José: Um Homem Com Um Sonho

José: Um Homem Com Um Sonho
Texto: Gênesis 37:23-28

Introdução: Existem vários tipos de sonhos. Existem sonhos diurnos e sonhos noturnos. Ambos podem se transformar em pesadelos. Somos informados de que nossos sonhos são importantes, pois direcionam, focam e motivam nossas vidas.

A pessoa mais pobre não é a pessoa sem um centavo no bolso, mas é a pessoa sem sonho. Uma pessoa sem sonho acredita apenas no que é visto, apenas no que é imediato, apenas no que alguém pode colocar as mãos. Essa pessoa pode ser estudante, motorista de caminhão, banqueiro, diretor de faculdade, balconista ou gari - sua ocupação não importa. Uma das maiores tragédias da vida é uma pessoa com capacidade extraordinária e uma alma pobre. É como um prisioneiro na prisão que se confinou a uma cela pequena quando ele / ela poderia estar vivendo na terra sem grades para o prender.

Você tem um sonho para a sua vida? Mais importante, esse sonho é um sonho dado por Deus? Há uma grande diferença no sonho feito pelo homem e nos sonhos dados por Deus. Os sonhos criados pelo homem não resistirão ao teste do tempo e das dificuldades. Uma pessoa sem um sonho dado por Deus carece de profundidade e visão. Muitos planejaram a vida toda para se aposentar e deixaram de viver tanto tempo. Somente Deus pode lhe dar um sonho que vale a pena para sua vida. Através de um estudo da Palavra de Deus, você pode desenvolver uma visão que vale a pena para sua vida. Uma pessoa sem um sonho dado por Deus é como um grande navio feito para o poderoso oceano, mas tentando navegar em um tanque. Essa pessoa não tem porto distante para alcançar, nem horizonte, nem carga preciosa para transportar. Suas horas são absorvidas em tiranias rotineiras e mesquinhas. Não é de admirar que essa pessoa fique insatisfeita, briguenta e "cansada".

Há um aviso que devemos receber sobre nossos sonhos. Quando você tem uma visão dada por Deus, não espere que todos a comprem. Especialmente aqueles que rejeitaram o sonho de Deus para suas próprias vidas. Um sonho dado por Deus é muito pessoal, e mesmo aqueles que o aceitarem só o entenderão quando se realizarem. Enquanto isso, você pode trabalhar nos detalhes com pouca ajuda de outras pessoas.

O Sonho Dado Por Deus a José

O incrível de nossos patriarca é que cada um deles teve um sonho dado por Deus. Seus sonhos eram maiores que a vida. Vamos estudar um personagem do Antigo Testamento esta noite. O nome dele é José. Ao olharmos para a vida de José, pense em como o sonho de José, dado por Deus, lhe deu orientação.

Gênesis 37:2-11
2 Estas são as gerações de Jacó. José, aos dezessete anos de idade, estava com seus irmãos apascentando os rebanhos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia a seu pai más notícias a respeito deles. 3 Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. 4 Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente. 5 José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. 6 Pois ele lhes disse: Ouvi, peço-vos, este sonho que tive: 7 Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. 8 Responderam-lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras. 9 Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim. 10 Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti? 11 Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração”.

Deus vem a José neste sonho e revela seu plano para a vida de José. José realmente não sabe exatamente neste momento o que esse sonho implica. Inicialmente, quando temos um sonho e objetivos para nossas vidas, nunca poderíamos sonhar em um milhão de anos o que teremos que passar para ver o cumprimento dessas aspirações. José não sabia aonde esse sonho o levaria ou como seria desenvolvido pelas circunstâncias de sua vida, mas através das provas José confiava no plano de Deus. Sabemos que Deus tem um plano para nossas vidas, mas é difícil dizer onde isso terminará. José começou literalmente no fundo do poço. Ele acaba sendo assistente do Faraó do Egito e provavelmente o segundo homem mais poderoso do mundo.

José era um sonhador muito ousado, proclamou a seus irmãos que tinha um sonho. Eles não gostaram do jeito que ele expressou, então o venderam como escravo. Penso que a razão de terem inveja foi em grande parte porque haviam falhado em aceitar a visão de Deus para suas próprias vidas.

Os Sonhos Dados Por Deus Nos Mantém Focados

Gostaria de pensar que, quando aceito a visão de Deus para minha vida, a partir de então a vida será vivida em um platô livre de problemas. Mas esse não foi o caso de José.

Gênesis 37:12-14
12 Ora, foram seus irmãos apascentar o rebanho de seu pai, em Siquém. 13 Disse, pois, Israel a José: Não apascentam teus irmãos o rebanho em Siquém? Vem, e enviar-te-ei a eles. Respondeu-lhe José: Eis-me aqui. 14 Disse-lhe Israel: Vai, vê se vão bem teus irmãos, e o rebanho; e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom; e José foi a Siquém”

Gênesis 37:18-28
18 Eles o viram de longe e, antes que chegasse aonde estavam, conspiraram contra ele, para o matarem, 19 dizendo uns aos outros: Eis que lá vem o sonhador! 20 Vinde pois agora, matemo-lo e lancemo-lo numa das covas; e diremos: uma besta-fera o devorou. Veremos, então, o que será dos seus sonhos. 21 Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles, dizendo: Não lhe tiremos a vida. 22 Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mão nele. Disse isto para livrá-lo das mãos deles, a fim de restituí-lo a seu pai. 23 Logo que José chegou a seus irmãos, estes o despiram da sua túnica, a túnica de várias cores, que ele trazia; 24 e tomando-o, lançaram-no na cova; mas a cova estava vazia, não havia água nela. 25 Depois sentaram-se para comer; e, levantando os olhos, viram uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade; nos seus camelos traziam tragacanto, bálsamo e mirra, que iam levar ao Egito. 26 Disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar nosso irmão e encobrir o seu sangue? 27 Vinde, vendamo-lo a esses ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque é nosso irmão, nossa carne. E escutaram-no seus irmãos. 28 Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito”.

Quando olho para a vida de José, começo a perceber: aqui está uma vida impulsionada por um sonho dado por Deus. Ele não entendeu as dificuldades do momento, mas se apegou ao seu sonho dado por Deus. Esse sonho manteve José no meio de seus problemas. Ele teve uma visão das bênçãos de uma vida vivida por Deus. Seu sonho o inspirou e energizou. Esse sonho o fez dizer sim a suas responsabilidades, apesar de todos os seus problemas, e ele também tinha muitos.

Primeiro de tudo, ele tem problemas familiares. O que pode ser mais deprimente do que problemas familiares? Sua família vira as costas para ele e ele precisa se mudar. Agora, eu não quero dizer que a LATAM Airlines Brasil veio e o transladou. Comerciantes de escravos o tiraram da cova. Se você já foi arrancado e teve que começar tudo de novo, sabe como isso pode ser deprimente.

Mas José manteve os olhos em Deus. Mais tarde, pouco antes da fome atingir o Egito, José teve um filho e o nomeou Manassés, o que significa "Deus me fez esquecer minha tristeza e a casa de meu pai". José teve outro filho, chamado Efraim, que significa "Deus me fez frutificar na terra da minha aflição".

Quando a grande fome chegou e ameaçou eliminar muitos do povo de Deus na terra de seu pai Jacó, o sonho foi mantido vivo e a salvação chegou a toda a família de José, porque ele nunca deixou o sonho de Deus morrer. No final, quando os irmãos de José perceberam o trauma que causaram ao irmão, eles temeram que ele os matasse, foram a José e tentaram enganá-lo por toda a vida. José disse: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida". (Gênesis 50:20) Sonhe com José !!!

Foi o seu sonho que o manteve focado.

Os Sonhos Dados Por Deus Nos Torna Responsáveis

Seu sonho permitiu que ele visse suas responsabilidades. Ao se apegar a esse sonho dado por Deus, recebeu orientação para sua vida.

Gênesis 39:1-5
1 José foi levado ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o haviam levado para lá. 2 Mas o Senhor era com José, e ele tornou-se próspero; e estava na casa do seu senhor, o egípcio. 3 E viu o seu senhor que Deus era com ele, e que fazia prosperar em sua mão tudo quanto ele empreendia. 4 Assim José achou graça aos olhos dele, e o servia; de modo que o fez mordomo da sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha. 5 Desde que o pôs como mordomo sobre a sua casa e sobre todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto na casa como no campo".

Precisamos fazer uma pergunta a José: "Como você diz não ao desespero?" Porque José não afundou em desespero? Um sonho dá orientação. José sabia que não importa o que acontecesse, ele não podia deixar seu ambiente sobrecarregá-lo. Assim, o sonho de José o tornou responsável e isso afetou seu estilo de vida e o constituiu um modelo para os egípcios. Observe que onde quer que você coloque José, em um país estrangeiro, na casa de Potifar, em uma prisão. . . onde quer que você o coloque, ele entra e diz: "O que precisa ser feito aqui?" Essa atitude sempre afastou José do desespero e impediu que ele afundasse. Se você está tentando sair do desespero, não conseguirá obtendo tudo o que deseja, mas valorizando o que já tem. Se não for nada, senão o plano de Deus para sua vida, é tudo que você precisa.

Potifar viu que a mão do Senhor estava com José. Deus deu a José sucesso em tudo que ele fez. Não há nada nesta passagem que indique que José acreditasse que Deus o havia abandonado em suas dificuldades. Pelo contrário, José deve ter falado a essas pessoas sobre o seu Deus. José, no meio de suas dificuldades, estava enfrentando suas responsabilidades e dando a Deus o crédito por seu sucesso. Caso contrário, como Potifar saberia sobre seu Deus? Eu realmente acredito que quando José foi vendido como escravo, ele sabia que tudo o que tinha era Deus e sabia que Deus era tudo o que precisava. É incrível como José pôde superar as dificuldades atuais e continuar a ver a mão de Deus em sua vida. Não vejo José olhando em volta sentindo pena de si mesmo, perguntando: "Onde está Deus quando eu mais preciso dele?" Estou certo de que ele teve esses momentos, como qualquer humano teria. Mas ele era um homem que sabia que Deus estava com ele, independentemente de suas dificuldades. Ele estava procurando ser responsável onde quer que fosse levado.

Os Sonhos Dados Por Deus Ajudam em Tempos de Tentação

O sonho de José o inspirou em tempos de tentação. Deus estava abençoando ricamente a vida de José. Ele trabalhou alguns anos com os servos de Potifar. Seu mestre notou e entregou tudo o que possuía aos cuidados de José. E a passagem diz que o Senhor abençoou esse egípcio por sua bondade a José. Deus abençoou tudo em sua casa e em seus campos. Foi então que todos começaram a prestar atenção em José. Até agora ele era um servo humilde, mas agora que ganhou status, os olhos começaram a focar nele, especialmente a esposa de Potifar.

Gênesis 39:6b-20
“Ora, José era formoso de porte e de semblante. 7 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo. 8 Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem; 9 ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? 10 Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela. 11 Mas sucedeu, certo dia, que entrou na casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos homens da casa estava lá dentro. 12 Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora. 13 Quando ela viu que ele deixara a capa na mão dela e fugira para fora, 14 chamou pelos homens de sua casa, e disse-lhes: Vede! meu marido trouxe-nos um hebreu para nos insultar; veio a mim para se deitar comigo, e eu gritei em alta voz; 15 e ouvindo ele que eu levantava a voz e gritava, deixou as vestes ao meu lado e fugiu, escapando para fora. 16 Ela guardou a capa consigo, até que o senhor dele voltou a casa. 17 Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio a mim para me insultar; 18 mas, levantando eu a voz e gritando, ele deixou comigo a capa e fugiu para fora. 19 Tendo o seu senhor ouvido as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Desta maneira me fez teu servo, a sua ira se acendeu. 20 Então o senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados; e ele ficou ali no cárcere".

Ela manteve as vestes de José ao lado dela até que seu senhor voltou para casa. Então ela contou a ele a seguinte história: "Aquele escravo hebreu que você nos trouxe veio se aproveitar de mim. Mas assim que gritei por ajuda, ele deixou a capa ao meu lado e saiu correndo de casa". Quando seu mestre ouviu a história, sua esposa lhe disse: "Foi assim que seu escravo me tratou", ele ardeu de raiva. O senhor de José o levou e o colocou na prisão, o local onde os prisioneiros do rei estavam confinados.

José estava em uma posição complicada. Ele não podia contar a Potifar o que sua esposa havia feito. Sem dúvida, outros servos sabiam, mas não ousavam dizer nada. Então, José confiou em Deus. José disse: "Com eu no comando", ele disse a ela, "meu mestre não se preocupa com nada da casa; tudo o que ele possui confiou aos meus cuidados. Ninguém é maior nesta casa do que eu. Meu senhor não reteve nada de mim, exceto você, porque você é sua esposa. Como então eu poderia fazer uma coisa tão má e pecar contra Deus?" É incrível como esse jovem que foi vendido como escravo aos 17 anos e agora tem provavelmente 23 anos de idade pensava em Deus. "Como posso pecar contra Deus?

Devemos entender que há um proposito maior por trás de nossas circunstâncias difíceis. Obstáculos são coisas que você vê quando desvia o olhar da meta. Temos um Pai celestial e, no entanto, quando a tragédia chega, esse Pai parece estar calado. Às vezes, pensamos que uma resposta de Deus seria útil para convencer as pessoas ou talvez nos consolasse em uma crise. Nossa fé seria mais forte se Deus fizesse isso por nós? Se toda vez que enfrentamos alguma dificuldade que nos levou a questionar o propósito ou plano de Deus, se pudéssemos pedir a Deus e Ele falasse conosco pessoalmente, isso fortaleceria nossa fé? No entanto, nesses momentos, Deus não fala conosco audivelmente. Ele, em um sentido muito real, permanece muito silencioso. Você pode tomar algumas decisões e Deus fica calado. Você pode começar a se perguntar se Deus está trabalhando em sua vida. Você pode pensar que talvez por alguma razão Deus não esteja interessado em você o suficiente para trabalhar em sua vida como ele trabalha na vida dos outros. Duas perguntas básicas surgem quando isso acontece: o que Deus está fazendo ao não nos responder quando precisamos desesperadamente que Ele fale conosco? O que devemos fazer?

É nesses momentos que precisamos de um sonho dado por Deus maior que a vida. Você vê que é difícil perder de vista um sonho que é maior que a vida. Alguém disse: "A pessoa que não pode ver o definitivo se torna escrava do imediato". José nunca perdeu de vista o que era definitivo. Seu sonho dado por Deus o sustentou no momento. Ele foi capaz de dizer: "O que vier, não posso pecar contra Deus". Quando você percebe que Deus é tudo que você tem, não ousa dar as costas a ele quando a tentação vier.

Mas a vida não melhorou para José, pelo menos no momento. Mas ele continuou a experimentar as bênçãos de Deus. É somente quando você se apega ao sonho dado por Deus que Deus o abençoará, apesar de suas circunstâncias. Algumas pessoas são termostatos e outras são termômetros. Um termômetro reflete a temperatura do ambiente. O termostato controla a temperatura do ambiente. José era um termostato.

Sem um Sonho Dado Por Deus, Vivemos Uma Vida de Arrependimento

Quando deixamos de aceitar o plano de Deus para nossas vidas, vivemos uma vida de arrependimento. Os irmãos de José viveram uma vida de arrependimento pelo que haviam feito egoisticamente ao irmão. Eles passaram muitas noites sem dormir. Quando José os testou para ver se eles haviam mudado, observe que eles acreditavam que estavam sendo punidos pelo que haviam feito ao irmão mais de 20 anos antes.

Gênesis 42:21-22
21 Então disseram uns aos outros: Nós, na verdade, somos culpados no tocante a nosso irmão, porquanto vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava, e não o quisemos atender; é por isso que vem sobre nós esta angústia. 22 Respondeu-lhes Ruben: Não vos dizia eu: Não pequeis contra o menino; Mas não quisestes ouvir; por isso agora é requerido de nós o seu sangue".

Gênesis 45:4-8
4 José disse mais a seus irmãos: Chegai-vos a mim, peço-vos. E eles se chegaram. Então ele prosseguiu: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. 5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós. 6 Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. 7 Deus enviou-me adiante de vós, para conservar-vos descendência na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. 8 Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito"

Um sonho valioso começa com as necessidades das pessoas. Um sonho para esta igreja começa com as necessidades das pessoas que passam por essas portas.

Ainda mais tarde, quando Jacó morreu, o tratamento anterior a José ainda os assombrava. Eles tinham certeza de que receberiam o que estava vindo para eles. O pai deles estava morto e agora José pode puni-los sem nenhuma repercussão.

Gênesis 50:15-18
15 Vendo os irmãos de José que seu pai estava morto, disseram: Porventura José nos odiará e nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos. 16 Então mandaram dizer a José: Teu pai, antes da sua morte, nos ordenou: 17 Assim direis a José: Perdoa a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal. Agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam. 18 Depois vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis que nós somos teus servos”

José lembrou-lhes que Deus pretendia isso para o bem, mesmo que seus motivos fossem maus. Mas eles continuaram sendo assombrados, mesmo depois de serem perdoados. Quantos se arrependem de suas falhas passadas e, embora perdoados, ainda carregam o fardo do arrependimento.

Gênesis 50:20-21
20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida. 21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração”.

O Cumprimento do Sonho de José

José interpretou o sonho de Faraó sobre sete vacas gordas e sete magras e seu sonho sobre sete espigas de grãos, cheias e boas, crescendo em uma única haste e depois delas outras sete espigas brotaram --- murchas e finas queimadas pelo vento leste. E José disse ao faraó que havia sete anos de abundância e sete anos de fome. Então José disse:

Gênesis 41:33-44
"33 Portanto, proveja-se agora Faraó de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito. 34 Faça isto Faraó: nomeie administradores sobre a terra, que tomem a quinta parte dos produtos da terra do Egito nos sete anos de fartura; 35 e ajuntem eles todo o mantimento destes bons anos que vêm, e amontoem trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades e o guardem; 36 assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome. 37 Esse parecer foi bom aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos. 38 Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus? 39 Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. 40 Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu. 41 Disse mais Faraó a José: Vê, eu te hei posto sobre toda a terra do Egito. 42 E Faraó tirou da mão o seu anel-sinete e pô-lo na mão de José, vestiu-o de traje de linho fino, e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. 43 Ademais, fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Ajoelhai-vos. Assim Faraó o constituiu sobre toda a terra do Egito. 44 Ainda disse Faraó a José: Eu sou Faraó; sem ti, pois, ninguém levantará a mão ou o pé em toda a terra do Egito".

Foi neste exato momento que o sol, a lua e as estrelas se curvaram para José. Ele tinha trinta anos. Ele foi vendido como escravo aos 17 anos e passou os últimos sete anos na prisão. Agora ele tinha trinta anos.

Judá veio a seu irmão José mais tarde e disse: "... você é igual ao próprio Faraó". Na época em que ele falou essas palavras, pouco sabia que era José com quem estava falando. José ainda não havia se revelado para seus irmãos. No entanto, nós os vemos curvando-se a José de acordo com o sonho dado por Deus.

Eu ouvi alguém entrevistar uma cantora pop popular dizendo: você parece que fez sucesso da noite para o dia. A cantora pop disse que tinha sido uma longa noite de dez anos. O sonho de José se tornou realidade, mas foi demorado e tortuoso chegar. Mas valeu a pena.

Conclusão: Um sonho valioso desafia e atrai pessoas. Na década de 1960, quando JFK sonhava em colocar um homem na lua, era tecnologicamente e fisicamente impossível na época em que ele expressou seu sonho. Mas esse sonho deu a nação americana direção e energia para realizar o sonho. "Somente quem vê o invisível pode fazer o impossível"

Um estudo sociológico no qual cinquenta pessoas com mais de noventa e cinco anos responderam uma pergunta: "Se você pudesse viver sua vida novamente, o que faria de diferente?" era uma pergunta em aberto, e uma multiplicidade de respostas veio desses idosos mais velhos. No entanto, três respostas constantemente ressurgiram e dominaram os resultados do estudo. Essas três respostas foram:
  1. Se eu tivesse que repetir novamente, refletiria mais.
  2. Se eu tivesse que repetir, arriscaria mais.
  3. Se eu tivesse que fazer tudo de novo, faria mais coisas que sobreviveriam depois da morte.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

José: Um Homem Com Um Sonho José: Um Homem Com Um Sonho Reviewed by Aldenir Araújo on setembro 08, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.