A Páscoa e o Comer às Pressas

A Páscoa e o Comer às Pressas
Texto: Êxodo 12:11 - Deuteronômio 30:16-20 - I Coríntios 15: 51-58 - Apocalipse 22:20

Introdução: A direção final de Moisés para Israel na preparação para a Páscoa era comer a refeição às pressas. Vemos aqui o senso de urgência, de não procrastinar, de não demorar muito!

Quando Deus está pronto para nos libertar, não devemos procrastinar! As consequências para uma resposta lenta podem ser trágicas. Em certo sentido, isso ainda é verdade para o mundo hoje.

Deus está chamando pecadores para Si mesmo, Ele nos pede que o procuremos, não em algum momento no futuro distante, mas agora! Se cremos que Deus existe e que somos pecadores, precisamos entender que uma decisão precisa ser tomada.

A fé deve produzir ação!

A Bíblia nos ensina a estar prontos para responder a Deus quando Ele nos chama para Si mesmo, tanto na salvação quanto em Sua segunda vinda.

I. Transformação Rápida. Êxodo 12:11 - Deuteronômio 30:16-20

A. Prontidão. Êxodo 12:11
1. Porque alguém iria querer deixar a escravidão lentamente?
a. A Páscoa de Deus estava pronta para acontecer, e assim que o anjo da morte terminasse, eles deveriam estar prontos para partir!
b. Não havia hesitação, pois o momento de suavidade do faraó não duraria muito.
2. Tudo o que eles deveriam fazer esta noite tinha a ver com "se apressar" ... era a libertação deles.
3. Embora eles devessem comer e se vestir, deveriam pensar apenas em sair da escravidão, não desfrutar de uma boa refeição ou usar as últimas tendências da moda.
a. Quão desviados ficamos com todos os detalhes da sociedade, esquecendo aqueles que estão perdidos na escravidão e precisam de um meio de escape?
b. Devemos ter cuidado ou podemos esquecer as ordem a Igreja para marchar, vivemos para ganhar os perdidos, não apenas para nos sentirmos confortáveis.
c. O foco de um cristão deve ser ajudar os perdidos a encontrar Cristo ... devemos ter cuidado para não nos perdermos em todas as distrações deste mundo que fracassamos na missão mais importante que Deus nos deu.
4. Certamente havia muitas coisas para ocupar suas mentes naquela noite, mas o foco principal era escapar do cativeiro ... portanto, eles deviam comer às pressas!

B. Responsivo. Deuteronômio 30:16-20
1. O melhor de Deus em nossas vidas não é apenas uma coisa automática, requer uma certa capacidade de resposta de nossa parte.
a. A fuga não "simplesmente aconteceria" sem a preparação e a obediência para responder corretamente.
b. É por isso que é verdade que algumas pessoas não serão salvas e irão para o céu, a menos que respondam a Deus de maneira apropriada.
2. Não levar a sério os devidos preparativos solicitados por Deus significaria ficar para trás.
a. IMPORTA como vivemos neste mundo, não apenas no que acreditamos.
b. Deus não tem um relacionamento passivo com ninguém!
3. Deus estabelece as escolhas e compartilha conosco as consequências ... mas a escolha final é nossa.
4. Deus apresenta a todas as pessoas a escolha entre a vida e a morte, bênçãos e maldições ... mas a escolha final sempre permanece conosco.
a. Nossas escolhas não apenas nos afetam, mas também nossos filhos.
b. Devemos perceber que as escolhas que fazemos têm uma vida útil além dos nossos próprios anos.
c. O fracasso de Israel em escolher sabiamente resultaria em uma estadia curta na terra da Promessa, por outro lado, escolher sabiamente resultaria em uma estadia longa.
5. Deus ainda apresenta escolhas para nós e para as futuras gerações desta terra.

II. Translado Rápido. I Coríntios 15:51-58 - Apocalipse 22:20

A. Prontidão. I Coríntios 15:51-58
1. Existe uma natureza semelhante à pressa em que Israel deveria deixar o Egito e à rapidez com que Jesus um dia virá para Sua Igreja!
a. A mesma questão de prontidão é inerente à esperança da Igreja para a segunda vinda de Jesus Cristo.
b. Estar pronto para a segunda vinda de Cristo inclui a questão da "pressa" ... isso acontecerá rapidamente, sem tempo para parar e se preparar enquanto está acontecendo ... portanto, devemos estar prontos antes que aconteça!
c. Este é o ponto de Paulo para a Igreja em Corinto: eles devem estar prontos para a rapidez daquele momento, ANTES que aconteça, a fim de serem incluídos no grupo que será transladado para o céu.
2. Todos os que estiverem prontos serão transladados instantaneamente para o céu.
3. Embora o mundo possa zombar dessa possibilidade, nós, que conhecemos Cristo como nosso Senhor e Salvador, aguardamos ansiosamente esse dia.
a. Sem dúvida, os egípcios zombaram dos preparativos de Israel para deixar o Egito naquela noite também ... antes da Páscoa!
b. O que o mundo considera "impossível" Deus considera fácil!
4. A Igreja do Novo Testamento estava cheia de antecipação sobre a vinda de Cristo, era a marca do cristianismo.
a. Falamos e agimos de maneira que transmitimos a verdade de que Jesus está voltando?
b. Existe um padrão de prioridades que reflete nossa crença nessa doutrina?
5. A sepultura e a morte não terão poder sobre aqueles que pertencem a Cristo; nossos cadáveres responderão rapidamente à trombeta de Deus e Seu chamado para que nossos corpos apareçam, como Lázaro ... só que melhor!
a. É trágico que tantas denominações não preguem mais sobre a segunda vinda de Cristo!
b. Esta é uma verdade fundamental para os cristãos!
c. É essa esperança que distingue o cristianismo de muitas outras religiões.
6. Todo cristão do Novo Testamento vivia com a expectativa de que Cristo estava chegando a qualquer momento ... e nós também!

B. A Garantia. Apocalipse 22:20
1. Seria fácil relaxar e pensar que Cristo esperou 2.000 anos e ainda não voltou ... mas a verdade é que isso significa que estamos 2.000 anos mais perto do momento!
a. Jesus confirma sua palavra no final do Novo Testamento. E é direta; "CERTAMENTE CEDO VENHO"
b. É quase como se Ele quisesse nos tranquilizar no último momento para não perder de vista essa verdade!
2. Deus não esqueceu sua promessa de voltar ... e será em breve!
a. Para um Deus cujo conceito de tempo é "como milhares de anos para o homem é apenas um dia para o Senhor" - é logo!
b. Porque é tão importante saber sobre isso agora?
3. Deus nos diz isso para que não vivamos nossa vida com derrota ou medo ... embora ainda estejamos presentes neste planeta, somos cidadãos do reino de Deus e viveremos com Ele para sempre em breve!
a. O inimigo é impotente ... não precisamos mais temer nosso inimigo!
b. Deus nos assegura que nada que o homem faz, nada que Satanás faz, mudará o fato de que Ele virá em breve para Seus filhos.
4. Você será incluído quando Ele vier?
a. O coração do cristão responde às palavras de Jesus sobre a vinda em breve com a resposta: "Amém; vem, Senhor Jesus!"
b. Esta é a sua resposta?

Conclusão: Deus é um Deus de ação, não apenas ideias! Sua oferta de libertação exigiu ação imediata. Isso ainda é verdade, Deus está pronto para perdoar nossos pecados, mas devemos estar prontos para agir de acordo com a oferta! Quando Deus está pronto (e quando não está!) coisas acontecem ... um dia em breve ele agirá para nos libertar não apenas do poder do pecado, mas também de sua presença. Você está pronto para partir?
Postagem Anterior Próxima Postagem