O Deus Que Fala

O Deus Que FalaTexto: Salmos 19:1-14
Introdução: O falecido Francis Schaeffer, referindo-se a Deus, escreveu: "Ele está lá, e não está em silêncio". A criação declara a existência de Deus.

A Bíblia fornece uma visão mais clara de Deus. Deus continua a falar através da criação, da Bíblia, e por meio de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. O Senhor Jesus na Bíblia muitas vezes declarou: "Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça".

Você está ouvindo o que Deus tem falado através da Sua criação, da Sua Palavra e do Seu Filho? Se está, o que está fazendo em resposta ao que você já ouviu falar?

I. O Testemunho da criação

A. A majestade da criação.
1. A criação é um testemunho da majestade do Criador. Ela revela a glória do Criador. Nos maravilhamos com as coisas que Deus fez, mas o Criador é maior do que a Sua criação. A glória de Deus é tão grande e gloriosa que não haverá necessidade do sol no céu. (Apocalipse 22:5). Podemos facilmente compreender por que Isaías, João e outros na Bíblia ficaram perplexos na presença do Senhor. (Isaias 6:1-8; Apocalipse 1:12-18)
2. "Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?" (Salmo 8:3-4)
B. A maravilha da criação.
1. Perdemos a maravilha da criação. Quando ignoramos a Sua criação, perdemos o sinal de Deus e Seu incrível poder e presença.
2. "porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele" Colossenses 1:16
C. A Mensagem da criação. (v. 2-4)
1. A mensagem de criação é implacável e universal. Davi afirma que "Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite". Tudo na criação declara a glória e a presença de Deus. Paulo declarou em Romanos 1:20 "Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis". Somos confrontados 24/7 com o fato de que Deus existe. Ninguém está excluído porque a mensagem de criação é universal. "Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os confins do mundo". A criação dá um testemunho infalível da presença de Deus. Como uma casa revela que há um pedreiro, a criação revela que existe um Criador. A mensagem da criação é compreensível pelo homem. Paulo disse: "eles são inescusáveis". Tudo na criação declara a glória e a presença de Deus. A criação nos fala da existência de Deus e Sua criatividade. A Bíblia nos dá a maior revelação de Deus, nos mostra que Ele é santo, justo, amoroso e gracioso.

II. Palavra de Revelação

A Bíblia é a revelação de Seu caráter santo e a condição desesperada do homem. A Palavra de revelação exalta a Deus e ilumina o homem. Neste Salmo, Davi nos dá seis descrições da Palavra de Deus e o propósito que a Palavra alcança. O apóstolo Paulo destacou que "a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom" (Romanos 7:12)
A. A Palavra descrita. (v. 7-9) 1. "A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma". A Palavra de Deus é um perfeito tesouro da verdade. Ela tem o poder para convencer do pecado e o poder para remodelar (transformar) o pecador. A palavra "alma" refere-se a a pessoa como um todo. A Palavra da verdade pode transformar uma pessoa através do poder de Cristo vivendo dentro do crente.
2. "O testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples". A Palavra de Deus é fiel, assim como o caráter imutável de seu Autor. A palavra "simples" fala de uma pessoa que é ingênua, facilmente influenciada, sem discernimento. A Palavra dá "sabedoria aos simples". A pessoa que entregou sua vida a Cristo e à Sua Palavra pode crescer em compreensão, sabedoria e conhecimento de Deus. Ela pode aprender a viver para agradar a Deus.
3. "Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração". Deus fez as regras para nos dar instruções sobre como viver. Felicidade e alegria são as bênçãos que são nossas, quando vivemos de acordo com a Sua Palavra. "Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam" (Lucas 11:28)
4. "o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos". O mandamento do Senhor revela o que Deus requer. A palavra "puro" significa que a Palavra de Deus é livre de qualquer imperfeição ou corrupção. A Palavra de Deus dá luz espiritual aos que estão em trevas espirituais.
5. "O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre". Reverência e temor de Deus fará com que um pecador tome um banho espiritual. A Palavra de Deus tem um efeito de limpeza em nós. Jesus disse: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado" (João 15:3). A filosofia e a psicologia do homem torna-se obsoleta e são substituídas por novas maneiras de pensar. "Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" Colossenses 2:8 - O Verbo eterno de Deus nunca muda e é sempre relevante. A Palavra de Deus deve controlar o pensamento, ação e atitude do crente para que ele vá se transformando para ser mais semelhante a Cristo.
6. "os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos". A Palavra de Deus é verdadeira e justa. As palavras do homem estão cheias de mentiras e enganos. A Lei, julgamentos, ordenanças de Deus apresenta o que é melhor para o seu povo. Muitas pessoas estão "sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade" (2 Timóteo 3:7) Essas pessoas nunca chegam a Jesus, que é "verdade" como Ele é revelado na Bíblia. (João 14: 6) "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!" (João 5:39-40). A Palavra de Deus revela a Palavra viva que é Jesus, aquele que dá a vida eterna aos pecadores.
B. A Palavra desejada. (v. 10-11)
O salmista coloca o valor final sobre a Palavra de Deus. Seu valor é maior do que todos os tesouros e posses terrenas. A Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro fino. Como o ouro, os homens devem cavar para encontrar seus tesouros. Há poucas pessoas que estão dispostos a fazer o esforço ou tempo para descobrir as preciosas verdades da Bíblia. A Palavra de Deus é mais doce do que o mel e o destilar dos favos. A Palavra traz refresco e enriquecimento para a alma. A Palavra dá advertências. Ela orienta o crente a permanecer no caminho reto e estreito. A Palavra pode dar compreensão para impedir o crente de se desviar de Deus. Há recompensas por guardar a Palavra de Deus no presente, bem como no futuro. "Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir" (1 Timóteo 4:8).

III. Vigilante contra o pecado

A. Vigilante em oração. (v. 12-13)
1. Em primeiro lugar, o salmista pediu a limpeza dos pecados ocultos. Ele sabia do perigo e a destruição desses defeitos ocultos. A pessoa que ama a Deus não quer nada entre ele e seu Senhor.
2. Em segundo lugar, o salmista pediu a contenção do pecado voluntário. Davi orou: "Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim". Jesus ensinou seus discípulos a orar: "E não nos deixeis cair em tentação; mas livra-nos do mal" (Mateus 6:13) O orgulho, a autossuficiência, a rebelião e a ingratidão são todos os pecados de presunção. O pecado da presunção é a pior forma de pecado contra Deus e como o salmista devemos pedir a graça para que esses pecados não tenham domínio sobre nós.
B. Vigilância na prática. (v. 14) 1. O salmista queria que suas palavras, seus pensamentos e suas ações fossem aceitáveis ao Senhor. No Salmos 119:9 a pergunta é feita: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?" A resposta é: "Observando-o segundo a tua palavra". A Palavra de Deus tem o poder de purificar do pecado. Enquanto a nossa velha natureza pecaminosa não é erradicada, a Palavra de Deus nos dará poder para pecar menos. Podemos viver vidas inocentes. "Tua Palavra tenho escondido em meu coração, para eu não pecar contra ti" (Salmos 119:11)
O salmista se refere ao Senhor como "a minha força, e meu Redentor". Jesus Cristo é a nossa força e nosso Redentor. Jesus comprou o pecador crente para fora do mercado de escravos do pecado pela Sua morte e sangue derramado. (Romanos 3:24; 1 Coríntios 6:19-20; Efésios 1:7; 1 Pedro 1:18-19; Apocalipse 5:9) Como o salmista, devemos desejar ser agradáveis ao Senhor Jesus.

Conclusão:

1. Ninguém pode alegar ignorância a existência de Deus. Todos são indesculpáveis.
2. Deus nos deu a Sua Palavra para que possamos viver para agradar a Ele. Qual grande parte da Palavra que você está aplicando em sua caminhada diária?
3. Pecados presunçosos são caros. Você está admitindo a Deus?
4. Deus falou através de Sua criação, através de Sua Palavra, e através do Seu Filho. O Senhor "não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam" (Atos 17:30)

Ou você abandona o pecado e se renda ao Salvador ou você vai queimar no inferno. A escolha é sua.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem