A Restauração do Rei Joaquim e a nossa restauração em Cristo

A Restauração do Rei Joaquim e a nossa restauração em Cristo
Texto: 2 Reis 25.27-30 - Jeremias 52.31-34

O Rei Joaquim rei de Judá tinha sido levado cativo pelo rei da Babilônia Nabucodonosor quando este invadiu a cidade de Jerusalém levando muitos israelitas cativos para Babilônia, mas certo tempo depois veio a morrer e o seu sucessor Evil-Merodaque assumiu o seu lugar e no primeiro ano que começou a reinar usou de benignidade para com Joaquim.

O que Evil-Merodaque fez por Joaquim que tipifica o que Jesus fez por nós: Restauração.

1. Levantou a cabeça de Joaquim

- Antes devido ao cárcere do pecado vivíamos cabisbaixo pela opressão do inimigo, não podíamos olhar cima, mas Jesus nos alcançou com a sua graça e levantou a nossa cabeça, Salmo 27.6, agora podemos elevar os nossos olhos aos montes e confiar no socorro do Senhor, Salmo 121.1

2. Libertou-o do cárcere. V.27 (libertação)

- Estávamos encarcerados no pecado pelo adversário, mas Jesus com a sua morte na cruz nos tirou do cárcere e nos libertou. Isaías 42.7

3. Falou-lhe benignamente. v. 28 (benignidade) 1 Cronicas 16.34; Salmo 86.5; Isaías 54:7.10

- Deus usou de benignidade e misericórdia para conosco e falou-nos através de seu filho Jesus. Hebreus 1.1

4. Pôs o seu trono acima dos tronos dos reis de Babilônia. (Posição elevada)

- Joaquim assumiu uma posição elevada no reino de Babilônia, que contraste; do cárcere para o trono para reinar junto ao rei assumindo uma posição privilegiada.

- Antes a nossa posição era desprezível, estávamos destituídos da glória de Deus sem nenhuma perspectiva no porvir e no lamaçal do pecado, mas o Senhor nos tirou do lamaçal e firmou os nossos pés sobre a rocha. Salmo 40.2 ele nos elevou pela sua graça a uma nova posição, e nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo. Efésios 1.23 assumimos uma posição privilegiada em Cristo Jesus; Habacuque disse: "ele me faz andar sobre as alturas" Habacuque 1:9b e um dia também reinaremos com ele. Apocalipse 20.6

5. Mudou-lhe as vestes. (Nova condição)

- Evil-Merodaque mudou as vestes da prisão de Joaquim; antes usávamos os trapos da imundícia que era a nossa própria justiça. Isaías 64.4 estávamos com as vestes sujas pelo pecado, Zacarias 3.3, mas o Senhor tirou as vestes sujas e nos vestiu de vestes novas, Zacarias 3.4; ele nos vestiu de vestes de salvação. Isaías 61.10

6. Comia pão na presença do rei continuamente. V. 33 (comunhão)

- Antes não tínhamos comunhão com Deus, estávamos distantes da sua presença devido a barreira do pecado. Isaías 59:2, mas agora podemos desfrutar da sua companhia numa comunhão mútua. 1 Coríntios 1.9; 1 João 1.3

7. Foi-lhe dado pelo rei a porção e o mantimento diário até o dia da sua morte. (Provisão)

- O Senhor nos sustenta e não deixa faltar o pão em nossa mesa, ele é o Deus da provisão. Salmo 37.25

Enviado por: Paulo Portugal | porto7820@gmail.com

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

A Restauração do Rei Joaquim e a nossa restauração em Cristo A Restauração do Rei Joaquim e a nossa restauração em Cristo Reviewed by Aldenir Araujo on junho 22, 2016 Rating: 5

2 comentários:

  1. que estudo maravilhoso deus os abençõe

    ResponderExcluir
  2. O Senhor me deu essa palavra quando sai de uma situação.È uma palavra de esperança.gostei do estudo. Obrigada.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.