A Cura do Homem Coxo a Porta do Templo Chamada Formosa

Texto: Atos 3:1-11

Introdução: Este foi o primeiro milagre realizado pelos Apóstolos, conforme registrado no livro de Atos. Aconteceu depois do Pentecostes. Este milagre de cura foi completamente diferente das reivindicações dos curadores da fé hoje. O foco estava em Jesus e não nos homens. Não havia como negar que um milagre havia sido realizado.

Lucas, o médico, escreveu o livro de Atos. Quem teria sido melhor escrever sobre esse poderoso milagre de cura do que um médico? A cura do homem coxo só poderia ser reconhecida como a poderosa obra de Deus.

I. A Cura do Homem Coxo

A. Seu desamparo
- Este homem de 40 anos era coxo desde o nascimento. Ele era coxo de seus pés e tornozelos. Todos os dias ele tinha que depender de outros para levá-lo a porta do templo. A porta se chamava Formosa. Ele passava o dia implorando por dinheiro. O homem aleijado tinha que depender da generosidade dos outros para sobreviver.

B. Sua cura.

1. O pedido do homem. (v. 3) "pediu que lhe dessem uma esmola"
Pedro e João estavam a caminho do templo para orar. Quando o homem coxo os viu prestes a entrar no templo, pediu-lhes dinheiro. Tudo o que ele queria de Pedro e João eram algumas moedas. O homem coxo não poderia procurar mais do que sua necessidade física imediata. Ele estava cego para sua necessidade espiritual.

Há pessoas perdidas e feridas ao nosso redor. Elas estão procurando por ajuda. Embora devamos ajudar as pessoas com suas necessidades físicas e financeiras, o maior presente que podemos lhes dar é o evangelho de Jesus Cristo.

2. A resposta dos apóstolos (v. 6) "Olha para nós"
Ao ouvir o pedido do homem, Pedro e João disseram ao homem: "Olha para nós". O homem coxo esperava receber uma esmola dos apóstolos.

Deve ter sido desanimador para o coxo ouvir Pedro dizer: "Não tenho prata nem ouro". Ele pode ter precisado de dinheiro para comprar alguma comida ou alguma outra necessidade.

As palavras de Pedro "mas o que tenho, isso te dou" devem ter pego o coxo desprevenido. O que Pedro daria a esse homem se não fosse dinheiro? Pedro e João tinham algo muito maior para oferecer ao pobre homem.

Pedro disse ao homem coxo: "em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda".

"Em nome de" significa em virtude do caráter, autoridade e poder de Cristo.

Pedro e João haviam testemunhado em primeira mão o poder de Jesus para curar. Eles tinham credenciais como apóstolos para fazer sinais e milagres.

"Os sinais do meu apostolado foram, de fato, operados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e milagres" (2 Coríntios 12:12)

Eles receberam autoridade de Jesus para curar os doentes. Eles receberam os dons de cura e milagres do Espírito Santo. (Lucas 9:1; 1 Coríntios 12:9-10)

O Espírito Santo deu a Pedro a certeza naquele momento de crer que Jesus curaria aquele homem. Essa é uma habilidade sobrenatural de confiar em Deus em uma circunstância particular. Este foi o dom da fé dado pelo Espírito Santo. (1 Coríntios 12:9)

3. O resultado do milagre. (v. 7-8)
a. O homem coxo andando. "andando, saltando"
Num piscar de olhos, Pedro pegou o homem pela mão e o levantou. O homem foi imediatamente curado. Seus ossos receberam força. O coxo nunca havia se colocado de pé antes desse milagre. Agora ele estava andando e saltando.

b. O homem coxo adorando. (v. 8, 9) "louvando a Deus"
O coxo entrou no templo com Pedro e João e louvou a Deus. Ele pediu esmolas e Deus lhe deu pernas saudáveis. Ação de Graças e louvor fluíam dos lábios desse homem antes aleijado. Não houve silenciamento, pois ele estava cheio da alegria do Senhor. A adoração era uma resposta natural de um homem que havia sido tocado por Deus.

c. O testemunha do homem coxo. (v. 9)
A vida deste homem foi mudada. Pessoas que o conheciam como um mendigo coxo agora o viam andando e louvando a Deus. Deus usou esse milagre para ser um meio de levar a maior mensagem de salvação ao povo. Pedro começou a pregar ao povo a ressurreição de Cristo e a necessidade do povo de se arrepender e receber Jesus como seu salvador.

Os sacerdotes, capitão do templo e os saduceus ficaram tristes porque Pedro e João ensinaram o povo e pregaram através de Jesus a ressurreição dos mortos. (4:1-2)

"Muitos, porém, dos que ouviram a palavra, creram, e se elevou o número dos homens a quase cinco mil" (Atos 4:4)

Os apóstolos oraram para ter ousadia para falar a Palavra de Deus. O Senhor concedeu o pedido deles. (4:29-31)

"Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça". (Atos 4:33)

4. A reação do povo. (v. 9-11) "cheios de pasmo e assombro"
As pessoas sabiam que um grande milagre havia ocorrido. Um homem coxo desde o nascimento estava agora pulando e louvando a Deus. As pessoas estavam "cheias de admiração e assombro". A palavra pasmo está associada ao "terror, tornar imóvel". As pessoas ficaram sem palavras.

As pessoas viram algo estranho naquele dia. Eles haviam testemunhado a obra sobrenatural de Deus.
A Bíblia descreveu a reação das pessoas como "pasmo e assombro", "muito maravilhadas".

As curas reivindicadas hoje são feitas chamando as pessoas para fora da multidão para serem curadas.

Esses serviços de cura são muitas vezes transmitidos pela televisão. Esses atos de cura não podem ser confirmados. Este homem foi visto pelas pessoas andando e louvando a Deus. Todos conheciam esse homem e todos sabiam que ele havia sido curado..

II. O Curador do Homem Coxo

A. O poder de Cristo para curar. (4:7-10)
Jesus, que havia sido crucificado, estava vivo e continuava sua obra por meio de Seus apóstolos. O homem ficou na frente dos líderes religiosos e as pessoas completamente curadas. Jesus realizou outro milagre, mas desta vez, Ele trabalhou através de Pedro e João.

1. Poder em seu nome para curar. (3:6; 4:10)
Em Atos 3: 6, Pedro invocou o nome de Jesus para a cura desse homem aleijado. Jesus tinha o poder e autoridade para curar.

Pedro sabia que ele não tinha poder próprio para curar esse homem. (3:12) Os apóstolos davam toda a glória e louvor a Jesus. (3:16; 4:10)

Curar em nome de Jesus exigia fé da parte do homem coxo. Pedro ordenou-lhe que andasse, mas o coxo só podia andar se colocasse sua fé em Jesus. A fé vem antes das bênçãos.

2. Poder em seu nome para salvar. (3:16, 4:12)
O maior presente que uma pessoa pode receber é a salvação. A salvação vem de Jesus. Este é o significado do nome de Jesus. Chamar Seu nome é ter fé Nele. (Atos 3:16) Jesus tem o poder de salvar todos os que o invocam em arrependimento e fé. (Hebreus 7:25)

A cura do coxo é uma figura de um pecador sendo salvo. O pecador está desamparado e está irremediavelmente perdido. Ele não tem como salvar a si mesmo. A salvação é nada menos que Deus dando vida a uma pessoa que estava morta em pecado. Ele se torna uma nova criatura em Cristo. (2 Coríntios 5:17) A salvação é um milagre muito maior do que a cura das pernas coxas.

B. A prova de Cristo na cura. (4: 14-16)
- Os líderes religiosos não podiam negar que o homem coxo estava curado. Eles reconheceram que esse homem havia sido miraculosamente curado. Um milagre foi realizado no meio deles.

Depois desse milagre de cura, os líderes religiosos nunca mais negaram a ressurreição de Cristo. Eles fizeram tudo o que podiam para silenciar os apóstolos (4:18), mas os apóstolos continuaram a pregar e ensinar a ressurreição de Cristo.

"Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça". (Atos 4:33)

Conclusão: Deus ainda realiza seus milagres hoje. O maior dom e milagre que uma pessoa pode receber é Jesus Cristo como seu Salvador. Pergunte a si mesmo estas três perguntas: Eu me arrependi e recebi Jesus como meu Salvador? Minha alegria reflete o que o Senhor fez ao salvar minha alma? Procuro oportunidades para compartilhar com os perdidos o glorioso evangelho de Jesus Cristo?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem