O Exemplo da Igreja em Tessalônica

O Exemplo da Igreja em Tessalônica
O apóstolo Paulo obviamente considerou a igreja em Tessalônica como uma congregação fiel, exemplo. 2 Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, 3 lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, 4 conhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição” (1 Tessalonicenses 1:2-4). Eles haviam recebido o evangelho do Senhor através de Paulo e de outros e, por meio de sua obediência ao evangelho, tornaram-se “modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia” (1:7).

O conceito de fidelidade é casado com uma aceitação da verdade, juntamente com um esforço para se adequar a ela. Considere a descrição de Paulo dos cristãos em Tessalônica: 13 Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes. 14 Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus” (2:13-14).

A igreja de Tessalônica havia acolhido e assimilado a verdade de Deus em suas vidas. Eles estavam seguindo o exemplo de outras igrejas fiéis e, como tal, servem como um maravilhoso exemplo para nós também imitarmos. Com isso em mente, considere o versículo 3 no primeiro capítulo da carta. “…vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai”

Obra de Fé

A vida de fé deles é vista pelo testemunho de forasteiros. Quando Paulo chegou a Tessalônica em Atos 17, os judeus incrédulos ficaram irados. Quando eles não conseguiram encontrar Paul para puni-lo, eles expressaram sua frustração sobre alguns dos irmãos na cidade. Eles os arrastaram para o mercado e os acusaram diante do público: “arrastaram Jáson e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui, 7 os quais Jáson acolheu; e todos eles procedem contra os decretos de César, dizendo haver outro rei, que é Jesus” (17:6-7). Embora a fidelidade deles tenha feito com que fossem insultados por alguns, é notável que eles estivessem “todos agindo de forma contrária” às expectativas dos homens em servir o seu Senhor.

O trabalho deles incluiu o evangelismo: “Porque, partindo de vós fez-se ouvir a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e na Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se divulgou, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma” (1:8). Também incluía a edificação mútua deles: “exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo” (5:11).

Trabalho de Amor

O chamado para amar uns aos outros como irmãos é um princípio central da fé cristã. “Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros” (1 João 3:11). Os tessalonicenses servem como um exemplo maravilhoso dessa virtude: 9 Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros; 10 porque certamente já o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamos-vos, porém, irmãos, a que ainda nisto abundeis cada vez mais” (4:9-10).

Uma demonstração disso é encontrada em seus esforços benevolentes em favor dos santos. Paulo se referiu a eles junto com as outras igrejas da Macedônia em uma carta aos coríntios. 2 como, em muita prova de tribulação, a abundância do seu gozo e sua profunda pobreza abundaram em riquezas da sua generosidade. 3 Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente, 4 pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos” (2 Coríntios 8:2-4).

Firmeza de Esperança

É um aspecto revelador de sua fidelidade que eles a mantiveram apesar das circunstâncias difíceis de sua existência. Paulo escreveu suas cartas a Tessalônica ao sofrer uma perseguição significativa. Paulo observou que, assim como os cristãos da Judéia foram maltratados, “porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus” (2:14).

Enquanto a perseguição era difícil, os tessalonicenses perseveraram na esperança. Eles esperavam pelo retorno do Senhor. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (4:16-18).

Conclusão: A igreja em Tessalônica era uma igreja fiel, não uma igreja perfeita. Por exemplo, alguns estavam andando de maneira desordenada. Paulo até indicou que uma persistência em seu pecado justificaria a retirada da comunhão da parte dos fiéis (2 Tessalonicenses 3:6). Havia uma necessidade constante de advertência, consolo, defesa e paciência (1 Tessalonicenses 5:14).

No entanto, seu trabalho, fé e esperança os mantiveram em bom destaque. Nisso, eles servem como um maravilhoso exemplo para nós hoje. E a nossa congregação? Somos fiéis? Somos um exemplo positivo para outras igrejas?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem