"Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"

"Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
Texto: Salmo 22

Introdução: Davi descreveu alguém que estava sofrendo e parecia estar abandonado por Deus, mas finalmente Deus estava com ele. Este salmo profetizou de Jesus (Mateus 27:46). Ao mesmo tempo, este salmo expressou os sentimentos de Davi em resposta à sua própria situação. Neste sermão, vamos examinar este salmo em relação a Jesus. Como toda profecia, isto é significado para estabelecer / fortalecer nossa fé.

1. Abandonado por Deus (Salmo 22:1-6)

A. Este é o sentimento expresso por Davi - ele sentiu como se tivesse sido abandonado por Deus (Salmo 22:1-2); Reconheceu que Deus era santo (Salmo 22: 3); Ele entendeu que Deus ajudou outros que confiavam Nele (Salmo 22:4-5); Mas ele era "um verme e não um homem", porque ele era "opróbrio dos homens e desprezado do povo" (Salmo 22:6)

B. Jesus foi abandonado pelo Pai? - Muitos acreditam que Ele foi, especialmente por Sua expressão na cruz (Mateus 27:46); Contudo, como veremos, Jesus não foi abandonado pelo Pai; Ele não deu as costas a Jesus; trata-se de aparência; parecia que Jesus fora abandonado

C. Jesus foi "desprezado pelo povo" (Salmo 22:6) - rejeitado e crucificado (Mateus 27:20-23); mas isso era parte do plano de Deus (Atos 2:23)

2. Sofrendo da mão dos malfeitores (Salmo 22:7-18)

A. Este salmo contém profecias de detalhes específicos em torno da crucificação de Cristo - Ele seria escarnecido (Salmo 22:7-8, ver Mateus 27:39-43); Ele seria cercado por malfeitores (Salmo 22:12-13, ver João 19:1-6); Sua força física se secaria (Salmo 22:15, ver João 19:28); Suas mãos e pés seriam perfurados (Salmo 22:16, ver João 20:25); Suas vestes seriam divididas (Salmo 22:18, ver Mateus 27:35)

B. Quando Jesus citou o "título" do salmo, Ele estava dirigindo as mentes das testemunhas de volta para esta passagem - esta seria uma passagem com a qual eles estavam familiarizados (Atos 13:27); aqueles que eram honestos poderiam ter olhado para trás para este salmo e ler sobre o que eles apenas testemunharam; Jesus apontou deliberadamente os presentes para este salmo a fim de produzir fé; o mesmo vai acontecer hoje

3. Não abandonado por Deus (Salmo 22:19-24)

A. À medida que continuamos neste salmo, podemos ver que aquele que parecia estar abandonado por Deus não estava - Davi voltou a expressar seu desejo de ser salvo pelo Senhor (Salmo 22:19-21); Deus ouviu e não o desprezou (Salmo 22:24)

B. Esta é uma razão para louvar a Deus (Salmo 22:22-24) - porque Ele não abandonou Jesus na Sua hora de sofrimento; Ele também não nos abandonará (Lamentações 3:22-23, Hebreus 13:5)

4. Uma mensagem para todas as pessoas (Salmo 22:25-31)

A. Como resultado do que acontece neste salmo, outros adoram e louvam o Senhor - aqueles que procuram o Senhor (Salmo 22:26); os de toda família e nação (Salmo 22:27); os prósperos e os pobres (Salmo 22:29); os das gerações futuras (Salmo 22:30); os de um povo que nasceria (Salmo 22:31)

B. Isto predisse aqueles que serviriam a Deus na era do evangelho - Deus recompensará aqueles que diligentemente o buscam (Hebreus 11:6); O evangelho é para todos de cada nação (Marcos 16:15); o evangelho é para todos, independentemente da classe social (Gálatas 3:28); o evangelho é para todas as gerações (Atos 2:38-39); a recompensa de Deus é para aqueles que nascerem de novo (João 3:3, 5; 1 Pedro 1:23)

Conclusão

A. A morte de Jesus na cruz era parte do plano de Deus - é por isso que podemos ler nas profecias

B. O Salmo 22 é uma dessas profecias - é importante que entendamos o que está ensinando

C. Compreender este salmo ajudará a estabelecer e fortalecer a fé em Deus, uma vez que somos chamados a servi-Lo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem