O estudo da Bíblia é o coração do sermão

O estudo da Bíblia é o coração do sermão
O  sermão realmente começa com Deus e depois se move para o pregador.

A parte de Deus inclui revelação, inspiração e iluminação. A parte do pregador inclui observação, interpretação, aplicação, correlação e comunicação.

O primeiro aspecto da parte de Deus é a revelação. A revelação é dar ou fazer conhecer Deus e a Sua verdade. Em outras palavras, Deus se revelou ao homem. Sem revelação, não conheceríamos a Deus.

Outro aspecto da parte de Deus é a inspiração. A inspiração tem a ver com o registro da verdade de Deus. Significa literalmente "Deus respirou" e envolve Deus entregando a Sua verdade ao homem para ser registrada. Sem inspiração, não teríamos a Palavra de Deus para pregar.

Outro aspecto da parte de Deus é a iluminação. A iluminação tem a ver com a compreensão da verdade de Deus. Isso envolve a obra de Deus, o Espírito Santo, à medida que ele ilumina a mente dos homens para entender a verdade de Deus. Sem iluminação, não entenderíamos a Palavra de Deus.

Uma dupla responsabilidade por Deus e pelo Pregador é a seleção. Qual assunto e texto devo pregar? Essa é uma pergunta frequentemente feita pela maioria dos pregadores. O processo de seleção é variado, mas a seleção final é importante.

A decisão final deve ser deixada para o Senhor, mas Ele usa várias circunstâncias enquanto Ele nos guia através do processo para uma eventual seleção do assunto e texto ou textos para a mensagem que ele quer que pregamos.
A primeira responsabilidade da parte do Pregador é a observação. A observação é basicamente apenas isso. É a habilidade de observar o que está lá. E esta é a base para o estudo indutivo da Bíblia.

Outra responsabilidade na parte do Pregador é a interpretação. A interpretação é discernir o significado da Verdade de Deus que foi devidamente observada. Existem princípios básicos e regras que devem ser seguidas para interpretar corretamente.

Outra responsabilidade da parte do Pregador é a aplicação. A aplicação relaciona a verdade de Deus comigo e com a minha audiência. Isto é trazer a verdade de Deus para o século XXI.

Outra responsabilidade na parte do Pregador é a correlação. A correlação mostra como a verdade apresentada se relaciona com o verso, parágrafo, capítulo, livro e a Bíblia.

Outra responsabilidade da parte do Pregador é a comunicação. A comunicação é quando realmente proclamamos as verdades de Deus para os outros. Temos a verdade de Deus; entendemos a verdade; nós decidimos a melhor maneira de comunicar a verdade.

Tudo isso tem a ver com o estudo bíblico. Definitivamente precisamos ser estudantes mais sérios da Palavra de Deus.

Quando o estudo da Bíblia for uma prioridade na nossa vida, então e somente então podemos começar a construir o sermão que acabaremos por pregar.

Na Escola da Bíblia Shubert o objetivo é desmistificar a dificuldade das Escrituras. Na verdade, a Escola da Bíblia Shubert acredita que com as ferramentas corretas, você tem a capacidade de compreender as coisas mais profundas da Palavra de Deus.

Seja um exímio conhecedor da Bíblia, conheça a Escola da Bíblia Shubert.

Saiba mais aqui

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem