A Diferença Entre Pregação e Palestra Motivacional

A Diferença Entre Pregação e Palestra Motivacional
Qual é a diferença entre pregação e palestra motivacional?

Muito do que se passa por pregação hoje é mais um discurso ou palestra motivacional espiritualizada. Mas a pregação deve ser mais do que autoajuda na vida das pessoas.

Então, o que distingue um sermão de qualquer outro discurso?

Acredito que duas coisas são fundamentais para cada sermão que o diferencia, tornando-o diferente de todos os outros tipos de comunicação.

Um sermão deve ser baseado na Bíblia e centrado em Cristo.

Deixe-me explicar o que quero dizer e porquê.

Baseado na Bíblia

Um sermão precisa ser baseado na Bíblia. Em outras palavras, seu sermão deve ser baseado no que você vê na Bíblia.

Se você está pregando sobre qualquer outra coisa, isso não é um sermão.

Deixe-me dar-lhe três razões rápidas para que cada sermão seja baseado na Bíblia.

1. A Bíblia é a Palavra Inspirada e Inerrante de Deus

Se você não crê que a Bíblia é inspirada por Deus, você não deveria estar pregando.

Como a Bíblia diz em 2 Timóteo 3:16-17, 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”.

Toda a escritura é inspirada e soprada por Deus, e é útil para ensinar a todos tudo o que precisamos para sermos seguidores totalmente equipados de Jesus.

2. A Bíblia Nos Ordena a Pregar a Bíblia

Se cremos que a Bíblia é inspirada por Deus, e a Bíblia nos ordena a pregar a Bíblia, então devemos pregar a Bíblia.

Paulo continua com isso imediatamente após 2 Timóteo 3:16-17. Em nossas Bíblias de hoje, vemos uma quebra de capítulo ali, mas na escrita original, era apenas uma longa carta. Não havia quebra de capítulo. Assim, o início de 2 Timóteo 4 está ligado ao final de 2 Timóteo 3.

2 Timóteo 4:1-2 diz: 1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino”

Então Paulo diz a Timóteo: “A Bíblia é a inspirada Palavra de Deus, portanto, pregue a Bíblia”. E o mandamento de Paulo a Timóteo aplica-se a todos os pregadores ainda hoje.

Precisamos pregar a Palavra seja ela popular ou não, se as pessoas são receptivas a ela ou não, ou se é culturalmente aceitável ou não.

Nosso chamado como pregadores é pregar fielmente a Palavra.

3. A Bíblia Nos Mantém Fundamentados

Paulo ainda não terminou suas instruções para Timóteo. Em 3:16-17 ele disse: “A Bíblia é a inspirada Palavra de Deus”. Então ele disse: “Pregue a palavra” (4:1-2). E em 4:3-4, Paulo continua: 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas”

Paulo está essencialmente dizendo que a Bíblia nos mantém fundamentados na verdade.

Você precisa continuar pregando a Bíblia porque vai chegar um momento, acredite ou não, onde as pessoas vão apenas ouvir o que soa bem aos seus ouvidos, qualquer pessoa que esteja dando uma palestra motivacional, terá mais carisma, ou diz coisas como: "viva a sua própria verdade". Eles seguirão os mestres que dizem o que soa bom para eles.

As pessoas vão começar a vagar e seguir esses outros pregadores e mestres, e não vão mais ouvir e seguir a verdade da Palavra de Deus.

Precisamos pregar a Bíblia porque (1) é a inspirada Palavra de Deus, (2) a Bíblia nos ordena a pregar a Bíblia, e (3) nos mantém firmados na verdade da palavra de Deus em vez de nos desviar para outras falsas mitos e ensinamentos.

A primeira marca distintiva da pregação é que ela é baseada na Bíblia.

Veja também:

Centrado em Cristo

A segunda marca distintiva da pregação é que ela é centrada em Cristo.

Por mais de 2.000 anos, os cristãos tiveram uma única mensagem com milhões de aplicações. Nós a chamamos de evangelho.

O evangelho é simplesmente as boas novas de Jesus, quem ele é, o que ele fez e como pagou o preço pelos nossos pecados.

É o ponto central de todo o cristianismo. É a mensagem que pregamos.

Eu poderia dizer muito sobre este assunto, mas deixe-me dar duas razões rápidas para que cada sermão seja centrado em Cristo.

1. O Evangelho Nos Ajuda a Interpretar a Bíblia.

Se toda a nossa pregação é baseada na Bíblia, o evangelho nos ajuda a entender como interpretar corretamente o que a Bíblia nos diz, porque toda a Escritura se cumpre em Jesus.

Vemos isso na história logo depois que Jesus ressuscitou. Ele estava andando na estrada para Emaús e ele encontra dois de seus discípulos. Por algum motivo, eles não o reconhecem.

Eles estão andando e falando sobre todos os eventos que acabaram de acontecer, como Jesus foi crucificado e agora ele não está mais no túmulo. E Jesus está apenas ouvindo, fingindo que ele não sabe o que está acontecendo.

Mas então, Jesus interrompe. Ele basicamente diz: "Obviamente, esse homem de quem vocês estão falando, esse personagem, Jesus, era o Messias, o único que Deus prometeu que viria".

E então lemos em Lucas 24:27 “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras”.

Não podemos perder o sentido desta passagem. Isso é maravilhoso! É como Jesus interpreta a Bíblia.

Começando com Moisés (os primeiros livros da Bíblia) todo o caminho através dos profetas (todo o Antigo Testamento), Jesus discorreu e disse: "Aqui estão as coisas que foram escritas sobre mim"

Todo o Antigo Testamento prenuncia e se cumpre em Jesus, e Jesus apontou isso para nós.

Assim, a maneira correta de entender as escrituras, de acordo com Jesus, é vê-la como sendo cumprida por meio de Jesus.

Se não estamos pregando de maneira centrada no evangelho, olhando nossa Bíblia e tentando interpretá-la e aplicá-la pelas lentes de quem Jesus é e do que Jesus realizou por nós em sua morte, sepultamento e ressurreição, então estamos perdendo o foco. Não estamos interpretando e aplicando corretamente as Escrituras.

Nós vemos a Escritura mais claramente quando a vemos através do evangelho.

2. A Igreja Primitiva Pregou o Evangelho

Quando você olha para os sermões da igreja primitiva e toda a pregação que vemos no Novo Testamento, tudo está pregando uma mensagem: O Evangelho.

No livro de Atos, vemos um pequeno grupo de 120 crentes e, de repente, algo acontece. Esse pequeno grupo de 120 se espalha para milhares de pessoas, em várias cidades, por todo o império romano e, eventualmente, em todo o mundo.

Como isso aconteceu?

Pregação.

Pregando o que?

Pregando o evangelho.

Basta olhar em todo o livro de Atos e você verá a prova disso em todos os lugares.

O primeiro sermão no livro de Atos acontece no capítulo 2, no dia de Pentecostes, quando Pedro prega para uma grande multidão de pessoas.

O que ele prega? Ele prega o evangelho.

Mais tarde, quando os líderes religiosos judeus estão ficando com raiva dos discípulos de Jesus, porque eles estão com raiva? Atos 4:2 diz que eles estavam "doendo-se muito de que eles ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos". Em outras palavras, eles estavam proclamando o evangelho, as boas novas que Jesus ressuscitou dos mortos e através dele, você também pode.

Então, depois que os discípulos foram espancados e libertados da prisão com o advertência de nunca mais pregar o evangelho, o que eles fazem?

Atos 5:42 diz: “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo”.

Ao longo do livro de Atos, podemos ir capítulo por capítulo e podemos ver todos os sermões de pessoas como Filipe, Paulo e Pedro, e em todas as mensagens eles estão pregando o evangelho.

Em cada mensagem, a razão pela qual eles estão pregando não é apenas ensinar as pessoas a Bíblia. Não é só ensinar as pessoas a serem boas. Não é só ensinar as pessoas o que é certo e o que é errado. Eles pregam para contar às pessoas as boas novas sobre Jesus, quem ele é, o que ele fez e porque é importante para nós.

Nossa pregação precisa ser centrada em Cristo porque (1) o evangelho nos ajuda a interpretar as Escrituras adequadamente, e (2) o evangelho é a razão pela qual pregamos. É a motivação por trás de tudo que fazemos. É o ponto do cristianismo, e é por isso que estava em todas as igrejas primitivas.

Como o Evangelho Leva a Pregação a um Nível Mais Profundo

Vamos pensar por um segundo sobre alguns dos tópicos sobre os quais pregamos e como uma conexão com o evangelho nos ajuda a entender isso em um nível mais profundo.

Digamos que você esteja pregando um sermão sobre o amor.

Nós amamos não apenas porque o amor é bom, nos faz sentir calorosos e confusos, e é a coisa certa a se fazer. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Ele nos amou o suficiente para enviar seu filho para morrer por nós. Não há amor maior do que isso.

Talvez você esteja pregando sobre alegria.

Nós não apenas pregamos sobre alegria para que você possa ser feliz e se sentir bem. É mais profundo que isso. Temos alegria porque Jesus veio e conquistou Satanás, pecado e morte. A batalha já foi vencida, então podemos celebrar isso.

Se você está pregando sobre o perdão, pergunte: "Por que devemos perdoar as outras pessoas?"

Nós não apenas perdoamos as pessoas porque é a coisa certa a fazer ou nos livra da amargura. Nós perdoamos as pessoas porque Deus nos perdoou através de Jesus.

O evangelho é mais do que apenas uma chamada ao altar ou algo que você agrega ao final de sua mensagem. O evangelho é a mensagem.

A Diferença

O que separa a pregação de apenas outro discurso ou palestra motivacional?

A pregação é baseada na Bíblia e centrada em Cristo.

Toda boa e fiel pregação precisa dessas duas coisas. Se não, seu sermão não é diferente de outro discurso qualquer.

A pregação deve ser baseada na Bíblia e centrada em Cristo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem