Onde Tudo Começa?

Onde Tudo Começa?
Texto: Gênesis 1:1 - Apocalipse 21:22

Introdução: Você já entrou em uma igreja e se perguntou: “De onde vêm essas pessoas?” Ou “O que está no centro do que estão fazendo?” Isso não é incomum. Precisamos de um ponto de referência para podermos colocar tudo em perspectiva. Pode ser difícil se comprometer, se eu realmente não souber o âmbito geral de tudo o que está acontecendo. Eu preciso de um ponto de referência para começar a jornada. Pode ser por isso que o estudo da Bíblia é tão difícil para o iniciante.

As doutrinas da Igreja procuram dar pontos de referência, mas muitas vezes uma pessoa começa a tentar encaixar todo o escopo do ensino bíblico em alguns passos de uma fórmula pré-digerida. Com muita frequência, os passos simples são seguidos sem compreender ou mesmo investigar o âmbito completo do que Deus deseja realizar por meio de seu relacionamento com aqueles que o procuram.

A história revelada entre Gênesis, capítulo um, e Apocalipse, capítulo 22, manifesta o âmbito completo da história da salvação. A Bíblia revela todo o escopo histórico da atividade de Deus entre os seres humanos. As Escrituras revelam a história sobre Deus criando o mundo e colocando seus filhos nele. No livro de Gênesis, a história começa com a criação e a queda da humanidade. A humanidade está separada do paraíso do Éden e da árvore da vida. Os primeiros seis capítulos da Bíblia revelam o poder devastador do mal quando o mundo é destruído por um dilúvio. Nos últimos capítulos da Bíblia, no encerramento do livro do Apocalipse, a visão de João retrata um novo Éden, à medida que os filhos de Deus recuperam o acesso à árvore da vida. A história histórica da salvação é desdobrada diante de nossos olhos, desde sua concepção até sua culminação. A beleza disso tudo é que Deus deseja que sejamos incluídos em seu livro da vida.

O personagem principal em toda a Bíblia é Deus. A Bíblia é uma história sobre a obra de Deus para restaurar nossas vidas ao seu propósito original - restaurar o que perdemos no Éden. O criador da vida está trabalhando através de toda a bagunça que o mal cria em nossas vidas, para nos devolver a vida que ele pretendia que tivéssemos antes da criação. Seu trabalho culminará na vida eterna para aqueles que o ouvem. Será uma vida sem maldade, pois o mal será destruído.

Se perdermos o céu, perderemos tudo que essa vida deveria ser - muito mais do que podemos imaginar.

Descobrindo a Misericórdia de Deus

Você já deve ter visto imagens religiosas em catedrais de personagens bíblicos moldados em belos vitrais. Deixa a impressão de que os verdadeiros seguidores de Deus na Terra vivem num reino surreal, longe das tentações das pessoas comuns. Ao contrário da opinião de muitos, nenhuma das pessoas de Deus do passado viveu em um mundo de vitrais. O povo de Deus vive sob seu governo, mas eles não são impermeáveis ​​às realidades de viver no planeta Terra.

O que você realmente vê através da história da salvação é Deus trabalhando na vida de assassinos, adúlteros, vigaristas, ladrões, homossexuais, bêbados, caluniadores, idólatras, etc., para salvar suas vidas (1 Coríntios 6:9-11). Muitos dos livros da Bíblia são escritos por ex assassinos - Moisés, Davi e Paulo. Esses homens ceifavam vidas inocentes deliberadamente. Moisés escreve os cinco primeiros livros da Bíblia. Davi é responsável pela maior parte dos Salmos. Paulo escreve pelo menos treze livros do Novo Testamento. Um ladrão sem nome está morrendo numa cruz ao lado de Jesus. Ele pede para ser lembrado por Cristo; Jesus simplesmente diz: "Hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:43). Momentos antes de ele estar amaldiçoando a Cristo, ambos pendurados em suas cruzes (Mateus 27:44). Esses indivíduos são exemplos típicos da disposição de Deus para salvar sua criação.

É importante que eu me esforce para entender essa mensagem básica quando começo o estudo da Bíblia. O estudo da Bíblia me levará cara a cara com o mal em minha vida. Deus não quer que eu me vire e corra dele toda vez que eu descobrir uma nova faceta do mal em minha vida que eu nunca vi antes. Ele está simplesmente me pedindo para reconhecê-lo e se afastar do mal e correr para ele, para que ele possa redimir a situação em que me encontro. Deus não quer que eu costure folhas de figueira para cobrir minha nudez; ele quer que eu me volte para ele. Deus deu a Adão e Eva peles de animais para cobrir sua nudez; hoje ele me dá seu filho, Jesus Cristo, para cobrir minha nudez.

O tema da Bíblia revela que Deus não nos salva porque somos justos, mas porque ele é misericordioso. Na história de Daniel encontramos Daniel orando a Deus, não porque Daniel é justo, mas porque Deus é misericordioso. Ele clama em oração: 18 Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome; pois não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. 19 Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e põe mãos à obra sem tardar, por amor de ti mesmo, ó Deus meu, porque a tua cidade e o teu povo se chamam pelo teu nome” (Daniel 9:18-19). Um Deus misericordioso enviou anjos para responder à oração de Daniel. Este é o principal tema da história da salvação.

Estudar a Bíblia me permitirá ver todo o escopo da obra de Deus na vida daqueles que falharam miseravelmente. Eu aprendo o que Deus fez pelos outros que ele fará por mim, porque ele não estima uma pessoa em detrimento de outra (Atos 10:34-35). Deus quer que eu saiba que ele providenciou o perdão de todo mal que já foi feito ou que será feito; se tão somente pudermos aceitar o seu perdão.

O Impacto de Uma Vida

A Bíblia abre com a história de Adão e Eva no Éden. Nós os vemos banidos do Éden por causa de uma escolha errada - comer ou não comer. Pode parecer uma escolha trivial até que sigamos a consequência daquela escolha através dos primeiros seis capítulos do Gênesis. Lá vemos Deus salvando a humanidade através da vida de um homem buscando fazer a escolha certa - construir uma arca para o benefício da criação de Deus. A destruição começa com a escolha de Eva, levou Caim a matar Abel e termina na destruição de toda a raça humana - exceto pela misericórdia de Deus.

Ao longo da história da salvação, vemos o impacto que uma pessoa tem em toda a raça humana. Adão e Eva tiveram outro filho, Sete, que começou a invocar o nome do Senhor. A decisão de Sete de invocar o nome do Senhor impactou a salvação da humanidade através de seu descendente Noé. A escolha de Sete influenciou Noé para a salvação da humanidade. À medida que seguimos a progressão histórica, aprendemos que a decisão de Abraão em Gênesis doze está influenciando um mundo perdido hoje. O apóstolo Paulo diz assim:

Gálatas 3:26-29 26 Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”.

Deus prometeu que abençoaria todas as nações por meio da decisão de Abraão de segui-lo (Gênesis 12:1-3). A história da salvação traça os descendentes de Abraão para mim através de Jesus Cristo. Eu sou um herdeiro da promessa que Deus fez a Abraão por sua fidelidade. A decisão de Abraão está tendo um impacto direto em minha vida enquanto escrevo esta mensagem. A fidelidade de Deus em cumprir sua promessa a Abraão me garante que Deus oferece a mesma promessa para mim através de Jesus Cristo.

A decisão de Abraão revela como minha decisão de aceitar a promessa de Deus terá impacto nas gerações futuras. Sabemos que nossas decisões ambientais estão tendo um impacto devastador em nosso planeta. A questão é: "A terra sobreviverá?". Transfira essa mesma preocupação para todas as nossas decisões morais olhando para além deste mundo para a eternidade. Nós vamos sobreviver eternamente?

A Bíblia nos dá o âmbito histórico da obra de Deus enquanto ele procura se revelar para um mundo perdido através de uma vida de cada vez. As genealogias da Bíblia estão cheias de nomes impronunciáveis, mas estão lá por um propósito. O registro histórico de Deus traça seus passos através das vidas e corações daqueles que ele criou. Ele não se envergonha de traçar sua obra através da vida de um assassino ou de uma prostituta. Isso me convence de que sou abençoado por poder invocar um Deus misericordioso. Ele deseja salvar minha vida das escolhas devastadoras que os outros fizeram para mim. Ele inclusive me salvará daquelas que fiz para mim; e aquelas que continuo a fazer através da minha própria fraqueza e ignorância.

Por Onde Começar

Porque não começar o estudo da Bíblia no livro de Gênesis e traçar o escopo da obra de Deus através da história da humanidade? Observe Deus trabalhando através da vida de pessoas reais, em lugares reais, enquanto vivem sob as consequências devastadoras de suas escolhas erradas e das escolhas erradas dos outros. Observe como Deus procura transformá-los para si mesmo, a fim de redimir sua criação por si mesmo. Seja levado a pensar sobre o que esse mesmo Deus soberano deseja fazer através de sua vida para salvá-lo pessoalmente - para salvar gerações ainda não nascidas.

Devo lembrar que ninguém é tão bom a ponto de não precisar da obra de salvação de Deus - nem mesmo de Jesus. Deus é o único que é bom. Jesus não reivindica bondade para si mesmo.

Marcos 10:17-18 17 Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? 18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus”.

A história da salvação é pouco preocupada com a linha do tempo, a cultura ou as realizações científicas ou a falta deles ou mesmo a pecaminosidade daqueles que estão sendo chamados. Deus está preocupado com a decisão de uma pessoa de permitir que ele estabeleça seu domínio em seu coração.

A história da salvação traça a linhagem da humanidade fiel ao nascimento de Cristo. Em Lucas, no terceiro capítulo, Lucas gira em torno de tudo quando ele traça o nascimento de Cristo para trás através de Davi, Abraão, Noé, Sete e Adão (Lucas 3:23-38). Eu gosto de onde ele diz “. . . Sete de Adão, e Adão de Deus”. Imagine, ADÃO O FILHO DE DEUS - este é o seu relacionamento com Deus no Éden. Isso torna cada pessoa na terra um filho de Deus por direito de criação. Se Adão era um filho de Deus, eu também sou e você também.

Pense no tipo de relacionamento que um pai preocupado deseja com seus filhos. É de admirar porque Deus quer salvar a vida de todos os seus filhos e filhas sofredores? Que tipo de Deus ele seria se ele não quisesse trazer seus filhos de volta para si mesmo?

Conclusão:

Há somente uma genealogia encontrada no Novo Testamento. É a genealogia de Cristo que é traçada para trás através dos corações daqueles que seguiram a Deus. O apóstolo Paulo nos diz que, quando permitimos que Deus nos vista com a justiça de Cristo, nos tornamos descendentes de Abraão e herdeiros com ele das promessas de Deus.

Gálatas 3:26-29 26 Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”.

Deus propôs que nosso relacionamento com ele seja restaurado em Cristo, que expiou nosso mal com seu sacrifício pessoal.

Este é o escopo da história da salvação em poucas palavras. O que você vai decidir – lembre-se do futuro do mundo - a eternidade - depende da sua decisão?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem