Guardando Nossos Corações

Guardando Nossos Corações
Texto: Provérbios 4:23

Introdução: Há um lugar que precisa ser bem guardado. Precisamos ter certeza da segurança, porque é o lugar mais importante do mundo. Esse lugar é o nosso coração! Porque o coração é tão importante? Porque precisa ser guardado com tal diligência?

A palavra coração é encontrada 963 vezes na Bíblia. Destes usos, o coração pode significar a mente, as emoções, a vontade ou o homem interior. Pode até se referir à pessoa como um todo.

O coração é importante porque o Senhor considera o coração.

1 Samuel 16:7 “Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.

Quando Samuel estava considerando os filhos de Jessé tentando determinar qual deles o Senhor escolheria, ele olhou do lado de fora do homem em sua aparência e estatura ... mas o Senhor considera o coração de um homem!

Salmos 44:21 “porventura Deus não haveria de esquadrinhar isso? pois ele conhece os segredos do coração”.

O coração é importante porque a vida é concebida no coração.

Pense no coração como sendo o útero de onde todas as nossas ações, atitudes, ambições e articulações são concebidas. Quando Salomão nos encoraja a guardar nossos corações ... ele está dizendo "acima de todas as coisas que você guarda ..... guarde seu coração porque a vida brota dele”! A palavra "Guardar" é traduzida em outro lugar por preservar, observar, vigiar e até sitiar.

O que fazemos é um produto do coração! O que dizemos é evidente do que está dentro do coração! Pense no coração como o ventre onde todas as nossas ações, atitudes e palavras são concebidas.

Mateus 15:18-20 18 Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20 São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos, isso não o contamina”.

O autor deste grande livro nos diz que o coração deve ser diligentemente guardado, vigiado, preservado, porque é a "fonte" da vida. Do coração flui a vida!

Satanás, o primeiro terrorista, sabe que se ele pode envenenar nosso coração, então ele pode corromper nossa vida! A qualidade da nossa vida é determinada pela condição do nosso coração!

Ouça as palavras de Jesus sobre o coração:
Lucas 6:45 “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”.
Como podemos proteger o nosso coração?

I. Tendo Cuidado Com a Condição do Nosso Coração.

Salmos 51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável”.

A condição do coração humano é enganosa acima de todas as coisas e desesperadamente perversa segundo o profeta Jeremias. Só Deus pode mudar e purificar o coração humano. O homem não é apenas incapaz de mudá-lo, ele é incapaz de conhecê-lo! Você permitiu que o Senhor Jesus Cristo mudasse seu coração?

Salmos 78:37 “Pois o coração deles não era constante para com ele, nem foram eles fiéis ao seu pacto”.

II. Estando Certo do Guardião do Nosso Coração.

Vivenciamos a paz com Deus quando somos reconciliados com Deus através da fé em Cristo.

No entanto, recebemos a paz de Deus quando oramos a ele com súplicas e ações de graças fazendo nossos pedidos conhecidos a ele.

Filipenses 4:6-7 “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.

III. Sendo Cautelosos Com o Conteúdo do Nosso Coração.

Provérbios 23:7 “Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo”.

Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Salmos 119:11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti”.

Josué 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”.

IV. Tendo o Compromisso de se Comunicar Com o Nosso Coração.

Salmos 4:4 “Irai-vos e não pequeis; consultai com o vosso coração em vosso leito, e calai-vos”.
Salmos 77:6 “De noite lembro-me do meu cântico; consulto com o meu coração, e examino o meu espírito”.
Salmos 63:6 “quando me lembro de ti no meu leito, e medito em ti nas vigílias da noite”.

Na quietude da noite, deitados em nossa cama, devemos nos comunicar com nosso próprio coração. Devemos meditar no Senhor e examinar nosso coração, nossos motivos, nossas atitudes e ações antes de fechar os olhos em repouso. Devemos pedir ao Espírito de Deus que nos revele qualquer coisa impura que tenha penetrado em nosso coração e o tenha impregnado de má semente.

O coração é um lugar precioso. Devemos guardar nosso coração com diligência e permitir que Jesus seja o Senhor do nosso coração. Se ele é o Senhor em nosso coração, ele será o Senhor de nossas vidas!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem