mantendo-se nisso.

O Avivamento Começa Comigo

O verdadeiro avivamento não pode ser agendado em um calendário. Um avivamento não é uma série de cultos da igreja que acontecem em um prédio da igreja durante um período de quatro ou cinco dias. O avivamento pode sair das reuniões, mas não são as reuniões em si.

Deus diz a Ezequiel em Ezequiel 37 para profetizar para os ossos secos. O verso 5 diz: “Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis” 

O Avivamento Tem Tudo a Ver Com a Vida.

Há corações em todas as igrejas que são frios, duros, insensíveis, ressentidos, amargos, cheios de culpa, secos e sem vida. Sem o mover de Jesus sobre essas pessoas, essas pessoas não chegarão a um estado de convicção e arrependimento. Este é um problema que só pode ser resolvido pelas orações de intercessão e súplica.

Orar por avivamento significa orar pela mudança. A mudança tem que começar com a pessoa que está orando. Para que o avivamento ocorra em minha comunidade, essa pessoa deveria ser eu. Para que o avivamento ocorra em uma igreja, comunidade, cidade, estado, etc., deve começar com a oração. Eu quero dizer oração real. Não como a maioria das orações de um minuto que você ora para cobrir toda a sua vida para o dia. Isso vai muito além.

A oração muda a pessoa que ora. A oração profunda faz com que você entenda que sem Deus fazer o trabalho em sua igreja ou comunidade, a mudança nunca virá.

Quando o verdadeiro avivamento vem, vem com a força de um tsunami. Traz consigo o trovão e a iluminação da convicção e do arrependimento. As pessoas vão cair no altar para confessar e se arrepender do pecado em suas vidas. Pessoas perdidas irão conhecer Jesus. As pessoas terão fome da Palavra de Deus. As pessoas vão querer se tornar discípulos apaixonados e dedicados de Jesus.

A mudança que o avivamento traz é desconfortável. O verdadeiro avivamento chegará dentro de você e destruirá tudo. Você será destruído com uma compreensão mais profunda do evangelho e um relacionamento mais apaixonado com Jesus. Você será expurgado do pecado conhecido. Sua vida como você sabe mudará para se tornar mais conformada à imagem de Cristo.

O próprio ato dessa mudança é doloroso. Quando o avivamento toca uma pessoa em sua alma, ela começa a remover camadas de dor, bagagem, culpa, pecado e tudo o que ela precisa para fazer com que essa pessoa esteja em pé de acordo com Deus.

Muitas pessoas oram por avivamento. Muitas pessoas oram pela mudança. Elas querem que as coisas mudem, desde que não precisem mudar. Você não pode ter um sem o outro.

Jeremias diz que o coração é enganoso acima de tudo e desesperadamente doente. Sei que, quanto mais me aproximo de estar em conformidade com a imagem de Cristo, mais Ele revela para mim que está em mim que precisa de redenção.

Você observa? São meus pensamentos, meu coração, meus planos, meus desejos, minhas ações, meus relacionamentos, minhas paixões, minha vida que precisa ser mudada. Preciso de mais do amor redentor, graça e misericórdia de Deus para me destruir. Preciso orar Romanos 12:1-2 constantemente para que eu seja um sacrifício vivo e tenha minha mente transformada pela espada infalível, inerrante, poderosa e purgativa; Palavra Santa de Deus.

Quando o pastor muda, a igreja muda.

Para um país ser avivado, um estado tem que ser avivado.
Para um estado ser avivado, uma cidade tem que ser avivada.
Para uma cidade ser avivada, uma igreja tem que ser avivada.
Para minha igreja ser avivada, eu devo ser avivado.

O avivamento começa comigo.
Postagem Anterior Próxima Postagem