O Julgamento Começa Pela Casa de Deus

O Julgamento Começa Pela Casa de Deus
Texto: Apocalipse 2-3

Introdução: O julgamento de Deus e a vitória dos santos são os dois principais temas do Apocalipse. O tema é apresentado em todo o livro. É no Apocalipse que João nos lembra que o julgamento de Deus começa com a casa de Deus. Para cada uma das sete igrejas da Ásia, Jesus diz: "Conheço suas obras..." e então ele dá a devida recomendação ou repreensão.

Pedro escreveu, enquanto preparava os cristãos para o sofrimento adiante: "16 mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome. 17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus? 18 E se o justo dificilmente se salva, onde comparecerá o ímpio pecador? 19 Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem" (1 Pedro 4:16-19)

Eu acredito que Deus está retirando Sua mão de proteção da igreja em julgamento, mas a igreja ainda não percebeu isso. É um fato bem conhecido que hoje existem tantos divórcios dentro e fora da igreja. Os prazeres e valores da maioria das pessoas na igreja também não são muito diferentes dos outros. A linha que antes distinguia cristãos de não-cristãos se tornou severamente confusa. Por que Deus não julgou...?

Quando Deus descreveu em Deuteronômio os julgamentos que Ele traria se Israel o desobedecesse, a dispersão das famílias era Seu julgamento final. Devido à alta taxa de divórcios - dentro e fora da igreja - as crianças estão sendo separadas de suas famílias e separadas emocionalmente. No entanto, a igreja parece não ter consciência de que os eventos de hoje podem fazer parte do julgamento de Deus sobre a igreja no Brasil.

O principal problema não é tanto o secularismo, mas a secularização da igreja. O sal está perdendo o sabor. A pureza da igreja foi comprometida e perdemos de vista o valor de uma igreja pura. A perseguição sempre limpa e purifica a igreja onde quer que ocorra, mas não precisamos esperar por perseguição. Podemos nos arrepender agora por violar a Palavra de Deus, trazer os valores do mundo para a igreja e falhar em obedecer à voz de Deus.

Em nossa sociedade pluralista, que está disposta a tolerar qualquer filosofia, exceto a que afirma ser uma verdade exclusiva, há uma forte tendência a diluir a proclamação de Cristo como o único caminho para Deus. Isso torna a mensagem do Apocalipse especialmente relevante para os problemas da igreja hoje. Depois de cada advertência a cada uma das sete igrejas, João escreve: ".. Ouça o que o espírito diz às igrejas.. (2:7, 11, 17, 29; 3:6, 13, 22). Embora uma mensagem diferente foi dada a cada igreja, cada mensagem também foi direcionada a todas as igrejas na Ásia Menor. Isso implica que cada mensagem é uma mensagem que se aplica a toda congregação do povo de Deus hoje em dia. Se tivermos alguma dúvida sobre o julgamento de Deus dos cristãos, precisamos entender completamente esses dois capítulos. Eles nos dão uma ideia de como Deus lida com as igrejas hoje.

Das sete igrejas discutidas em Apocalipse, cinco precisavam de renovação, e isso foi apenas 60 anos na história da igreja! Em cada igreja, João escreve: "Quem tem ouvidos, ouça...”, João está pedindo que parem, olhem e ouçam o que Jesus Cristo está dizendo.

Julgamento Sobre as Igrejas na Ásia

Éfeso, a Igreja Sem Amor. (2:1-7). Em Atos 19 e 20, vemos a resposta de Éfeso à verdade. Paulo advertiu os anciãos dos falsos mestres que se levantariam em suas próprias fileiras. Ele os recomendou a Deus e a Palavra de sua graça os edificaria e lhes daria uma herança entre todos os santos (Atos 20:32). No livro de Efésios, vemos a igreja em toda a sua glória. No entanto, no final do século, a igreja havia se tornado tão militante contra os falsos mestres que seus corações se esfriaram em relação à verdade da Palavra de Deus. Provavelmente havia uma atitude de caça às bruxas entre os cristãos. É ótimo que as igrejas odeiem o erro, mas quando perdem o amor pelos perdidos, algo dá errado. É ótimo odiar o pecado que pregou Cristo na cruz, mas devemos conservar nosso amor por quem cometeu o pecado. Não queremos vingança, mas estender a graça.

Hoje, muitos mestres cristãos fiéis estão tentando se afastar da maneira fria e calejada de proclamar a Palavra de Deus. Muitas vezes eles são acusados ​​de não ter espinha dorsal por dizer do jeito que é. Não percebemos que é preciso tanta espinha dorsal para tomar uma posição quanto outra, qualquer que seja. Mas precisamos de espinha dorsal que se incline e toque o homem morto em pecado. Só precisa ser mais flexível. Um construtor de pontes me disse que uma ponte deveria ser flexível ou entraria em colapso e cairia. Uma ponte deve ser projetada para expandir e contrair com o aquecimento e o resfriamento da atmosfera. Também deve ser flexível em ventos fortes. O tipo certo de flexibilidade é um sinal de força, não fraqueza. Especialmente se pretender levar alguém a Jesus Cristo, o juiz de todos.

As congregações que perdem o amor pelos perdidos devem se arrepender, caso contrário, Cristo as removerá de sua presença. O mais surpreendente dessa igreja sem amor e de coração frio é que Cristo pede que se arrependam e pratiquem suas primeiras obras. Cristo até deu às igrejas mortas e frias a opção de arrependimento. "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus" (2:7). Eles foram incentivados a voltar as primeiras obras. Podemos ter certeza de que, se escutarmos o que o Espírito de Deus está nos dizendo hoje através da palavra inspirada pelo Espírito, Deus nos tornará mais do que vencedores pelas bênçãos que ele concede. (2:1-7)

Esmirna, a Igreja Pobre, Mas Devotada. (2:8-11). A congregação em Esmirna era pobre nos bens deste mundo, mas rica em sua devoção a Deus. Não é de admirar que os agentes de Satanás naquela cidade os atacassem com mais força. Eles estavam vencendo sua batalha em circunstâncias difíceis. Jesus apenas os encoraja e não encontra críticas nela.

A cidade de Esmirna teve um forte movimento em direção à adoração ao culto ao imperador. Um templo foi construído para o imperador Tibério. Mais tarde, Domiciano pressionou a adoração ao imperador como um sinal de lealdade a Roma. Esmirna foi colocada na vanguarda desse movimento de culto. Isso trouxe extrema pressão sobre os cristãos que praticavam o monoteísmo. Havia também uma grande população judaica que representava uma ameaça para a igreja. A perseguição estava prestes a aumentar.

Jesus indica que eles serão perseguidos por um período de tempo. Ele promete a eles que, se continuarem ouvindo o que ele disse, não serão feridos com a segunda morte. Lembre-se de que Jesus tem as chaves do inferno e da morte. Eles não precisam se preocupar. Jesus dará a coroa da vida.

Apocalipse 2:9-10 9 Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás. 10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

Pérgamo, a Igreja Perseguida. (2:12-17). Pérgamo era o quartel general do inferno, Satanás havia estabelecido seu trono nesta cidade. Pérgamo era o centro do culto ao imperador, um santuário para o culto ao imperador foi erguido nesta cidade. Os judeus eram isentos do culto ao imperador porque todos sabiam que praticavam o monoteísmo. Mas não era assim com os cristãos e o conflito inevitável era uma realidade. Como não eram judeus, esperava-se que adorassem o imperador de Roma. Antipas já havia sido martirizado, portanto, uma grande perseguição estava à sua porta. Havia também falsos mestres na igreja que estavam colocando uma pedra de tropeço diante dos filhos de Deus. Eles estavam comendo comida sacrificada a ídolos, o que indica que estavam participando da festa da irmandade com os idólatras. Não temos certeza absoluta de quais eram as doutrinas de Balaão e dos nicolaítas, mas sabemos que era obra de Satanás.

Jesus os advertiu que ele julgaria contra eles com a espada da sua boca. A vinda de Jesus não é apenas uma realidade agourenta, mas também é uma mensagem de encorajamento para aqueles que se esforçavam para permanecer fiéis quando os mártires caíam ao seu redor. Ele não deixa dúvidas de que é capaz de lidar com a situação.

Jesus promete a eles que, se permanecerem fiéis, ele os alimentará com maná. Ou seja, ele os sustentaria, assim como sustentou os israelitas que foram alimentados com maná por quarenta anos. Ele também promete a eles que lhes daria uma pedra branca com um novo nome escrito nela. Uma pedra branca naquela época era dada a um homem que havia sido julgado e absolvido de um crime. Era entregue a um escravo que havia sido libertado para ser cidadão. Era entregue ao vencedor de uma corrida. Era dada a um guerreiro que volta para casa vitorioso na batalha. A promessa sagrada de Jesus Cristo foi calculada para aumentar os esforços de lealdade.

Jesus promete a eles o doce sabor da vitória. Mas eles deveriam permanecer fiéis.

Tiatira, a Casa de Jezabel. (2:18-29). Em Atos 16, vemos que Lídia era uma vendedora de púrpura de Tiatira. Paulo a converteu quando ela visitou a cidade. Ela talvez seja a senhora que começou a igreja em Tiatira.

Quando Jesus chega a esta igreja, ele vem com olhos como uma chama de fogo e pés de latão polido. Isso indica que ele vem procurar na mente e no coração, mas ele vem com severo julgamento para esmagar aqueles que fazem o que é errado. Cristo os elogia porque suas últimas obras são maiores que as primeiras. Mas há uma perversa Jezabel entre eles, que está desencaminhando outros. Eles a têm tolerado, pois ela levou outros a idolatria e fornicação. Jesus adverte que ele julgará os filhos dela, ou seja, aqueles que a seguem.

Os fiéis entre eles estavam fazendo uma grande obra, apesar da obra de Jezabel. Eles mantiveram amor, serviço, fé e paciência em tempos difíceis. Suas últimas obras foram maiores que as primeiras. Então Jesus faz uma promessa. "24 Digo-vos, porém, a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conhecem as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei; 25 mas o que tendes, retende-o até que eu venha. 26 Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações, 27 e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos do oleiro, assim como eu recebi autoridade de meu Pai; 28 também lhe darei a estrela da manhã. 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito dia às igrejas". (Apocalipse 2: 24-29)

Sardes, Uma Igreja Que Era um Cadáver Vivo. (3:1-6). A igreja de Sardes tinha um nome de estar viva, mas Cristo disse que eles estavam mortos. Cristo disse a eles que eles precisavam ressuscitar. Eles precisavam se arrepender e lembrar o que haviam recebido e ouvido. Você já ouviu falar de pessoas dormindo na igreja, elas estavam mortas. Pregar nesta igreja seria como um companheiro que estava realizando um culto ao nascer do sol em um cemitério e ninguém aparece. Ele vai em frente e prega para os mortos. Havia alguns nessa igreja morta que não sujavam suas vestes e, para eles, ele prometeu a vitória.

Havia muita atividade na Igreja em Sardes. A organização estava lubrificada e funcionando sem problemas. Este seria o lugar para onde você gostaria de ir se estivesse procurando uma igreja. Mas não havia vida real. Você já reparou o quão bem organizado é um cemitério. Talvez seja assim porque não há ninguém com vida suficiente para desorganizá-lo. Talvez tenha sido uma daquelas igrejas que não teve problemas, porque não havia ninguém que se importasse o suficiente para causar um problema.

As igrejas querem ouvir mensagens agradáveis ​​e otimistas, sem mencionar o pecado ou um apelo ao arrependimento. As igrejas querem programas agradáveis ​​e enxutos, dirigidos a famílias agradáveis ​​e limpas, levando ao crescimento sem sacrifício. Eles querem que sua organização se torne maior e maior, assim como seu Deus se torna cada vez menor.

Mas havia alguns nomes lá que permaneceram fiéis mesmo naquela igreja morta. Deve ser extremamente difícil adorar em uma igreja morta. Os cânticos e orações não passam do teto, mas os fiéis permanecem e o Senhor os lembra de sua fidelidade.

Apocalipse 3:4-5 4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas. 5 O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”.

Filadélfia a Igreja Fiel Com Uma Porta Aberta. (3:7-13). Esta era uma igreja fraca que era forte na fé. Eles não haviam negado Jesus Cristo. Jesus coloca diante deles uma porta aberta que ninguém pode fechar. É uma porta de oportunidade. Ele fará com que aqueles que pertencem à sinagoga de Satanás se curvem a seus pés porque eles cumpriram sua palavra. Ele apenas os encoraja a se manterem firmes para que ninguém tome sua coroa. O próprio inferno não prevalecerá contra eles. Realmente essa tem sido a promessa a todos os fiéis nas igrejas até agora.

Jesus prometeu a eles que os faria uma coluna no templo de Deus. De todas as igrejas da Ásia, a Filadélfia foi a única que sobreviveu ao longo dos séculos. Permaneceu uma coluna entre as ruínas. Deus e Cristo gravaram seus nomes neles e eles permaneceram ao longo dos séculos.

Laodicéia Uma Igreja Com Portas Fechadas. (3:14-22). Laodicéia era uma cidade de negócios e comércio. Esta cidade foi construída no cruzamento das três principais estradas. Era uma cidade que era um grande centro bancário onde se reuniam riquezas. Eles tinham ouro e não precisavam de mais nada. A igreja adotou o mesmo estilo de vida. Eles eram mornos. Jesus estava do lado de fora batendo para entrar nesta igreja. Mas quando você é próspero e não precisa de nada, por que levantar e abrir a porta? A cidade era rica, letárgica e complacente. As riquezas têm uma maneira de amortecer muitos para as realidades da vida.

Laodicéia era como muitas igrejas hoje em dia que não se preocupam com a espiritualidade enquanto a economia estiver boa. Eles estão confiando em suas contas bancárias.

Apocalipse 3:17-22 17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas"

A fé envolve total comprometimento em nível pessoal, escolhendo valorizar o Senhor Jesus acima de qualquer outra pessoa. De certa forma, a perseguição pode ser mais fácil de lidar do que o materialismo de nossa sociedade que mascara os problemas. Os cristãos perseguidos têm uma compreensão mais clara do que está em jogo, uma vez que muitas vezes precisam arriscar suas liberdades pessoais ou mesmo suas vidas pelo bem de sua fé. Em comparação, nós no Ocidente perdemos nosso primeiro amor.

Conclusão: O julgamento nas sete igrejas da Ásia nos lembra o ensino de Jesus a respeito do julgamento.

Mateus 7:21-23 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem