A bondade e a severidade de Deus

A bondade e a severidade de Deus
Texto: Romanos 11:17-24

“Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado”

Introdução: As pessoas muitas vezes imaginam Deus como querem imaginá-lo. Muitas pessoas religiosas se concentram em Seu amor a ponto de vê-Lo como incapaz de punir o mal. Muitas pessoas não religiosas veem-no como um monstro que é rápido para destruir as pessoas. Nenhuma dessas caraterística é uma representação precisa de Deus. Paulo descreveu duas características de Deus em nosso texto - Sua bondade e Sua severidade. Ambas as características precisam ser ensinadas e compreendidas.

1. Definindo Termos

A. Bondade - Ideia de fazer o bem para nós quando éramos indignos (Romanos 2:4, Efésios 2:7); a bondade de Deus foi mostrada ao enviar Cristo (João 3:16) e oferecer a salvação (Efésios 2:4-8)

B. Severidade - de uma palavra raiz que significa cortar abruptamente; paciência por um tempo, então de repente cortado; um exemplo da severidade de Deus foi mostrado no dilúvio (1 Pedro 3:20, Gênesis 6:5-8, Mateus 24:37-39)

2. Aqueles que recebem a bondade de Deus

A. Aqueles que estão firmes na fé (Romanos 11:20) - aqueles que foram justificados pela fé (Romanos 5:1); estar pela fé significa ser estabelecido na fé (Colossenses 2: 6-7); esta fé está disponível para todos (Romanos 1:16-17)

B. Aqueles que permanecem na bondade de Deus (Romanos 11:22) - se não continuarmos, seremos cortados (Romanos 11:21); permanecer na bondade de Deus significa continuar no estado que nos permite desfrutar de Sua bondade (fidelidade - Colossenses 1:21-23); devemos continuar em fidelidade até a morte (Apocalipse 2:10)

3. Aqueles que recebem a severidade de Deus

A. Aqueles que não creem (Romanos 11:20) - Jesus é o único caminho para a salvação (João 14:6, Atos 4:12); O evangelho é a mensagem que mostra o caminho da salvação (Romanos 1:16); aqueles que rejeitam Jesus não têm esperança (Efésios 2:12; 1 Tessalonicenses 4:13-14); aqueles que rejeitam a Sua palavra também não têm esperança (2 Tessalonicenses 1:8-9)

B. Aqueles que caíram (Romanos 11:22) - eles estavam entre o povo de Deus, mas não conseguiram continuar a segui-Lo; caíram da fé (1 Timóteo 4:1, Hebreus 3:12-13); há o perigo de o povo de Deus cair em pecado (1 Tessalonicenses 3:5)

C. Aqueles que não aprendem com os erros dos outros (Romanos 11:21-22) - os exemplos estão lá por uma razão; temos os exemplos dos pecados dos israelitas (1 Coríntios 10:6-12, Hebreus 4:1-2, 11); devemos observar os pecados dos outros e "não fazer o mesmo" (Ezequiel 18:14)

D. Aqueles que arrogantemente esquecem sua dependência de Deus (Romanos 11:18) - Deus não precisa de nós (Atos 17:24-25); precisamos nos proteger contra um senso de direito quando se trata de salvação (Lucas 17:10); somos salvos pela graça (Efésios 2: 8); a única coisa que merecemos é punição pelo pecado (Romanos 6:23); isso também significa que não devemos ser arrogantes contra os outros (Tito 3:2-3)

4. Aqueles que ainda podem receber a bondade de Deus

A. Aqueles que nunca fizeram parte do povo de Deus (Romanos 11:17) - então, este eram os gentios; agora, todos são não-cristãos; o Senhor quer que todos sejam salvos (2 Pedro 3:9); Ele tornou a salvação disponível para todos (Tito 2:11); Ele nos mostrou o caminho para sermos salvos em Sua palavra (Marcos 16:16, Atos 2:38, Romanos 10:9-10)

B. Aqueles que se arrependem depois de serem cortados (Romanos 11:23) - aqueles que caíram podem sempre retornar (2 Pedro 3:9); Deus nos perdoará (1 João 1:9), mas devemos nos arrepender e pedir perdão (Atos 8:22)

Conclusão

A. A bondade de Deus nos foi mostrada estendendo Sua graça e nos dando um caminho para sermos salvos

B. A severidade de Deus foi mostrada e é uma advertência para nós que Ele punirá aqueles que não O obedecem

C. Precisamos apreciar Sua bondade e Sua severidade para que possamos temê-Lo e obedecê-Lo (Atos 10:34-35)

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem