O Deus Que Inspeciona a Igreja

O Deus Que Inspeciona a Igreja
Texto: Apocalipse 3:14-20
Introdução: Em Apocalipse capítulos 2 e 3, o Senhor inspeciona Suas igrejas. Ele deu o seu elogio ou a condenação de acordo com o que descobriu. Deus julga os cristãos individualmente e a Igreja coletivamente. A igreja de Laodicéia representa a igreja do século XXI.

A palavra Laodicéia significa "povo governa". Em vez de o Espírito Santo que conduz e que habilita a igreja, as pessoas estavam confiantes em si mesmas. O cristão tende a gravitar à sua velha natureza por causa da "concupiscência da carne". Isto aplica-se à igreja também. Se os membros da igreja não estão enraizados na Palavra, cheios do Espírito, e permanecem em Cristo, ele se tornará comprometedor, carnal, e a igreja complacente com uma forma de piedade, mas nega a eficácia dela.

I. O Inspetor da igreja

A. A Identidade de Cristo.
1. Jesus é o "Amém". Em hebraico, a palavra significa verdade. Ele é a "testemunha fiel e verdadeira". Ele é a testemunha confiável. (João 14:6) Ele é o "princípio da criação de Deus". Ele é o Criador de toda a criação. (Colossenses 1:16-17)
B. A inspeção da igreja 1. A condição espiritual revelada. v. 15 "nem és frio nem quente"
2. A condição espiritual rejeitada. v. 16 "vomitar-te ei da minha boca"

II. A acusação da igreja

A. A reivindicação da igreja. v. 17a - "Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta"
1. "Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda" Mateus 7:18-27
B. A acusação de Cristo. v. 17b "e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu"
1. "Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus" Lucas 12:16-21
2. O cristianismo brasileiro não é frio nem quente, mas morno. A maioria dos brasileiros não têm crenças fortes e claras, em grande parte porque eles não possuem uma cosmovisão bíblica coerente, eles não têm uma compreensão coerente e holística de sua fé. Muitos crentes afirmam confiar no que a Bíblia ensina, mas rejeitam a noção de um adversário espiritual real ou eles sentem que as atividades de partilha de fé são opcionais. Milhões se sente pessoalmente comprometido com Deus, mas eles estão renegociando a definição dessa divindade. A maioria dos brasileiros têm algumas convicções sobre sua fé e tem um pé no campo bíblico e um pé fora dele. Eles dizem que estão comprometidos, mas com quê? Eles são espiritualmente ativos, mas com quê? O perfil espiritual do cristianismo brasileiro não é diferente de uma igreja morna que a Bíblia adverte.

III. Instrução para a igreja

 A. Conselhos para a igreja. v. 18
1. "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi" Isaias 55:1-3
B. A cura para a igreja. V. 19
1. Igrejas mornas, complacentes, carnais tornam Deus doente. A única solução para a mornidão é o arrependimento! Cada membro deve confessar sua necessidade de Cristo e se converter dos seus pecados em arrependimento.

IV. O Convite para a igreja

A. A posição de Cristo. V. 20 "Eis que estou à porta"
B. A persistência de Cristo. V. 20 "e bato"
C. A promessa de Cristo. V. 20 "entrarei em sua casa"

Conclusão: 1. Como é que está nossa igreja sob a inspeção de Cristo?
2. Cada membro constitui a condição espiritual da igreja. Como está a sua vida sob a inspeção de Cristo?
3. A presença e a bênção de Cristo só são experimentadas por aqueles cujas vidas estão em chamas por Cristo. Está a sua vida dando luz a um mundo perdido?
4. A única solução para a mornidão espiritual é o arrependimento!
5. Jesus disse: "Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas". O Espírito falou à nossa igreja. Será que vamos responder em obediência?
6. O pecador deve se arrepender para ser salvo. Lucas 13:3, 5

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem