O Senhor é a minha porção

O Senhor é a minha porção
Texto: Salmo 119:57-64

Introdução: Oitava estrofe do Salmo 119 - O tema deste sermão é: "O Senhor é a minha porção" (Salmo 119:57).

O que isto significa?

Como isso está conectado ao tema geral do Salmo da Palavra de Deus?

Este sermão considera estas questões.

1. O que é uma "porção"? (V. 57)

A. A palavra hebraica (chêleq) significa uma parte / território / possessão - pode ser usada para se referir àquilo que é concedido por Deus (e é usado desta forma neste contexto)
B. Isso poderia ser visto em termos da graça de Deus e Suas bênçãos para nós - mas mais do que isso; todas as coisas boas vêm Dele (Tiago 1:17); mas nossa esperança e confiança devem estar em Deus, não no que recebemos de Deus, particularmente desta vida (1 Timóteo 6:17)
C. O Senhor é a nossa porção - a nossa herança (Hebreus 3:14); nosso território (Colossenses 1:13); nossa possessão (Colossenses 1:12)
D. Como podemos ter o Senhor como nossa porção? ... isso retorna ao tema da palavra - a palavra nos fala da bondade de Deus, Sua graça que foi estendida e a esperança que temos; a palavra também nos diz o que devemos fazer para receber a recompensa do Senhor (Hebreus 5:9)
E. Reconhecendo que o Senhor era sua porção, Davi prometeu guardar Suas palavras (verso 57)

2. Devemos buscar o favor de Deus (v. 58)

A. Buscar o favor de Deus primeiro exige que reconheçamos a necessidade de Seu favor - todos pecaram (Romanos 3:23); o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23); não pudemos fazer nada por nós mesmos para corrigir as coisas, assim Cristo foi enviado (Romanos 5:6, 8, 10)
B. Devemos buscar o favor de Deus, porque o perdão é condicional - os não-cristãos devem ser batizados em Cristo para receber o perdão (Atos 2:38 e 22:16); os cristãos devem arrepender-se e orar a Deus por perdão (Atos 8:22, 1 João 1:9)
C. Davi buscou a graça de Deus "segundo a palavra" (v. 58) - não buscou tratamento especial (Lucas 16:27-31); devemos crer no poder da palavra de Deus (Romanos 1:16)
D. Devemos obedecer a Palavra de Deus sem demora (v. 59-60)
E. Receber a graça de Deus e buscar Seu favor exige obediência de nossa parte (Tito 2:11-12) - devemos examinar a nós mesmos (verso 59, 2 Coríntios 13:5), arrepender-nos e guardar os mandamentos de Deus (V. 60, Tiago 1:22)
F. Faça isso sem demora (v. 60) - a salvação é uma questão urgente; não deve ser adiado (Atos 16:33, Mateus 25:13)

3. Nunca devemos esquecer a lei de Deus (v. 61-62, 64)

A. Mesmo quando sofremos nas mãos dos ímpios (v. 61) - lembre-se da lei de Deus (1 Pedro 3:14-15)
B. Mesmo enquanto é noite (v.62) - lembre-se das ordenanças / juízos de Deus (Salmo 119:55, 148)
C. Reflita sobre as bênçãos da criação (v. 64) - lembre-se de confiar em Deus e buscar Seu reino (Mateus 6:26-33)

4. Devemos cercar-nos de pessoas que temem a Deus (v. 63)

A. "O Senhor é a minha porção" (v. 57) - não apenas para um, para todos os que o seguem (2 Timóteo 4: 8)
B. Nós estamos nisto juntos (Filipenses 1:27) - seja de um espírito, de uma mente, lutando juntos
C. Tanto quanto possível, devemos nos cercar de pessoas piedosas - na assembleia (Hebreus 10:25); de casa em casa (Atos 2:46)
D. "Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos" (2 Coríntios 6:14, 1 Coríntios 15:33)

Conclusão

A. Para os fiéis, o Senhor é a nossa porção - recebemos a Sua graça e esperamos realizar a nossa esperança
B. Podemos buscar Seu favor através de Sua Palavra - devemos fazê-lo urgentemente, conscientemente e juntos

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem