Pouca Fé

Pouca Fé
Texto: Mateus 8:10, 26

Introdução: Neste sermão, examinaremos o que significa ter pouca fé. Todos nós precisamos examinar a nós mesmos e ver como podemos melhorar.

1. A pouca fé preocupa-se com as coisas desta vida (Mateus 6:30-32)

A. Jesus citou o cuidado providencial de Deus na natureza como uma razão para que não nos preocupemos (Mateus 6:26-29) - Sua providência na natureza é um testemunho dEle (Gênesis 8:22 e Atos 14:17)
B. Certamente, devemos trabalhar para desfrutar de Suas bênçãos (Provérbios 28:19) - mas não devemos nos preocupar
C. Devemos buscar primeiro o Seu reino (Mateus 6:33) - concentrar-nos nas preocupações da vida nos deixa infrutíferos (Lucas 8:14)

2. A pouca fé teme a morte (Mateus 8:23-27)

A. Os discípulos tinham medo de morrer na tempestade - Jesus repreendeu-os por sua falta de fé
B. Os cristãos não devem temer a morte (Mateus 10:28) - em vez disso, precisam ter confiança (2 Timóteo 4:7-8)
C. "Viver é Cristo e morrer é lucro" (Filipenses 1:21) - pouca fé leva a temer a morte porque ele não a reconhece como "lucro"

3. A pouca fé faz com que nos concentremos em distrações (Mateus 14:25-31)

A. A princípio, Pedro parecia ter grande fé - ele foi o único discípulo a sair do barco para andar sobre a água (Mateus 14:28-29); mas desviou os olhos de Jesus e se concentrou na tempestade, fazendo-o afundar (Mateus 14:30-31)
B. Como cristãos, devemos manter os olhos fixos em Jesus (Hebreus 12:2) - mantenha seu foco no caminho que você deve andar (Provérbios 4:25-27)
C. O que quer que esteja acontecendo ao nosso redor nada mais é do que "aflição momentânea e leve" (2 Coríntios 4:17)

4. A pouca fé focaliza o físico sobre o espiritual (Mateus 16:6-12)

A. Jesus advertiu do fermento (ensinamento) dos fariseus e saduceus (Mateus 16:6, 12) - mas seus discípulos imediatamente pensaram em pão físico (Mateus 16:7)
B. Devemos "andar pela fé, não pela vista" (2 Coríntios 5:7)
C. Não podemos permitir que nos concentremos nas coisas físicas quando devemos nos concentrar em coisas espirituais (Romanos 8:6, Mateus 6:19-21, Lucas 12:16-21)

5. A pouca fé esquece as promessas do Senhor (Mateus 17:14-20)

A. Jesus repreendeu Seus discípulos por não expulsarem aquele demônio (Mateus 17:19-20) - Jesus não lhes ensinou que a fé os faria capazes de fazer qualquer coisa; Ele ensinou que a fé os faria capazes de fazer o que Ele disse que eles poderiam fazer (Mateus 10:8)
B. A base para a fé é a "palavra de Cristo" (Romanos 10:17) - nenhuma quantidade de crença em Deus fará com que coisas aconteçam que Ele nunca prometeu (1 João 5:14-15)
C. Mas devemos ter fé em que Suas promessas serão cumpridas (1 Coríntios 10:13, Apocalipse 2:10)

Conclusão

A. Fato interessante - aqueles com grande fé eram gentios; aqueles com pouca fé eram judeus, geralmente os próprios apóstolos de Jesus
B. Lição - qualquer um pode desenvolver uma grande fé, e qualquer um de nós pode mostrar pouca fé
C. Continuemos a trabalhar para fortalecer nossa fé em Cristo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem