“Porquanto vos tornastes tardios em ouvir”
Texto: Hebreus 5:11-6:3

Introdução: O escritor hebreu pausou uma discussão dos paralelos entre os sacerdócios de Melquisedeque e Jesus porque era de "difícil interpretação" (embora certamente não impossível). O problema não foi que os fatos eram difíceis. O problema era que as pessoas se tornaram "tardias em ouvir". Esse problema afetou mais do que apenas a compreensão deles acerca do sacerdócio de Jesus - tinha o potencial de lhes custar a alma. Precisamos entender o que significa se tornar "tardios em ouvir", qual é o resultado e como corrigi-lo.

1. O que significa ser tardios em ouvir

A. Não significa que eles não eram inteligentes e incapazes de compreender - eles eram capazes de compreender este assunto difícil; sabemos isso porque o escritor hebreu retornou a ele apenas dois capítulos depois

B. Não significa que eles abandonaram a fé - eles eram cristãos (Hebreus 6:9-10) e irmãos santos (Hebreus 3:1); naturalmente, havia o perigo de que um coração incrédulo pudesse se desenvolver neles (Hebreus 3:12); eles ainda não tinham chegado a esse ponto de infidelidade, mas certamente precisavam corrigir esse problema (Hebreus 6:11-12)

C. Não significa que eles eram novos cristãos que simplesmente não tinham aprendido a palavra suficientemente bem - os novos cristãos precisam do leite da palavra (1 Pedro 2:2; Hebreus 5:13-14); isso é perfeitamente normal; mas tempo suficiente para que eles amadurecessem (Hebreus 5:12)

D. Ser tardios em ouvir indica preguiça (lentidão, indolência - insensibilidade) - não necessariamente em todas as áreas da vida; esta é a preguiça de aprender a palavra de Deus; estudar a Bíblia requer diligência (2 Timóteo 2:15)

2. O resultado de estar nesta condição

A. Não é possível discutir tópicos difíceis da Bíblia (Hebreus 5:11) - o evangelho é simples o suficiente para que se possa aprender e obedecê-lo na mesma hora da noite (Atos 16:31-34); entretanto, algumas coisas são mais difíceis de entender (2 Pedro 3:16); a diligência é necessária para tratar com precisão a palavra (2 Timóteo 2:15)

B. A necessidade de ensinar os princípios elementares novamente (Hebreus 5:12) - essas doutrinas são obviamente necessárias; mas precisamos fazer progresso espiritual (1 Timóteo 4:13, 15)
C. Incapaz de ensinar aos outros (Hebreus 5:12) - todos precisam estar desenvolvendo a capacidade de ensinar; o futuro da igreja depende disso (2 Timóteo 2:2); uma igreja local não pode funcionar sem mestres (Efésios 4:11-12)

D. Permanecerá num estado de infância espiritual (Hebreus 5:13) - isto é natural e normal no início (1 Pedro 2:2); mas permanecer nesse estado é um sinal de doença espiritual; saúde espiritual significa andar na verdade (3 João 2-3)

E. Em última análise, nossa esperança de salvação está em perigo (Hebreus 6:11-12) - a diligência é necessária para realizar nossa esperança; contraste com aqueles que são lentos, que é a mesma palavra grega para tardios (Hebreus 5:12)

3. Como corrigir o problema

A. Reconhecer o problema - não podemos resolver um problema se não sabemos que ele existe; isso requer autoexame (2 Coríntios 13: 5)

B. Pare de participar apenas do leite (Hebreus 5:13) – nós ainda precisamos de lembretes (2 Pedro 1:12-13; 1 Timóteo 4:6)

C. Faça um hábito de estudar a Bíblia (Hebreus 5:14) - a palavra prática significa um hábito; Já notamos que a diligência é necessária (2 Timóteo 2:15); devemos também investir tempo (Efésios 5:16-17)

D. Prossiga para a maturidade (Hebreus 6:1) - reconheça que devemos crescer (2 Pedro 3:18; 1 Timóteo 4:13, 15); devemos desenvolver a capacidade de ensinar e estudar e entender passagens difíceis

E. Construa sobre o fundamento dos princípios elementares (Hebreus 6:1) - não abandone o fundamento; edifica sobre ele acrescentando à tua fé (2 Pedro 1:5-8) e aperfeiçoando a fé através das obras (Tiago 2:22)

Conclusão

A. Não podemos nos tornar preguiçosos com a Bíblia - precisamos ser diligentes com ela como com todo o resto

B. O estudo bíblico pode ser desafiador - mas precisamos nos aplicar a ele para que possamos agradar ao Senhor