Natal: A Família do Senhor Vai a Igreja

Natal: A Família Do Senhor Vai À Igreja
Texto: Lucas 2:21-36

Introdução: Há algo de especial sobre ir a Casa do Senhor como uma família! Nem todo mundo tem esse privilégio, e nem toda família que poderia faz. Jesus, no entanto, foi criado em um lar piedoso. Parece que Sua família aproveitou todas as oportunidades que teve para adorar, Lucas 2:41.

Em sua primeira viagem ao templo, quando Jesus tinha apenas 8 dias de idade, algo incrível aconteceu e é sobre isso que nós queremos observar nesta noite, enquanto nós refletimos juntos sobre este pensamento, Natal: a família do Senhor vai à igreja.

I. A Piedade. v. 21-23

(José e Maria demonstraram verdadeira devoção religiosa e fidelidade ao Senhor. A fé genuína é sempre evidenciada por obediência - João 14:15)
A. Eles obedeceram a liderança do anjo. V. 21a -. Eles fizeram isso ao nomear a criança "Jesus", como lhes foi ordenado - Lucas 1:31. ("Jesus" = "Jeová É Salvação")

B. Eles obedeceram a letra da lei. V. 21b-23 - Êxodo 13:2, 12. Maria e José foram para o templo para apresentar o seu primogênito ao Senhor como eles foram ordenados na Palavra de Deus.

C. Nosso lar deve ser centro de devoção e obediência aos mandamentos do Senhor. Cada lar cristão deveria ser um exemplo para este mundo perdido - (Professor da Escola Dominical que era dono de uma cadeia de lojas de bebidas e vivia com sua namorada)

II. A Pobreza. v. 24.

(Eles ofereceram o sacrifício dos pobres - Levítico 12: 1-8 Sem dúvida, este evento teve lugar antes da chegada dos magos com seus presentes para a família - Mateus 2:1-12) 3 lições destacamos aqui!
A. Ausência de dinheiro não é um obstáculo para o serviço espiritual. Eles não tinham nada, mas mesmo assim eles ainda eram fiéis.

B. A capacidade de Deus de atender às nossas necessidades físicas não é impedida pela nossa falta de recursos. Você não tem que possuir muito para que o Senhor te abençoe. Você apenas tem que estar disposto a usar o que você tem – Mateus 6:33.

C. A disponibilidade é muito mais importante que a capacidade - (Maria - Lucas 1:38) Deus vai usar qualquer coisa ou pessoa que Ele pode para realizar a Sua vontade.
D. Nunca permita que a necessidade o mantenha fora da igreja!

III. A Profecia. V. 25-26

A. O mensageiro. v. 25-30
1. Sua expectativa - v. 25-26 Simeão era um homem piedoso que estava à espera do Messias. A ele tinha sido dito pelo Espírito, que ele não morreria antes de ter visto o Prometido. (Temos uma grande expectativa esta noite - João 14: 1-3; 1 Tessalonicenses 4:16-18)
2. Seu exemplo - v. 25-27a "justo e piedoso" Simeão andava com Deus e era um exemplo para os outros. Quando ele falava, as pessoas ouviam. Se queremos que esse mundo nos ouça quando falamos das coisas de Deus, então nossa vida deve coincidir com a nossa fala!
3. Sua emoção - v. 27-30 - Quando Simeão segurou, ele não pôde conter a emoção. Há algo emocionante sobre o primeiro encontro com o Senhor. Eu nunca vou entender a apatia, a secura e as pessoas que nunca se emocionam sobre Jesus.

B. A mensagem. v. 31-36 (a profecia de Simeão foi uma mensagem tríplice)
1. Uma mensagem de esperança - v. 21-32
a. Vida - João 14:6; João 11:25-26; João 5:24
b. Luz - João 1:4-13; João 8:12
c. Elevação - 2 Coríntios 5:17 (Jesus veio para nos livrar da morte e obras mortas!)
2. Uma mensagem de humildade - v. 33-34
a. A cruz - 1 Coríntios 1:18. Essa mesma cruz que o mundo despreza esta noite, é o lugar onde os homens devem encontrar Jesus. Ele se humilhou para ir lá, Filipenses 2:5-8; e nenhum homem deve humilhar-se perante o Evangelho da cruz. Recusar-se a cruz é recusar Jesus e sua mensagem de vida eterna! (Muitos vão para o inferno, porque eles se recusam a humilhar perante Ele)
b. A coroa - Muitos se prostraram diante dele em Israel. Quando Jesus se humilhou, Ele foi exaltado pelo Pai, Filipense 2:9-11. Agora, a esperança do homem reside em humilhar-se perante o Cristo ressuscitado e glorificado! (É melhor se curvar agora e ao fazê-lo faz a diferença, do que esperar e ser forçado a se curvar quando isso não vai significar nada para você pessoalmente)
3. Uma mensagem de dor - v. 35a - Maria foi confrontada com o preço que ela ia ter que pagar no plano de Deus. A dela era um grande sacrifício, ela foi chamada a dar o seu Cordeiro, e ela o fez sem vacilar - João 19:25. A agonia de seu coração!

C. Igreja deve ter a atmosfera certa e o tipo certo de mensagem. Qualquer outra coisa, desonra a Deus, e mata de fome os santos!

Conclusão: Quando vamos à igreja, os nossos cultos não são geralmente cheios de acontecimentos. No entanto, quando nos reunimos, o mesmo Jesus das Escrituras encontra-se com o seu povo, Mateus 18:20, e nos abençoa com sua presença. Precisamos entender que a frequência à igreja e as coisas que fazemos na Casa do Senhor não são apenas ritual e rotina. Elas estão mudando a vida, fortalecendo a vida, e é bom para as nossas famílias. Jesus tinha o tipo certo de vida familiar, vamos fazer o mesmo para as nossas famílias e nós mesmos. Esteja preparado quando você vier à igreja, você nunca sabe o que Deus tem reservado para você.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem