Através de Muitas Tribulações - Parte 1: Perdas

Através de muitas tribulações - Parte 1: Perda
Texto: Atos 14:22

Introdução: Paulo e Barnabé encorajaram os irmãos a permanecerem fiéis ao Senhor "através de muitas tribulações" para que eles pudessem alcançar a recompensa final do céu. Os tipos de tribulações que podemos enfrentar podem ser únicos para os cristãos ou comuns a todas as pessoas.

Qualquer uma dessas tribulações poderia potencialmente descarrilar nossa fé e nos fazer perder a recompensa. Portanto, precisamos nos preparar para superar essas tribulações para alcançar o reino eterno. Este sermão focalizará o exemplo de Jó e como ele experimentou a perda.

1. As Perdas Sofridas Por Jó

A. Jó era um homem irrepreensível (Jó 1:1, 8) - tinha sido grandemente abençoado por Deus (Jó 1:2-3); contudo, Deus permitiu que Satanás o tentasse (Jó 1:9-12)
B. Jó perdeu os filhos (Jó 1:13, 18-19)
C. Jó perdeu suas posses (Jó 1:14-17)
D. Jó perdeu a saúde (Jó 2:7-8) - inicialmente isso não foi permitido por Deus (Jó 1:12)

2. A Perda de Entes Queridos

A. Todos nós experimentamos isso em diferentes momentos - pais, avós, irmãos, filhos, netos, etc.; a morte é uma certeza para todos nós (Hebreus 9:27) por causa do problema do pecado (Romanos 5:12, Gênesis 3:22-24)

B. Porque perder um ente querido é um desafio à nossa fé - alguns questionam a bondade de Deus ao permitir que isso aconteça (Jó 2:9); alguns perdem um mentor espiritual quando um ente querido se vai (Efésios 6:4; 2 Timóteo 1:5)

C. Como suportar a perda dos entes queridos e permanecer fiel? Não culpe a Deus, mas o diabo (João 8:44, ver Hebreus 2:14-15); lembre-se da esperança do céu para os fiéis (Apocalipse 14:13; 1 Tessalonicenses 4:13-14); mesmo que o ente querido não era fiel, eles certamente querem que você seja (Lucas 16: 27-28); encontrar força de outros cristãos (1 Tessalonicenses 4:18, ver Hebreus 10:25)

3. A Perda dos Bens

A. Isso pode acontecer a qualquer um de nós - as riquezas são incertas (1 Timóteo 6:17, Mateus 6:19)

B. Por que perder nossas posses é um desafio à nossa fé? - Se preocupar com coisas materiais pode sufocar a palavra (Lucas 8:14); a pobreza pode levar-nos a ser tentados a roubar (Provérbios 30:7-9), inveja (Gálatas 5:21), ou ser ingratos (Apocalipse 2:9; 1 Tessalonicenses 5:18)

C. Como suportar a perda de bens e permanecer fiel? - Fixando nossa esperança em Deus (1 Timóteo 6:17); ajuntando tesouros no céu (1 Timóteo 6:19 e Mateus 6:20) e mantendo o foco nessa meta (Filipenses 3:14, Colossenses 3:1-3); aprendendo o contentamento (Filipenses 4:11-13).

4. A Perda da Saúde

A. Se não morrermos em algum trágico acidente ou estivermos vivos quando o Senhor voltar, enfrentaremos isto - isto aconteceu depois que Satanás tentou Jó pela primeira vez; para muitos, este é o tipo mais difícil de perda

B. Por que perder nossa saúde é um desafio à nossa fé? É pessoal; muitas vezes é mais difícil aplicar as Escrituras a nós mesmos do que aos outros (2 Samuel 12:1-7; Mateus 7:1-5); somos forçados a reconhecer nossas limitações e isso faz com que muitos se voltem contra Deus (Eclesiastes 12:1)

C. Como suportar a perda de nossa saúde e permanecer fiel? - lembre-se que a graça de Deus é suficiente (2 Coríntios 12:7-10); convide outros que possam ajudar (Tiago 5:14); nunca perca de vista a meta (2 Coríntios 4:16-5: 4)

Conclusão

A. É inevitável que enfrentaremos a perda enquanto vivemos nesta terra - temos de suportar isso

B. Não permitais que essas coisas lhe façam perder a fé em Deus (Jó 1: 20-22)

C. Lembre-se do que é realmente importante - busque a recompensa "incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus" (1 Pedro 1:4)

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem