Cidades de Refúgio

Cidades de Refúgio
Texto: Números 35:9-15

Introdução: Uma vez que não foram dadas aos levitas um território como as outras tribos, eles receberam quarenta e oito cidades (Números 35:7).

Seis delas seriam cidades de refúgio (Números 35:6). Se alguém matasse alguém sem querer, ele poderia fugir para uma dessas cidades.

Neste sermão, vamos considerar cinco pontos sobre estas cidades de refúgio e ver como elas são paralelas a igreja hoje.

1. Pontos chave sobre as cidades de refúgio

A. Elas eram especificamente designadas (Números 35:6, 11) - seis cidades foram escolhidas (Josué 20:1-3, 7-9); alguém que acidentalmente matasse alguém e queria fugir para ter segurança teria que ir a uma delas; se ele fosse para outra cidade, ele não seria protegido
B. Elas eram acessíveis a todos (Números 35:14-15) - três de cada lado do Jordão; todos na terra estariam pertos o suficiente para chegar a uma cidade; também aberta a todos (filhos de Israel, estrangeiros e peregrinos entre eles)
C. Nem todo mundo podia ser aceito nas cidades (Números 35:15-21) - os culpados de assassinato eram condenados à morte; o homicida deveria expor a sua causa aos anciãos no portão da cidade (Josué 20:4-5); este não era o julgamento final (Josué 20:6; Números 35:12), mas tinha que haver um motivo razoável para aceitá-lo
D. O indivíduo tinha que chegar à cidade para estar seguro (Números 35:11-12) – seguro apenas nas seis cidades designadas; o "vingador do sangue" estava procurando-o para matá-lo "ao encontrá-lo" (Números 35:21); isso significa que ele não estava seguro em nenhum lugar (em sua casa, sua própria terra, etc.)
E. Deveria permanecer na cidade para permanecer seguro (Números 35:24-28) - após o julgamento ser proferido, ele teria que permanecer na cidade de refúgio para onde fugiu; se ele deixasse a cidade, ele deixaria de estar protegido; que seria sua culpa se ele fosse morto

2. Paralelo à Igreja

A. Segurança só é encontrada na igreja do Senhor (Efésios 5:23) - Jesus só edificou uma igreja (Mateus 16:18); não podemos juntar-se a igreja de nossa escolha e estar seguro (Mateus 15:13)
B. A igreja do Senhor é aberta a todos (Isaías 2:2) - o evangelho entrou em todo o mundo (Marcos 16:15; Colossenses 1:23); é como Deus chama as pessoas a Ele (2 Tessalonicenses 2:14); através da palavra de Deus, a igreja do Senhor é acessível a todos onde quer que estejam; aberta a todas as pessoas (Atos 10:34-35); todos são um em Cristo (Gálatas 3:28; Colossenses 3:10-11)
C. Nem todos podem fazer parte da igreja - porque nem todos estão dispostos a cumprir as condições (Mateus 23:13, 37); Deus acrescenta pessoas a igreja (Atos 2:47), por isso devemos conhecer Suas condições de salvação; isto também se aplica à igreja local em que como membros só podem aceitar aqueles que podem ser confirmados como fiéis cristãos (Atos 9:26-28; 2 Tessalonicenses 3:6; 2 João 10-11)
D. Temos que estar na igreja para estarmos seguros (Efésios 5:23) - salvação somente em Cristo (Atos 4:12); entramos em Cristo pelo batismo (Romanos 6:3; Gálatas 3:27); não basta ser simplesmente uma boa pessoa (Atos 10:1-2, 48) ou mesmo acreditar (Atos 2:36-38)
E. Devemos permanecer na igreja para estar seguros - como um membro fiel servindo ao Senhor (Filipenses 2:12); se nos afastarmos, estaremos perdidos (Hebreus 2:1-3); é possível recuar para a perdição (Hebreus 10:35-39); não podemos dizer que temos estado na igreja por tempo suficiente, temos de permanecer até o fim (Mateus 24:13)

Conclusão

A. Os exemplos do Antigo Testamento como as instruções sobre as cidades de refúgio são úteis para nós - eles ajudam a explicar os princípios sobre como podemos ser salvos e qual a nossa responsabilidade
B. Se queremos ser salvos hoje, precisamos estar na igreja do Senhor
C. Uma vez lá, precisamos permanecer fiéis ao Senhor e servir a nossa igreja como membros

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem