Guardando Nossos Corações
Texto: Provérbios 4:23

Introdução: Há um lugar que precisa ser bem guardado. Precisamos ter certeza da segurança, porque é o lugar mais importante do mundo. Esse lugar é o nosso coração! Porque o coração é tão importante? Porque precisa ser guardado com tal diligência?

A palavra coração é encontrada 963 vezes na Bíblia. Destes usos, o coração pode significar a mente, as emoções, a vontade ou o homem interior. Pode até se referir à pessoa como um todo.

O coração é importante porque o Senhor considera o coração.

1 Samuel 16:7 “Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.

Quando Samuel estava considerando os filhos de Jessé tentando determinar qual deles o Senhor escolheria, ele olhou do lado de fora do homem em sua aparência e estatura ... mas o Senhor considera o coração de um homem!

Salmos 44:21 “porventura Deus não haveria de esquadrinhar isso? pois ele conhece os segredos do coração”.

O coração é importante porque a vida é concebida no coração.

Pense no coração como sendo o útero de onde todas as nossas ações, atitudes, ambições e articulações são concebidas. Quando Salomão nos encoraja a guardar nossos corações ... ele está dizendo "acima de todas as coisas que você guarda ..... guarde seu coração porque a vida brota dele”! A palavra "Guardar" é traduzida em outro lugar por preservar, observar, vigiar e até sitiar.

O que fazemos é um produto do coração! O que dizemos é evidente do que está dentro do coração! Pense no coração como o ventre onde todas as nossas ações, atitudes e palavras são concebidas.

Mateus 15:18-20 18 Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20 São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos, isso não o contamina”.

O autor deste grande livro nos diz que o coração deve ser diligentemente guardado, vigiado, preservado, porque é a "fonte" da vida. Do coração flui a vida!

Satanás, o primeiro terrorista, sabe que se ele pode envenenar nosso coração, então ele pode corromper nossa vida! A qualidade da nossa vida é determinada pela condição do nosso coração!

Ouça as palavras de Jesus sobre o coração:
Lucas 6:45 “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”.
Como podemos proteger o nosso coração?

I. Tendo Cuidado Com a Condição do Nosso Coração.

Salmos 51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável”.

A condição do coração humano é enganosa acima de todas as coisas e desesperadamente perversa segundo o profeta Jeremias. Só Deus pode mudar e purificar o coração humano. O homem não é apenas incapaz de mudá-lo, ele é incapaz de conhecê-lo! Você permitiu que o Senhor Jesus Cristo mudasse seu coração?

Salmos 78:37 “Pois o coração deles não era constante para com ele, nem foram eles fiéis ao seu pacto”.

II. Estando Certo do Guardião do Nosso Coração.

Vivenciamos a paz com Deus quando somos reconciliados com Deus através da fé em Cristo.

No entanto, recebemos a paz de Deus quando oramos a ele com súplicas e ações de graças fazendo nossos pedidos conhecidos a ele.

Filipenses 4:6-7 “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.

III. Sendo Cautelosos Com o Conteúdo do Nosso Coração.

Provérbios 23:7 “Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo”.

Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Salmos 119:11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti”.

Josué 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”.

IV. Tendo o Compromisso de se Comunicar Com o Nosso Coração.

Salmos 4:4 “Irai-vos e não pequeis; consultai com o vosso coração em vosso leito, e calai-vos”.
Salmos 77:6 “De noite lembro-me do meu cântico; consulto com o meu coração, e examino o meu espírito”.
Salmos 63:6 “quando me lembro de ti no meu leito, e medito em ti nas vigílias da noite”.

Na quietude da noite, deitados em nossa cama, devemos nos comunicar com nosso próprio coração. Devemos meditar no Senhor e examinar nosso coração, nossos motivos, nossas atitudes e ações antes de fechar os olhos em repouso. Devemos pedir ao Espírito de Deus que nos revele qualquer coisa impura que tenha penetrado em nosso coração e o tenha impregnado de má semente.

O coração é um lugar precioso. Devemos guardar nosso coração com diligência e permitir que Jesus seja o Senhor do nosso coração. Se ele é o Senhor em nosso coração, ele será o Senhor de nossas vidas!

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem