Jesus Cristo Nosso Mediador

Jesus Cristo Nosso Mediador
Texto: 1 Timóteo 2:5

Introdução: Uma das maneiras como Jesus é descrito no Novo Testamento é como um mediador.

Paulo escreveu: "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus" (1 Timóteo 2:5).

É importante que entendamos o que isso significa. Consideremos o que o Novo Testamento ensina sobre Jesus Cristo como nosso mediador.

O Que é um Mediador?

A palavra traduzida como mediador significa "um intermediário". É usado de duas maneiras no Novo Testamento:

1. Aquele que medeia entre duas partes para produzir a paz - Paulo identificou as duas partes como "Deus e homens" (1 Timóteo 2:5).

2. Aquele que atua como garantia para garantir algo que de outra forma não seria obtido - Neste caso, o que Jesus assegurou foram os termos da nova aliança. "E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna" (Hebreus 9:15).

Então, como é descrito no Novo Testamento, o que implica o papel do mediador? Um mediador é aquele que junta duas partes para garantir uma aliança entre eles. É o que Cristo fez por nós.

Qualificações de Jesus Para Ser Nosso Mediador

Paulo disse que há "um mediador ... o Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2:5). Jesus foi o único que poderia desempenhar esse papel. Ele foi qualificado porque compartilhou características de ambas as partes.

A. A deidade de Jesus - João começou seu evangelho com esta declaração sobre Jesus: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (João 1:1). Enquanto estava na terra, Jesus indicou que Ele era igual ao Pai. Quando Ele disse: "eu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus" (João 5:17-18). Jesus disse em outro lugar: "Eu e o Pai somos um" (João 10:30). Paulo disse aos colossenses: "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Colossenses 2:9), indicando claramente que Jesus era Deus na carne.

B. A humanidade de Jesus - Paulo enfatizou este ponto, referindo-se a Ele como "o Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2:5). Enquanto "o Verbo estava com Deus, e ... era Deus" (João 1:1), Jesus também "se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14). Ele assumiu "a forma de um servo" e foi "feito à semelhança dos homens" e foi "encontrado em aparência como homem" (Filipenses 2:7-8). Por ter vivido como um de nós, podemos ter confiança Nele como nosso "sumo sacerdote", porque sabemos com certeza que Ele pode "compadecer-se de nossas fraquezas", pois Ele "foi tentado em todas as coisas como somos, ainda sem pecado "(Hebreus 4:15).

Jesus foi qualificado para servir de mediador entre Deus e os homens porque compartilhou características de Deus e dos homens.

O Que Jesus Fez em Sua Obra Como Mediador

Para entender o que Jesus fez em Sua obra como mediador, precisamos lembrar as duas maneiras pelas quais o termo mediador é usado no Novo Testamento:
  1. Aquele que medeia entre duas partes para produzir a paz.
  2. Aquele que atua como garantia para garantir algo que, de outra forma, não seria obtido.
A. Jesus trouxe paz entre o homem e Deus através da Sua morte na cruz. Ao desempenhar o papel de "mediador", Jesus "se entregou como um resgate por todos" (1 Timóteo 2:5-6). A palavra resgate descreve "o que é dado em troca de outro como o preço de sua redenção". Isto foi o que Jesus fez quando Ele morreu na cruz. Pedro escreveu: "sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo" (1 Pedro 1:18-19). Paulo explicou que foi através de Cristo que o Pai "conciliaria todas as coisas com Ele, tendo feito a paz através do sangue da Sua cruz ... Ele agora te reconciliou no Seu corpo de carne pela morte ..." (Colossenses 1:20-22). O sacrifício de Jesus na cruz, no qual Ele ofereceu Seu corpo e derramou Seu sangue, tornou possível a reconciliação entre Deus e os homens. Esse sacrifício foi parte de Seu trabalho como nosso mediador porque permitiu que as duas partes fossem unidas.

B. Na Sua morte, Jesus fez mais do que apenas trazer a paz - Ele também ratificou as condições da paz (a aliança). O escritor hebreu disse: "E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna" (Hebreus 9:15). A morte de Jesus era uma "necessidade" porque, “Pois, onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador. Porque um testamento não tem força senão pela morte, visto que nunca tem valor enquanto o testador vive" (Hebreus 9:16-17). Esta nova aliança foi "promulgada em melhores promessas" (Hebreus 8:6) enquanto aguardamos a recompensa do céu.

Os Benefícios de Ter Jesus Como Nosso Mediador

Como o trabalho de um mediador envolveu duas funções primárias, há dois benefícios primários para aqueles que se submeterão à aliança do Senhor.

A. Primeiro, temos paz com Deus. Paulo disse que em Cristo "temos a redenção pelo Seu sangue, o perdão das nossas ofensas" (Efésios 1:7). Nosso pecado nos separa de Deus (Isaías 59:2), mas o sangue de Cristo nos permite reconciliar-se com ele (Romanos 5:9-10). Uma vez que temos paz com Deus, também temos acesso "ao trono da graça" (Hebreus 4:16) e a esperança da salvação (1 Timóteo 2:4-6).

B. Em segundo lugar, temos uma aliança garantida. Sabemos o que fazer para estar certo com Deus através do evangelho que foi revelado. Paulo explicou: "Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé" (Romanos 1:17). O evangelho nos mostra como viver pela fé. Além disso, sabemos que os termos do evangelho não serão alterados. Foi dado "uma vez por todas" (Judas 3). Porque esta aliança é garantida, temos a esperança da salvação. Como o escritor hebreu explicou: "É impossível que Deus minta"; Portanto, temos "uma esperança segura e firme que entra dentro do véu, onde Jesus entrou como precursor para nós" (Hebreus 6:18-20). A nova aliança com suas "melhores promessas" (Hebreus 8:6) foi dada. Podemos confiar nas promessas de Deus.

Conclusão

A conclusão é esta - temos a esperança da salvação por causa da obra de Jesus como nosso mediador. Ele trouxe paz entre o homem e Deus. Ele também garantiu a aliança com suas melhores promessas.

Sabendo disso, precisamos ter certeza de que nos submetemos aos termos da aliança para que possamos aproveitar as promessas nela contidas.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem