6 de março de 2019

Com Pedro no Escuro Getsêmani

Com Pedro no Escuro Getsêmani
Texto: Lucas 22:31-34

Introdução: Certamente não há dois versos que sejam mais ternos e ao mesmo tempo mais aterrorizantes do que esses que nos falam do diálogo de Jesus com Pedro no Getsêmani (Lucas 22:31-32).

Eles nos revelam algo do amor infinitamente terno de nosso Salvador, mas quão aterrorizantes eles são! Satanás queria Pedro? Ele, de fato, pediu para cirandar com Pedro? Ele se tornou ativo na vida de Pedro? E ele nos quer, e ele está encontrando brecha em nossas vidas?

Não confine estas palavras somente a Simão Pedro; elas têm sua aplicação para todo cristão. Quando Jesus disse: "Satanás vos pediu para vos cirandar...", essa palavra é plural; refere-se a todos os discípulos e inclui todo cristão.

I. Estes Versos Revelam Algo Sobre Senhor

1. Eles nos falam sobre o perfeito conhecimento de Deus sobre todo o nosso caminho futuro. Ele sabia tudo o que aconteceria na vida de Pedro. Ele sabia que Satanás atacaria Pedro e que ele negaria seu Senhor. Ele sabia que Pedro ficaria cheio de remorso e terrível desânimo, que seria restaurado e que, como resultado de seu fracasso, estaria mais qualificado para fortalecer seus irmãos - compare João 1:42 com João 21:18. Agora olhe para Lucas 22:33-34. Quão solene é que o Senhor saiba de antemão sobre nossos fracassos, provações, tristezas e provações! Mas há um grande conforto aqui - observe Jó 23:10.

2. Eles nos falam sobre a preocupação pessoal do Senhor por cada um de Seus filhos. Isso é maravilhoso. Notamos que o 'vós' no versículo 31 é plural: agora observe que o 'ti' no versículo 32 é singular. Porque isso? Porque Pedro estava em perigo especial e Jesus estava pessoalmente preocupado com ele. Assim, em Jó 23:10 o pronome é "eu" e não "nós", e o mesmo é verdade na expressão de confiança de Davi no Salmo 138:7-8. Na maravilha do cuidado geral de nosso Senhor por Seus filhos, não perca de vista Sua amorosa preocupação por você.

3. Eles nos falam da poderosa intercessão do Senhor por nós, que garante nossa segurança. Porque Ele disse a Simão: "eu roguei por ti"? Primeiro, porque Ele estava realmente orando por Pedro; mas segundo, porque aqui temos uma imagem do que Jesus está fazendo agora (Hebreus 7:24-25; e compare com Mateus 14:22-23). Embora Pedro tenha falhado, o Senhor o manteve e o fez passar, e tudo isso foi o resultado de Sua intercessão - olhe e compare o Salmo 37:23; Filipenses 1:6. Se você é filho dele, Ele o sustentará.

II. Estes Versos Revelam Algo Sobre o Diabo

1. Eles nos falam que seu grande objetivo é destruir o cristão, o filho de Deus - mas ele falhará (1 João 3:8); mas enquanto ele está autorizado a trabalhar em nossas vidas, o processo pode ser muito doloroso. Lucas 22:31 significa literalmente: "Satanás sinceramente pediu por você" (compare Jó 1:6-12; João 10:10; João 16:33). Durante todo o tempo que estivermos nesse corpo, seremos atacados por Satanás, mas estamos seguros e o Senhor nos levará em segurança para casa no final da jornada.

2. Eles nos falam que a ponta da lança do ataque de Satanás é voltada para nossa fé. Jesus disse: “eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça”. Por que Satanás ataca nossa fé? - Hebreus 11:6 nos dá uma resposta. Como é espantoso que o Diabo, com toda a sua ingenuidade, não tenha mudado suas táticas desde aquela época no Jardim do Éden (Gênesis 3:1)! Se a nossa fé desfalece, tudo desfalece - a nossa alegria, paz, amor, poder e utilidade -, portanto, o ataque frontal de Satanás é destruir a fé do cristão. Fique em guarda então, Crente!

3. Eles nos falam que tudo o que o Diabo faz em nossas vidas é somente com a permissão do Senhor e para o cumprimento do propósito do Senhor. O diabo pode ir somente até onde Deus permitir (Jó 1:10-12). Esse mistério nos faz perguntar: porque o Senhor permite que Satanás atue em nossas vidas? Uma resposta é que ele pode nos "peneirar como trigo". Por que o trigo é peneirado? - separar o joio do bom grão. Satanás peneira para obter o trigo, mas na verdade ele só recebe a palha. Ele nos joga na peneira e causa atrito em nossas vidas. Cristão, não desanime. O Senhor está certamente trabalhando em Seu processo de santificação em sua vida.

III. Estes Versos Revelam Algo Sobre Nós Mesmos

1. Eles nos mostram que nós, como Pedro, precisamos de uma obra ainda mais profunda da graça. Como o pobre Pedro falhou! Mas nós não falhamos como Pedro e os outros discípulos? (Leia Lucas 22 para obter a resposta a esta pergunta). Não há muito lixo a ser removido de nossas vidas - orgulho, impetuosidade, dureza e assim por diante? Jesus disse que Pedro precisava ser convertido.

2. Eles nos mostram que nós, como Pedro, estamos cegos às nossas próprias falhas e inconsistências. A única grande falha de Pedro nessa época era sua excessiva confiança; ele estava tão cheio disso que não viu seu pecado e seu perigo, e embora o Senhor o tenha alertado sobre isso - veja como ele respondeu no versículo 33. Quando estamos cegos para nossos próprios pecados e fracassos, o Senhor tem que permitir o processo de peneiração continua para remover o joio, e só então, quando estamos na peneira, vemos e confessamos nosso verdadeiro estado.

3. Eles nos mostram que nós, como Pedro, podemos ser transformados pelo grande poder do Senhor. Veja a profecia de Jesus no versículo 32: “quando te converteres…”. Então Pedro seria convertido, completamente transformado… e então que força ele seria para seus irmãos. Mas, o mais maravilhoso de tudo, até mesmo seu fracasso, sua queda e sua recaída o qualificariam para um serviço mais completo e uma maior utilidade no reino de Deus.

Conclusão: O Senhor fez Pedro passar porque Ele orou por ele, e Ele o fará vencer essa prova ... porque Ele está orando por você - observe João 17:9-12,15 e particularmente no versículo 20 e versículo 24.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Anterior
Próximo

0 Comments: