13 de março de 2019

Livro de Apocalipse ou Revelação de Jesus Cristo

Livro de Apocalipse ou Revelação de Jesus Cristo
O livro de Apocalipse é um livro de profecia no fim dos tempos e compreende o último livro do Novo Testamento e da Bíblia.

A palavra grega para o Apocalipse é Αποκαλυψις ou Revelação. A revelação sempre implica o desvelar de algo anteriormente oculto, neste caso, eventos futuros. Como o último livro da Bíblia, o livro do Apocalipse traz à luz o simbolismo encontrado em Gênesis 3:15 no primeiro livro da Bíblia.

A tradição Cristã primitiva identificou o escritor de Apocalipse como o apóstolo João, o Discípulo Amado, enquanto ele estava no exílio na ilha de Patmos, no Mar Egeu. Escrito em simbolismo, o livro sempre foi cercado por mistério e fascinou a humanidade ao longo dos tempos quanto ao seu significado.

O Apocalipse começa com "A Revelação de Jesus Cristo", a profecia revelada ao evangelista João pelo Cristo ressuscitado, "que nos ama e nos libertou dos nossos pecados pelo seu sangue" (1:5).

O livro de Apocalipse é assustador ao mesmo tempo, pois fala da ascensão do maligno, da Grande Tribulação e do fim dos tempos; dramático como descreve a batalha final do bem e do mal; e, acima de tudo, otimista, pois aponta para o triunfo de Jesus Cristo sobre o mal e o alvorecer de uma nova criação.

Apocalipse 1:19 define três períodos de tempo para o livro – “as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder”. O primeiro período de tempo registra a visão do Filho do Homem (Apocalipse 1:10-20). O segundo período de tempo inclui as mensagens para as Sete Igrejas, Capítulos 2 e 3, nas quais a palavra arrependimento - μετανοέω ou metanoia - ocorre sete vezes. O terceiro período compreende o futuro (4-22), que apresenta um efeito de estágio dividido, oferecendo cenas do céu e da terra. O capítulo 4 inicia cenas de adoração celestial, que são intercaladas por toda parte e dão continuidade a este texto intrigante, mas também oferecem contraste com as imagens aterradoras durante a tribulação na terra (7:14). O culto celestial relembra a renovação da Nova Aliança em Cristo.

A esperança é oferecida àqueles que são fiéis ao Senhor e seus mandamentos. Aqueles que sofrem por Cristo serão livrados da hora da provação que cairá sobre o mundo inteiro para testar os habitantes da terra (Apocalipse 3:10). Os anjos são instruídos a não ferir a terra até que os servos de Deus sejam selados em suas testas (7:3). Os espíritos do abismo devem atormentar somente aqueles que não têm o selo de Deus em suas testas (9:4). "Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" (14:12).

A Revelação a João frequentemente reflete imagens encontradas nas Escrituras Hebraicas, nosso Antigo Testamento da Bíblia, como os livros de Jó, Daniel e Ezequiel. Por exemplo, o Filho do Homem em Daniel 7:13 é referenciado em Apocalipse 1:13 e 14:14. Jesus se chama o Filho do Homem em todos os quatro evangelhos, cumprindo o destino da figura messiânica no livro de Daniel.

O número sete ressoa em todo o Apocalipse e, muitas vezes, serve como chave para eventos importantes. Há as sete igrejas e os sete selos, trombetas e taças. Existem os sete anjos que estão diante do Senhor (8:2). Também se fala das sete Bênçãos ou Bem-Aventuranças - μακáριος ou makarios - de Apocalipse, como encontradas em 1:3, 14:13, 16:15, 19:9, 20: 6, 22:7 e 22:14. Após a proclamação do Reino de Deus (11:15), sete figuras espirituais são reveladas: a mulher vestida de sol (12:1); o dragão (12:3), aquela antiga serpente de Gênesis, que é chamada de demônio e Satanás (12:9); a criança do sexo masculino, destinada a governar todas as nações com uma vara de ferro (12: 5); Miguel (12:7); a besta do mar (13:1); a besta da terra (13:11), que implantou a marca - χάραγμα ou charagma - da besta; e o Cordeiro de Deus (14:1).

Os anjos aparecem mais de 70 vezes no Apocalipse e desempenham um papel instrumental neste texto profético. Apocalipse descreve o Livro da Vida e dá um aviso sobre o Dia do Juízo. Os únicos a entrar na Nova Jerusalém serão aqueles escritos no Livro da Vida do Cordeiro (21:27).

A Nova Aliança une os seguintes quatro níveis de interpretação: Há a visão preterista, que enfatiza o cumprimento das profecias do Apocalipse no primeiro século; uma visão futurista, que vê o Apocalipse como um calendário para eventos futuros na Terra, uma visão que ultimamente tem sido proeminente na mídia; uma visão idealista, que considera o Apocalipse uma alegoria da batalha espiritual que todo crente deve combater; e a visão histórica, que toma o ponto de vista do Apocalipse, estabelecendo o plano mestre de Deus para a história, do começo ao fim; a pessoa vê o padrão consistente de aliança, queda, julgamento e redenção.

Apocalipse é um livro esplendido!

Você conhece o livro de Apocalipse?

Você sabia que em uma pesquisa recente com estudantes da Bíblia sobre seus conhecimentos a respeito do fim dos tempos, escatologia e Apocalipse:
  • 35% disseram que em suas igrejas não pregam ou não ensinam a respeito.
  • 34% disseram que acham Apocalipse difícil.
  • 29% disseram que têm dúvidas sobre as diferentes interpretações.
E pra mudar esta realidade de uma vez por todas, a Universalidade da Bíblia preparou um curso exclusivo para todos os apaixonados pela Bíblia e pra quem deseja se aprofundar no estudo do livro de Apocalipse e Escatologia!

Curso Especialização no Livro de Apocalipse e Escatologia

Definitivamente um dos melhores cursos de apocalipse e escatologia da atualidade!

Entenda de uma vez por todas as posições escatológicas sobre:
  • Arrebatamento; Pré-Tribulacionismo, Pós-Tribulacionismo e Meso-Tribulacionismo ;
  • A segunda vinda de Cristo (Parousia, Apokalupsis, Epiphaneia)
  • Reino Milenar, Amilenismo, Pré-Milenismo, Pós-Milenismo e Dispensacionalismo (As 7 dispensações) ;
  • O anti-Cristo, Os quatro cavaleiros do apocalipse, A nova ordem mundial, Fim dos tempos, O grande tribunal, A Nova Jerusalém, Novos céus e nova terra e muito mais!
Doutrina das últimas coisas (escatologia) de forma prática, bíblica e reveladora como você nunca viu!
  • A realidade bíblica do inferno (Sheol, Geena, Tartaro, Hades)
  • Quais são 3 tipos de mortes?
  • Como será o arrebatamento (Hárpadzo) da igreja?
  • Como será a ressurreição dos mortos?
  • O que são as sete cabeças da besta?
  • Como será o tribunal de Cristo?
  • O lugar do tribunal, o juiz do tribunal?
  • Existirá mesmo recompensas como Galardões? Quais os tipos de coroas?

Para quem é o Curso?

O Curso Especialização no Livro de Apocalipse e Escatologia é altamente indicado para Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Obreiros, Membros e todos apaixonados pela Bíblia!

Mesmo que você já tenha lido livros e enciclopédias gigantes sobre o apocalipse e ter feito inúmeros cursos...

Mesmo que você ainda esteja iniciando e querendo se aprofundar no estudo do apocalipse e escatologia...

Este é o conteúdo que você não pode deixar de conhecer!
Aproveite HOJE O Preço Promocional de Lançamento:

De 297,00
Por 12x de 19,00
no cartão de crédito!
(Boleto somente à vista) 
 As vagas são limitadas, GARANTA A SUA!
"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém."(Apocalipse 22:21)

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Anterior
Próximo

0 Comments: