Como Ser Um Bom Professor De Escola Dominical
Às vezes a pessoa que deseja ser um professor da Escola Dominical fica preocupada porque ela não sabe o suficiente sobre a Bíblia, ou fica preocupada de cometer algum grande erro e falhar miseravelmente.

Estas preocupações são assustadoras. Faz sentido você estar preocupado com coisas como estas. Mas há coisas que você pode fazer para ajudar, para que estas coisas preocupantes e assustadoras não aconteçam.

Seja Dedicado - Entenda que o que você está fazendo é importante

Seja confiável - Esteja lá na hora e cada vez, e pronto para ir, ou ser um professor substituto

Seja um estudante - Aprenda a lição primeiro. Entenda-a sozinho. Dessa forma, você será capaz de compartilhar a lição e ter algo a acrescentar. Fique pelo menos um passo à frente de sua classe!

Seja dependente de Deus - Você não tem que saber tudo. (Deus faz) O Espírito Santo irá ajudá-lo. Seja humilde diante de Deus. Ore, pedindo a Ele para guiá-lo, para ajudá-lo e dar-lhe as palavras que você precisa dizer. Ore por seus alunos, a sua classe, sua igreja, e por você mesmo.

Seja um exemplo - Aplique a Palavra de Deus à sua própria vida. Acredito que este é o lugar onde cada um de nós sente que estamos aquém do esperado.
Uma coisa é ensinar a verdade, outra coisa é viver a verdade. Mas nenhuma quantidade de palavras com os alunos (ou para qualquer outra pessoa) irá convencê-los da verdade da Palavra de Deus, se não a verem refletida honestamente em nossas vidas.

Isto significa que devemos permanecer humildes diante de Deus; lendo nossas Bíblias, aprendendo as escrituras, honrando a Cristo e permitindo que o Espírito Santo trabalhe através das circunstâncias em nossas vidas para nos ensinar suas verdades. Em outras palavras, devemos primeiro crescer como cristãos, a fim de ser capaz de ajudar os outros a crescer.

Seja um bom comunicador - Mantenha o fluxo de informação em movimento! Uma comunicação clara sempre precisa acontecer, ida e volta; entre você e seu pastor ou líder, e entre você e seus alunos. (Isto é especialmente verdadeiro se os seus alunos são filhos! Neste caso, certifique-se de que você está em comunicação com seus pais!)

Seja um bom arquivador - Mantenha registros precisos do que você ensina. Isto é muito importante se você estiver usando vários recursos para as suas aulas. Muitas igrejas têm um currículo, com revistas impressas para estudantes e professores. Mas se você não tiver, certifique-se de manter o controle do que você está ensinando em sua classe e quais versículos bíblicos você tem usado em suas lições.

Faça um arquivo de algum tipo com suas anotações (mesmo se forem manuscritos) e guarde exemplos de seus trabalhos e atividades para sua referência mais tarde.

Alguém pode pedir para ver estes um dia, e você vai querer ser capaz de produzi-los sem muita dificuldade! Além disso, você pode querer usá-los em outra ocasião, e isso vai ser bom para lembrar o que você ensinou e quando.

Seja criativo - Pense em como você iria apresentar uma lição, ou fazer uma atividade. Deixe espaço para que o Espírito Santo lhe guie. Veja o que você tem em volta de você e use isso. Não se mantenha em cativeiro por ideias digitadas em um pedaço de papel; seja criativo. Novo lema: Sua classe - O seu caminho!
Seja um encorajador - Encoraje os seus alunos a medida que avança. Incentive-os a crescer e se aproximar mais de Cristo, aceitá-Lo como Salvador, saber mais sobre ele, estudar a Sua Palavra, confiar nele porque ele é fiel, e ser conduzido pelo Espírito Santo a medida que avançam pela vida.

Seja uma pessoa de oração - O mais importante de tudo. Leve as suas preocupações, as suas ideias sobre as suas lições e sua classe regularmente diante do Senhor em oração. Ele vai abençoar e guiá-lo! Filipenses 4:19 diz: "... meu Deus suprirá todas as suas necessidades de acordo com as riquezas de sua glória em Cristo Jesus"

Deus abençoe você a medida que você avançar para o ensino! Que Deus lhe dê sabedoria e discernimento a medida que você lida com seus alunos e ajudá-los a aprender tudo o que Deus tem para eles! Amém