Livro de Apocalipse ou Revelação de Jesus Cristo

Livro de Apocalipse ou Revelação de Jesus Cristo
O livro de Apocalipse é um livro de profecia no fim dos tempos e compreende o último livro do Novo Testamento e da Bíblia.

A palavra grega para o Apocalipse é Αποκαλυψις ou Revelação. A revelação sempre implica o desvelar de algo anteriormente oculto, neste caso, eventos futuros. Como o último livro da Bíblia, o livro do Apocalipse traz à luz o simbolismo encontrado em Gênesis 3:15 no primeiro livro da Bíblia.

A tradição Cristã primitiva identificou o escritor de Apocalipse como o apóstolo João, o Discípulo Amado, enquanto ele estava no exílio na ilha de Patmos, no Mar Egeu. Escrito em simbolismo, o livro sempre foi cercado por mistério e fascinou a humanidade ao longo dos tempos quanto ao seu significado.

O Apocalipse começa com "A Revelação de Jesus Cristo", a profecia revelada ao evangelista João pelo Cristo ressuscitado, "que nos ama e nos libertou dos nossos pecados pelo seu sangue" (1:5).

O livro de Apocalipse é assustador ao mesmo tempo, pois fala da ascensão do maligno, da Grande Tribulação e do fim dos tempos; dramático como descreve a batalha final do bem e do mal; e, acima de tudo, otimista, pois aponta para o triunfo de Jesus Cristo sobre o mal e o alvorecer de uma nova criação.

Apocalipse 1:19 define três períodos de tempo para o livro – “as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder”. O primeiro período de tempo registra a visão do Filho do Homem (Apocalipse 1:10-20). O segundo período de tempo inclui as mensagens para as Sete Igrejas, Capítulos 2 e 3, nas quais a palavra arrependimento - μετανοέω ou metanoia - ocorre sete vezes. O terceiro período compreende o futuro (4-22), que apresenta um efeito de estágio dividido, oferecendo cenas do céu e da terra. O capítulo 4 inicia cenas de adoração celestial, que são intercaladas por toda parte e dão continuidade a este texto intrigante, mas também oferecem contraste com as imagens aterradoras durante a tribulação na terra (7:14). O culto celestial relembra a renovação da Nova Aliança em Cristo.

A esperança é oferecida àqueles que são fiéis ao Senhor e seus mandamentos. Aqueles que sofrem por Cristo serão livrados da hora da provação que cairá sobre o mundo inteiro para testar os habitantes da terra (Apocalipse 3:10). Os anjos são instruídos a não ferir a terra até que os servos de Deus sejam selados em suas testas (7:3). Os espíritos do abismo devem atormentar somente aqueles que não têm o selo de Deus em suas testas (9:4). "Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" (14:12).

A Revelação a João frequentemente reflete imagens encontradas nas Escrituras Hebraicas, nosso Antigo Testamento da Bíblia, como os livros de Jó, Daniel e Ezequiel. Por exemplo, o Filho do Homem em Daniel 7:13 é referenciado em Apocalipse 1:13 e 14:14. Jesus se chama o Filho do Homem em todos os quatro evangelhos, cumprindo o destino da figura messiânica no livro de Daniel.

O número sete ressoa em todo o Apocalipse e, muitas vezes, serve como chave para eventos importantes. Há as sete igrejas e os sete selos, trombetas e taças. Existem os sete anjos que estão diante do Senhor (8:2). Também se fala das sete Bênçãos ou Bem-Aventuranças - μακáριος ou makarios - de Apocalipse, como encontradas em 1:3, 14:13, 16:15, 19:9, 20: 6, 22:7 e 22:14. Após a proclamação do Reino de Deus (11:15), sete figuras espirituais são reveladas: a mulher vestida de sol (12:1); o dragão (12:3), aquela antiga serpente de Gênesis, que é chamada de demônio e Satanás (12:9); a criança do sexo masculino, destinada a governar todas as nações com uma vara de ferro (12: 5); Miguel (12:7); a besta do mar (13:1); a besta da terra (13:11), que implantou a marca - χάραγμα ou charagma - da besta; e o Cordeiro de Deus (14:1).

Os anjos aparecem mais de 70 vezes no Apocalipse e desempenham um papel instrumental neste texto profético. Apocalipse descreve o Livro da Vida e dá um aviso sobre o Dia do Juízo. Os únicos a entrar na Nova Jerusalém serão aqueles escritos no Livro da Vida do Cordeiro (21:27).

A Nova Aliança une os seguintes quatro níveis de interpretação: Há a visão preterista, que enfatiza o cumprimento das profecias do Apocalipse no primeiro século; uma visão futurista, que vê o Apocalipse como um calendário para eventos futuros na Terra, uma visão que ultimamente tem sido proeminente na mídia; uma visão idealista, que considera o Apocalipse uma alegoria da batalha espiritual que todo crente deve combater; e a visão histórica, que toma o ponto de vista do Apocalipse, estabelecendo o plano mestre de Deus para a história, do começo ao fim; a pessoa vê o padrão consistente de aliança, queda, julgamento e redenção.

Apocalipse é um livro esplendido!

Você conhece o livro de Apocalipse?

Você sabia que em uma pesquisa recente com estudantes da Bíblia sobre seus conhecimentos a respeito do fim dos tempos, escatologia e Apocalipse:
  • 35% disseram que em suas igrejas não pregam ou não ensinam a respeito.
  • 34% disseram que acham Apocalipse difícil.
  • 29% disseram que têm dúvidas sobre as diferentes interpretações.
E pra mudar esta realidade de uma vez por todas, a Universalidade da Bíblia preparou um curso exclusivo para todos os apaixonados pela Bíblia e pra quem deseja se aprofundar no estudo do livro de Apocalipse e Escatologia!

Curso Especialização no Livro de Apocalipse e Escatologia

Definitivamente um dos melhores cursos de apocalipse e escatologia da atualidade!

Entenda de uma vez por todas as posições escatológicas sobre:
  • Arrebatamento; Pré-Tribulacionismo, Pós-Tribulacionismo e Meso-Tribulacionismo ;
  • A segunda vinda de Cristo (Parousia, Apokalupsis, Epiphaneia)
  • Reino Milenar, Amilenismo, Pré-Milenismo, Pós-Milenismo e Dispensacionalismo (As 7 dispensações) ;
  • O anti-Cristo, Os quatro cavaleiros do apocalipse, A nova ordem mundial, Fim dos tempos, O grande tribunal, A Nova Jerusalém, Novos céus e nova terra e muito mais!
Doutrina das últimas coisas (escatologia) de forma prática, bíblica e reveladora como você nunca viu!
  • A realidade bíblica do inferno (Sheol, Geena, Tartaro, Hades)
  • Quais são 3 tipos de mortes?
  • Como será o arrebatamento (Hárpadzo) da igreja?
  • Como será a ressurreição dos mortos?
  • O que são as sete cabeças da besta?
  • Como será o tribunal de Cristo?
  • O lugar do tribunal, o juiz do tribunal?
  • Existirá mesmo recompensas como Galardões? Quais os tipos de coroas?

Para quem é o Curso?

O Curso Especialização no Livro de Apocalipse e Escatologia é altamente indicado para Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Obreiros, Membros e todos apaixonados pela Bíblia!

Mesmo que você já tenha lido livros e enciclopédias gigantes sobre o apocalipse e ter feito inúmeros cursos...

Mesmo que você ainda esteja iniciando e querendo se aprofundar no estudo do apocalipse e escatologia...

Este é o conteúdo que você não pode deixar de conhecer!
Aproveite HOJE O Preço Promocional de Lançamento:

De 297,00
Por 12x de 19,00
no cartão de crédito!
(Boleto somente à vista) 
 As vagas são limitadas, GARANTA A SUA!
"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém."(Apocalipse 22:21)

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Livro de Apocalipse ou Revelação de Jesus Cristo Livro de Apocalipse ou Revelação de Jesus Cristo Reviewed by Aldenir Araújo on março 13, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.