Porque Israel Caiu?

Porque Israel Caiu?
Texto: 2 Reis 17:7-18

Introdução: Um pouco mais de 200 anos depois que o reino foi dividido, as tribos do Norte foram levadas para o cativeiro. Em nosso texto, nós temos uma explicação de por que isso aconteceu. Assim como eles caíram, podemos cair para longe de Deus hoje - e pelas mesmas razões.

Por isso, vamos considerar as razões pelas quais Israel caiu para que possamos aprender a não fazer o que eles fizeram.

1. Eles pecaram. v. 7

A. Esta foi a principal razão - outros pontos sobre as razões por que eles pecaram não foram desculpas
B. O pecado é uma violação da lei de Deus (1 João 3:4) - Deus sempre puniu o pecado (Gênesis 2:17; 3:16-24); Ele alertou sobre isso também (Deuteronômio 28:15, 47-48)
C. Não só isso, mas o pecado é uma rejeição a Deus, que sempre quer o que é melhor para nós - Ele os livrou do Egito; (v. 7) Ele quer nos salvar (2 Pedro 3: 9); mas nosso pecado impede que (Isaías 59:1-2)
D. Se servimos ao pecado, vamos receber o salário do pecado (Romanos 6:16, 23)

2. Eles serviram a outros deuses. v. 7

A. Deus esperava que eles o servisse exclusivamente (Êxodo 20:2-3) - a idolatria foi condenada explicitamente (Êxodo 20:4)
B. A loucura disso é que esses outros deuses nem mesmo eram reais - eles foram inventados por homens (Isaías 44:14-19)
C. Devemos temer somente a Deus (Mateus 10:28; Deuteronômio 6:13-14) - o que irá naturalmente levar a obediência (Eclesiastes 12:13); não temer a Deus levará ao pecado (Romanos 3:9-10, 18)

3. Eles andaram segundo os costumes de outras nações. v. 8

A. Deus advertiu-os a não ser como as nações ao redor deles (Deuteronômio 12:29-30) - mas muitas vezes o povo queria ser como essas outras nações (1 Samuel 8:5, 19-20)
B. Deus deu a Sua lei para que pudessem ser separados (Levítico 20:22-26)
C. Deus espera que sejamos diferentes do mundo que nos rodeia (Romanos 12:2) - devemos "sair ... e ser separado" para que Deus nos aceite (2 Coríntios 6:17-18)

4. Eles andaram segundo os costumes dos seus reis. v. 8

A. Após o reino dividido, a nação de Israel foi governada por um rei mau após o outro - as pessoas seguiram a influência de seus líderes
B. É certamente verdade que Deus torna cada pessoa responsável individualmente (Ezequiel 18:20) - mas a influência de quem está no poder pode ser forte sobre a nação (Ester 1:16-20)
C. A Bíblia nos diz para ser submissos aqueles em autoridade (Romanos 13:1) - mas Deus fez uma condicional; nos submetermos a Deus em primeiro lugar (Atos 5:29); podemos obedecer aos líderes na medida em que Deus nos permite
D. Isso também poderia se aplicar à igreja - devemos obedecer nossos líderes (Hebreus 13:17); mas só devemos segui-los se eles estiverem nos levando no caminho certo (Atos 20:29-30; Hebreus 13:7)

5. Eles se recusaram a ouvir as advertências de Deus. v. 12-15

A. Deus advertiu-os em sua lei a não servirem a ídolos (v. 12; Êxodo 20:4)
B. Quando eles desobedeceram, Ele advertiu-os através dos profetas a arrepender-se (v. 13, 23) - Mas eles se recusaram a ouvir; eles "endureceram a cerviz" ou endureceram o coração
C. Existe o perigo de que isso possa acontecer às pessoas de hoje de Deus (Hebreus 3:12-13) - quando o povo de Deus peca, eles precisam ser alertados de sua condição (Tiago 5:19-20)
D. Deus quer que aqueles que estão em pecado se arrependam (2 Pedro 3:9) - Ele nos dá tempo para fazê-lo; no entanto, não sabemos quanto tempo temos, então o arrependimento é urgente (2 Coríntios 6:2; Salmo 119:59-60)

Conclusão

A. O povo de Deus sob a antiga lei são um exemplo para nós - que caíram por causa dos seus pecados; a mesma coisa pode acontecer conosco.

B. Em vez de cair como eles fizeram, temos de continuar servindo ao Senhor e permanecer fiel a Ele

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem