O Jovem Rico E Nós

O Jovem Rico E Nós
Texto: Lucas 12:16-21
Introdução: Você já viu alguém que se parecia com alguém que você conhecia de algum outro lugar? Você já foi confundido com alguém? Alguém já achou que você era alguém que a pessoa conhecia? Acontece o tempo todo.
 
Às vezes as pessoas "age" como outras, às vezes as pessoas realmente se "parecem" com outras, às vezes algumas pessoas falam como outras, e assim por diante. Tem sido dito que todo mundo tem um "gêmeo". Alguma vez você já estudou a Bíblia e descobriu alguém que fez você lembrar de alguém que você conhecia, ou até você mesmo? Talvez você pode ter tentado fugir de Deus como Jonas. Ou talvez você conhece alguém que lembra de Pedro, que estava sempre falando sem pensar, ou talvez como Marcos que começou bem, mas desistiu. Ou talvez como Davi. Um bom homem, mas errou muito.

"Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação proveniente das Escrituras, tenhamos esperança" Romanos 15:4
 
Estamos sempre nos identificando com pessoas que admiramos ou que esperamos nunca nos tornar. Jesus adverte contra o perigo de ser como o jovem rico tolo de nosso texto. O que era tão ruim sobre este jovem rico que devemos evitar?

I. Alguns traços positivos do jovem rico

1. Ele não era desonesto, vulgar ou falso.
2. Ele não era preconceituoso, cínico ou invejoso.
3. Ele não se considerava um tolo e ele parecia ser um tipo de pessoa capaz e confiável.
4. Ele era dono de uma propriedade.
5. Ele era um trabalhador.
6. Há uma grande probabilidade de que ele era um planejador sábio e inteligente.
7. Sendo sábio, ele usou os melhores métodos agrícolas conhecidos em sua época.
8. Esse jovem era um fazendeiro e homem de negócios bem-sucedido.
9. Ele era, sem dúvida, bem quisto e admirado por muitos.
10. Até agora, tudo sobre este homem rico, jovem é admirável e qualquer um de nós ficaria feliz em ser parecido com ele.

II. O que havia de tão errado com o jovem rico?

"...Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus…" Mateus 4:4
1. Este jovem viveu para a ideia de que ele poderia satisfazer a sua alma com "coisas".
a. "...Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te" Lucas 12:19
b. As pessoas hoje olham para as necessidades mais profundas da vida como sendo física, material, assim como este jovem fez em sua época.
c. Riqueza, prazer, educação, divertimento, fama, poder e posição são requisitos ​​para satisfazer as necessidades mais profundas da vida de alguém hoje.
d. A Palavra de Deus nos lembra que as coisas, por si só, não podem satisfazer as necessidades mais profundas e os anseios da alma, pois só Deus pode satisfazer as necessidades da alma.
e. Para onde é que uma pessoa com fome ou sede corre para satisfazer sua necessidade? Para uma pilha de serragem? Para o oceano cheio de água salgada?
f. Procurar satisfazer a fome profunda do coração com as coisas materiais não é mais tolo do que a pessoa que acabamos de descrever tentando satisfazer a fome e a sede com coisas tolas.
2. Quanto mais "coisas" são acumuladas, mais o egoísmo aumenta e mais é desejado.
a. Este jovem rico e tolo do texto não estava pensando em Deus, nem que alguém poderia estar precisando de ajuda.
b. Este jovem rico, estava totalmente envolvido em si mesmo.
c. Você conhece alguém como este jovem? Um gêmeo? É VOCÊ se parece com ele em algum detalhe?
3. O jovem rico tinha esquecido de Deus e do povo de Deus.
a. É Deus quem dá todas as coisas boas da vida e elas devem ser usadas como Deus quer que elas sejam.
b. Esse rapaz nunca pensou que Deus estivesse por trás das coisas que ele tinha nem nunca pensou em compartilhar o que ele tinha.
c. Você é como esse jovem ou você já percebeu que tudo o que tem foi dado por Deus e que você deve compartilhar com os outros?
4. Este jovem estava vivendo apenas para o tempo presente, nunca pensando na eternidade.
a. Infelizmente, muitos hoje têm essa mesma atitude - "colocando todos os ovos em uma mesma cesta ..." "Hoje é tudo o que importa, viver para hoje e o amanhã vai cuidar de si mesmo ..."
b. Você é se parece com este jovem rico insensato - que vive apenas para hoje e não dando qualquer atenção a eternidade e estar diante de Deus?
5. Para o jovem rico a vida do homem era tudo sobre "ter" em vez de partilha e doação.
a. Quem já não sonhou em ter um bilhão de dólares no banco e ser capaz de ter o que se queria e ir e fazer o que queria fazer?
b. Nossos pensamentos são como os pensamentos desse jovem, ter, ganhar, possuir, ir, fazer e ser.
c. O propósito de Jesus aqui é advertir a todos sobre a falsa forma de vida, para encontrar o verdadeiro propósito na vida. Jesus está advertindo que a felicidade nem sempre é determinada por ter coisas.
6. O deus deste jovem não era Elohim, não era Jeová, não era o Todo-Poderoso Deus de Israel, mas era o dinheiro, a posição e as coisas.
a. Só quando Deus é Deus na vida de uma pessoa; todas as necessidades materiais e espirituais são satisfeitas.

III. Para este homem e qualquer um semelhante a ele há um fim terrível

1. ".... Insensato, esta noite te pedirão a tua alma...” Lucas 12:20
a. A morte quase sempre vem de repente, seja jovem ou velho e em que é mais longa, mas a vida é breve.
b. Somente quando uma pessoa está preparada para a morte é que ela realmente está preparada para viver.
c. Este jovem rico baseou toda a sua vida em viver e se esqueceu que um dia ele ia realmente morrer. Como muitos hoje têm essa mesma atitude?
2. "... e o que tens preparado, para quem será...?" Lucas 12:20
a. Uma coisa é certa, você não vai levar nada com você na hora da morte. Nenhuma coisa! Não importa a riqueza e posses, reputação, na morte você deixará tudo para trás.
b. A única coisa que levaremos conosco no momento da morte são os tesouros espirituais dos investimentos espirituais feitos na vida de outras pessoas com o que Deus nos deu para ser compartilhado.
c. Só a alma vai passar pela morte e sair na eternidade. Todo o resto é deixado para trás.
 
Conclusão:
1. Então, esse jovem rico, se parece como você em alguns aspectos? Será que ele parece com alguém que você conhece, em caso afirmativo, você pode avisar essa pessoa sobre o que está por vir.
2. Todo mundo precisa chegar mais perto do Senhor Jesus e fazer mais com a sua vida com o que Deus lhe deu e continua a dar.
3. Invista seu tempo, talentos, testemunho e tudo que você é e tem no que é eterno.
4. Lembre-se, você vai estar diante do Senhor e dar conta do que você fez com a sua vida e com o que Deus lhe abençoou. Onde está o seu interesse? No que você gasta seu tempo? O que você valoriza mais?
 
Você está pronto para estar diante do Senhor hoje?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem