Texto: Jonas 4:2

Introdução: Nesta série, estamos fazendo uma visão geral dos Profetas Menores. O objetivo é (1) entender o tema geral de cada livro e (2) ver quais lições existem para nós. Neste sermão, vamos ver o que podemos aprender com o livro de Jonas.

Contexto Histórico

· Nínive era a capital da Assíria - o império mundial de cerca de 900-607 aC; acabaria por levar o reino do norte (Israel) ao cativeiro (2 Reis 17:5-6)

· Jonas é mencionado em conexão com Jeroboão, filho de Joás (2 Reis 14:23-25) - sugerindo que Jonas profetizou durante esse tempo; contemporâneo com Oséias (Oseias 1:1) e Amós (Amós 1:1)

· Alguns questionam se este livro é história ou um mito - Jesus falou dele como história (Mateus 12:40-41).

Tema Geral: Um Deus Gracioso e Compassivo

· Jonas reconhece isso acerca Deus (4:2) - mas isso não foi elogio, foi uma reclamação; esta foi a razão pela qual Jonas fugiu para Társis; ele não queria que Deus poupasse os ninivitas

· Isso não é direcionado apenas para o povo escolhido de Deus - para outra nação como Nínive

· Muitas vezes pensamos neste livro como sendo sobre Jonas e o grande peixe (1:17) - no entanto, é mais sobre Jonas e Deus; a reação de Jonas a Deus por ser Deus gracioso e compassivo

Pontos Principais

· Deus queria que Nínive ouvisse Sua mensagem (1:2) - não apenas para condená-los (3:4); implicava um chamado ao arrependimento (3:10)

· Jonas não quis levar a mensagem a Nínive (1:3) - tentou fugir para Társis (sul da Espanha); Acabou sendo engolido por um grande peixe para fazê-lo voltar (2:3, 9; 3:1-3); mesmo assim, ele ainda não estava entusiasmado com isso (4:1-3)

· Nínive respondeu à mensagem de Deus - mensagem muito simples (3:4); foi uma resposta dramática e universal (3:5-9)

· A compaixão de Deus é razoável - Deus questionou se Jonas tinha uma “boa razão para ficar com irado” (4:4), depois ensinou uma lição com uma planta e um verme (4:5-9); Deus então explicou que Ele tinha boas razões para ser compassivo (4:10-11); Ele os criou e, portanto, não gostaria que fossem destruídos (Ezequiel 18:32).

Lições Para Nós

· Deus quer que todos os homens se arrependam (Atos 17:30-31) - “todas as pessoas em todos os lugares”; não apenas uma certa classe / raça; aqueles que não se arrependerem perecerão (Lucas 13:3, 5); Deus não quer que isso aconteça (2 Pedro 3:9)

· A palavra de Deus pode salvar a despeito de nós - é o poder de Deus para a salvação (Romanos 1:16); somos fracos e inadequados (2 Coríntios 4:7); o evangelho pode até superar uma má atitude do proclamador (Filipenses 1:15-18)

· Não devemos julgar os outros como indignos da misericórdia de Deus - Paulo era o principal dos pecadores (1 Timóteo 1:15); Ananias teve que ser convencido a pregar para ele (Atos 9:10-15); Os cristãos em Jerusalém tinham que ser convencidos a aceitá-lo (Atos 9:26-27); ainda assim ele foi um exemplo para mostrar que QUALQUER UM pode encontrar misericórdia de Deus (1 Timóteo 1:16)

Conclusão

· Jonas nos lembra que Deus é um Deus gracioso e compassivo – para com TODAS as pessoas
· Devemos mostrar essa mesma misericórdia para com os outros, para podermos levá-los à verdade


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem