Série: Mensagem Dos Profetas Menores - A Mensagem de Jonas: Um Deus Gracioso e Compassivo

Texto: Jonas 4:2

Introdução: Nesta série, estamos fazendo uma visão geral dos Profetas Menores. O objetivo é (1) entender o tema geral de cada livro e (2) ver quais lições existem para nós. Neste sermão, vamos ver o que podemos aprender com o livro de Jonas.

Contexto Histórico

· Nínive era a capital da Assíria - o império mundial de cerca de 900-607 aC; acabaria por levar o reino do norte (Israel) ao cativeiro (2 Reis 17:5-6)

· Jonas é mencionado em conexão com Jeroboão, filho de Joás (2 Reis 14:23-25) - sugerindo que Jonas profetizou durante esse tempo; contemporâneo com Oséias (Oseias 1:1) e Amós (Amós 1:1)

· Alguns questionam se este livro é história ou um mito - Jesus falou dele como história (Mateus 12:40-41).

Tema Geral: Um Deus Gracioso e Compassivo

· Jonas reconhece isso acerca Deus (4:2) - mas isso não foi elogio, foi uma reclamação; esta foi a razão pela qual Jonas fugiu para Társis; ele não queria que Deus poupasse os ninivitas

· Isso não é direcionado apenas para o povo escolhido de Deus - para outra nação como Nínive

· Muitas vezes pensamos neste livro como sendo sobre Jonas e o grande peixe (1:17) - no entanto, é mais sobre Jonas e Deus; a reação de Jonas a Deus por ser Deus gracioso e compassivo

Pontos Principais

· Deus queria que Nínive ouvisse Sua mensagem (1:2) - não apenas para condená-los (3:4); implicava um chamado ao arrependimento (3:10)

· Jonas não quis levar a mensagem a Nínive (1:3) - tentou fugir para Társis (sul da Espanha); Acabou sendo engolido por um grande peixe para fazê-lo voltar (2:3, 9; 3:1-3); mesmo assim, ele ainda não estava entusiasmado com isso (4:1-3)

· Nínive respondeu à mensagem de Deus - mensagem muito simples (3:4); foi uma resposta dramática e universal (3:5-9)

· A compaixão de Deus é razoável - Deus questionou se Jonas tinha uma “boa razão para ficar com irado” (4:4), depois ensinou uma lição com uma planta e um verme (4:5-9); Deus então explicou que Ele tinha boas razões para ser compassivo (4:10-11); Ele os criou e, portanto, não gostaria que fossem destruídos (Ezequiel 18:32).

Lições Para Nós

· Deus quer que todos os homens se arrependam (Atos 17:30-31) - “todas as pessoas em todos os lugares”; não apenas uma certa classe / raça; aqueles que não se arrependerem perecerão (Lucas 13:3, 5); Deus não quer que isso aconteça (2 Pedro 3:9)

· A palavra de Deus pode salvar a despeito de nós - é o poder de Deus para a salvação (Romanos 1:16); somos fracos e inadequados (2 Coríntios 4:7); o evangelho pode até superar uma má atitude do proclamador (Filipenses 1:15-18)

· Não devemos julgar os outros como indignos da misericórdia de Deus - Paulo era o principal dos pecadores (1 Timóteo 1:15); Ananias teve que ser convencido a pregar para ele (Atos 9:10-15); Os cristãos em Jerusalém tinham que ser convencidos a aceitá-lo (Atos 9:26-27); ainda assim ele foi um exemplo para mostrar que QUALQUER UM pode encontrar misericórdia de Deus (1 Timóteo 1:16)

Conclusão

· Jonas nos lembra que Deus é um Deus gracioso e compassivo – para com TODAS as pessoas
· Devemos mostrar essa mesma misericórdia para com os outros, para podermos levá-los à verdade

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem