O Plano de Salomão Para Construir o Templo

O plano de Salomão para construir o templo
Texto: 2 Crônicas 2:4-9

Introdução: Quando Salomão fez planos para construir o templo, ele explicou o que planejava fazer, por que ele planejava fazê-lo e o que ele precisava para completar o trabalho.

Não adoramos o templo nem devemos adorar um edifício tão elaborado como o templo. Mas existem princípios que se aplicam ao nosso serviço ao Senhor hoje na igreja.

1. Ele estava construindo para o Senhor (v. 4)

A. Isto era "ao nome do Senhor" - este era um lugar para "ali fazer habitar o seu nome" (Deuteronômio 12:11); Deus "não habita em templos feitos por mãos de homens" (Atos 17:24); O seu trono está no céu (Isaías 66: 1); Isso o fez diferente dos "deuses" das outras nações

B. O templo foi dedicado a Ele - esta palavra significa ser consagrado / separado; na igreja, devemos ser inteiramente dedicados à obra do Senhor (1 Timóteo 5:16)

C. Isto era fazer o que Deus o havia instruído a fazer - o que era "obrigação perpétua de Israel"; não devemos fazer o que pensamos que o agradará (Mateus 7:21-23); faça o que Ele disse (João 4:24)

2. Ele reconheceu a grandeza de Deus (v. 5)

A. Maior que todos os deuses - provado em toda a história de Israel (Êxodo 18:9-11; Josué 2:8-11; 1 Samuel 5:1-7); Salomão disse isso ao rei de Tiro, que tinha seus próprios "deuses" que ele adorava, mas sua afirmação não era feia ou antagônica; devemos estar dispostos a declarar a verdade sobre o Senhor (1 Pedro 3:15)

B. Porque Deus é grande, a casa que ele construirá seria grande – isso não significa que precisamos do prédio mais legal, maior, mais fofo ou mais caro para adorar; lembre-se, a igreja é o povo (Atos 2:47; Efésios 5:23); deve ser santo e irrepreensível (Efésios 5:27)

3. Ele expressou sua humildade (v. 6)

A. "Quem sou eu ..." - uma expressão de humildade diante de Deus (cf. Êxodo 3:11; 1 Crônicas 17:16) - esta é a atitude que todos deveriam ter (Salmos 8:3-4, Tiago 4:10)

B. Construir a casa do Senhor não era para exaltar Salomão - não servimos ao Senhor para receber o louvor dos homens (Mateus 23:5-7; 2 Coríntios 4:5)

4. Ele insistiu que fosse bem feito (v. 7-9)

A. O plano de Salomão para o templo incluía o melhor do que poderia ser usado - melhores materiais (v. 7); melhores artesãos (v. 7); abundância de materiais (v. 9); nenhuma despesa seria poupada (v. 10)

B. A medida que servimos hoje na igreja, devemos insistir em que a Sua obra seja bem feita - faça disto uma prioridade (Mateus 6:33; Hebreus 10:25); Dar o nosso melhor esforço (Eclesiastes 9:10; Romanos 12:1); esteja disposto a sacrificar (2 Coríntios 8:1-5; Marcos 12: 41-44)

Conclusão

A. Quando Salomão fez planos para construir o templo, ele deixou muito claro o motivo pelo qual ele estava construindo

B. Era para honrar a Deus - portanto, valia a pena todo o esforço e as despesas que gastaria para fazê-lo

C. Precisamos ter a mesma atitude hoje, pois servimos o Senhor na igreja

D. Tudo o que fazemos precisa ser para honrá-lo - Ele é digno de nossos melhores esforços para servi-Lo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem