Polindo a Personalidade ou Construindo o Caráter?

Polindo a Personalidade ou Construindo o Caráter?
Texto: Provérbios 11:3

“A integridade dos retos os guia; porém a perversidade dos desleais os destrói”

Introdução: Já foi dito: "O caráter é algo que você tem ou é algo que você é!" Em vez de ser um personagem, todos nós devemos nos esforçar para ser pessoas de caráter.

A palavra “caráter” não ocorre na Bíblia. Duas palavras da Bíblia para caráter são:

1. INTEGRIDADE. Webster define integridade - "Uma condição não comprometida ou adesão sólida a um código de valores morais e a qualidade ou o estado de ser completo e indivisível".

Nosso texto diz que a integridade guia uma pessoa. Ela direciona e influencia as escolhas de um homem. Suas decisões são baseadas na integridade de seu coração, não na multidão em que ela se encontra ou nas circunstâncias em que ela se encontra. Exemplo: José (Gênesis 39) Veja também Provérbios 19:1; 20:7
  • O ex-senador Alan Simpson disse: "Se você tem integridade, nada mais importa. Se você não tem integridade, nada mais importa"
  • Charles Colson disse: "Os três ingredientes mais importantes no trabalho cristão são integridade, integridade e integridade".
2. VIRTUDE (Provérbios 31:10 refere-se a “uma mulher virtuosa” - Uma mulher de caráter.)
Todo mundo tem um certo tipo de personalidade (às vezes chamado de “temperamento”), mas o caráter é algo que deve ser adquirido. Se você não adicionar virtude (caráter), você não terá (2 Pedro 1:5).

Nunca confunda o caráter de alguém com sua personalidade.

I. AS DIFERENÇAS Entre Caráter e Personalidade

  • O caráter é construído - Personalidade é algo com que nascemos.
  • O caráter é desenvolvido - Personalidade é quem somos inerentemente.
  • O caráter pode ser perdido ou recuperado - A personalidade nunca é perdida, mas pode se tornar manchada ou polida.
Chuck Swindoll disse: “Reputação é o que as pessoas pensam que você é. Caráter é o que você é, independentemente do que as pessoas pensam”
  • Caráter é uma questão de escolha - Personalidade é uma questão de hereditariedade.
  • O caráter é ao mesmo tempo divino e humano - A personalidade é primariamente do homem.
  • Uma pessoa pode ter uma personalidade brilhante, mas ser desprovida de caráter interior. Saul “jovem e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele... ” (1 Samuel 9:2).
  • Nós temos muitas personalidades brilhantes no Brasil, mas temo que haja uma falta de caráter.

II. O DESENVOLVIMENTO do Caráter.

Nosso foco deve ser construir caráter em nossas vidas. As vezes as pessoas tentam cobrir sua falta de caráter simplesmente polindo sua personalidade.

A. O caráter é desenvolvido no secreto - o que uma pessoa faz quando sabe que ninguém está olhando para ela. D.L. Moody disse: "caráter é o que você é no escuro".
1. No entanto, a personalidade é polida para que os outros vejam a pessoa publicamente sob uma luz positiva (Mateus 23:27).

B. Davi (Salmo 26:1 – “Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade…”). O caráter de Davi foi desenvolvido quando ele fugiu de um rei ciumento e viveu no deserto. O caráter raramente é formado com uma vida de conforto ou prazer.

C. O filho de Davi, Absalão, tinha personalidade, mas carecia de caráter. Absalão poliu sua personalidade para melhorar sua persona externa para obter vantagem egoísta (ver 2 Samuel 15:2-6).
1. Alguns podem exibir uma medida de bondade, como Absalão, mas é apenas uma fachada, mostrada para ganhar a aceitação ou aprovação de alguém (2 Pedro 2:3). Os políticos são especialistas nisso.
2. As pessoas polidas são agradáveis ​​e amáveis ​​à medida que se misturam com outras pessoas afins. A personalidade deles muda quando eles estão perto de pessoas que não concordam com eles.

D. O caráter não muda independentemente das circunstâncias. O caráter não sucumbe à pressão dos colegas (Daniel 1:8; 3:16-18; 6:10).

III. A EXIBIÇÃO do Caráter.

  • A Bíblia dá muitos exemplos de homens e mulheres de caráter moral versus homens com personalidades polidas.
  • Jó era homem íntegro (Jó 2:3; 27:5; 31:1). Rute era mulher de caráter (Rute 3:11).
A. Homens de caráter, como Davi, não se ofendem facilmente quando são falsamente acusados ​​(1 Samuel 17:28-29).

B. Homens de caráter não buscam vingança quando injustiçados (por exemplo, José). Em vez disso, um homem de caráter concederá graça àqueles que o ofenderam (Gênesis 50:20-21; 2 Samuel 9).

C. Homens de caráter não são perfeitos. Quando eles pecam, eles confessam seu pecado, confessam e se arrependem (2 Samuel 12).
1. Homens de caráter, como Davi, aceitarão total responsabilidade por suas ações insensatas (1 Crônicas 21:8).
2. No entanto, os homens de personalidade procurarão culpar os outros por seus erros, como o rei Saul (1 Samuel 15:13-15, 20-21).

Conclusão: Certifique-se de que você está construindo caráter em sua vida e não apenas polindo sua personalidade. Enquanto polir pode ser bom, é inútil a menos que haja força de caráter para respaldá-lo. Quando o polimento se torna um fim em si mesmo, é apenas orgulho - E isso é pecado.

Lembre-se: “O Senhor não vê como o homem vê; porque o homem olha para a aparência exterior [personalidade], mas o Senhor olha para o coração [caráter] (1 Samuel 16:7).

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Polindo a Personalidade ou Construindo o Caráter? Polindo a Personalidade ou Construindo o Caráter? Reviewed by Aldenir Araújo on julho 14, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.