Vivificados Pela Justiça

Vivificados pela justiça
Texto: Salmo 119:33-40

Introdução: Quinta estrofe do Salmo 119 – Este sermão enfoca como Deus vivifica os homens.
 Como esperado neste salmo, o salmista enfatiza o lugar da palavra de Deus – e a justiça que vem por segui-la - neste avivamento.

1. O avivamento vem por seguir o caminho da justiça (v. 37, 40)

A. O que significa ser revivido? ... "vivificar"; tornar vivo
B. Deus tornou possível o reavivamento (v.37) - nos torna vivos por meio de Cristo (Efésios 2: 5)
C. Deus deu os meios pelos quais podemos ser vivificados (v.37) - "O Espírito dá vida" (2 Coríntios 3:6); opera através da palavra (João 6:63, Efésios 6:17)
D. Devemos aproveitar a oportunidade de sermos vivificados (v 40) - devemos praticar a justiça (1 João 3:7)

2. Devemos aprender o caminho dos estatutos de Deus (v. 37, 40, 33-34)

A. "vivifica-me no teu caminho" (v. 37) - não podemos conhecer os caminhos de Deus se não através da Sua palavra (1 Coríntios 2:11)
B. "vivifica-me por tua justiça" (v. 40) - não podemos saber o que é certo, se não através de Sua palavra (2 Timóteo 3:16)
C. "Ensina-me, ó Senhor" (v. 33) - vá a Deus; obviamente podemos aprender com os outros (Hebreus 13:7), mas devemos provar todas as coisas com a Sua palavra (Hebreus 13:9, Atos 17:11)
D. "Dá-me entendimento" (v. 34) - podemos entender o que Deus revelou (Efésios 3:4, 5:17)

3. Devemos aprender com a intenção de obedecer (v. 33-35)

A. Aprender o "caminho dos estatutos de Deus" (v. 33) não é meramente para fins acadêmicos - muitos sabem muito sobre a Bíblia, mas é inútil para eles (2 Timóteo 3:7); até o diabo conhece a Escritura (Mateus 4:5-6)
B. Embora o conhecimento e a fé sejam essenciais (Oséias 4:6 e João 8:24), o dia do juízo não vai envolver um exame escrito - julgado por nossas ações (2 Coríntios 5:10)
C. Aprenda a palavra para observá-la (v. 33-34) – o ouvir leva à fé, que leva à obediência (Romanos 10:17, 1:5)
D. Obedecer aos Seus mandamentos (v. 35) - sem conhecimento e obediência, estamos perdidos (2 Tessalonicenses 1:8)

4. Devemos valorizar a palavra de Deus sobre as coisas temporais (v. 36-37)

A. Para sermos vivificados, precisamos fazê-lo da maneira correta - resposta obediente à palavra; não emocionalismo
B. Mas, para evitar a falsa "espiritualidade", precisamos também evitar a carnalidade (Romanos 8:6-7)
C. Escolha a palavra de Deus sobre o "ganho desonesto" (v. 36) - cobiça; isto é idolatria (Colossenses 3:5)
D. Escolha a palavra de Deus sobre a "vaidade" (v. 37) - tudo sob o sol é vaidade (Eclesiastes 1:2-3; 12:7); portanto, temei a Deus e guardai os Seus mandamentos (Eclesiastes 12:13), porque este é o caminho para a vida eterna (1 João 2:17)

5. Escolha o temor sobre a reprovação (v. 38-39)

A. Devemos escolher entre dois caminhos na vida (Mateus 7:13-14) - Davi fornece outra maneira de olhar para isso aqui nesses versos
B. Escolha o caminho do temor a Deus (v. 38) - escolha o que honrará a Deus
C. Evite o caminho da repreensão (v. 39) - o que é vergonhoso; ficaríamos embaraçados se fossemos descobertos

Conclusão

A. Deus tem o poder de nos vivificar hoje - mas não será por meio do emocionalismo atribuído ao Espírito

B. Isso será feito através da Sua palavra, à medida que a obedecermos, para que sejamos ressuscitados pela justiça

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem