Ana: Conhecendo Deus em Tempos de Apostasia

Ana: Conhecendo Deus em tempos de apostasia
Texto: 1 Samuel 2:1-10

Introdução: Era dias de trevas, em sua maior parte, em Israel durante o tempo dos juízes. A condição espiritual de Israel estava em declínio e a nação não tinha rei para liderá-los.

Em Primeiro Samuel 2:12-25, Eli, o sacerdote, não tinha conseguido liderar a nação espiritualmente. Seus dois filhos que serviam como sacerdotes eram corruptos e não conheciam o Senhor. Em meio a apostasia e corrupção, lemos sobre o piedoso Elcana e sua esposa Ana. Esta mulher piedosa foi usada pelo Senhor para ser um canal de bênção para o Seu povo. Ela não foi influenciada por aqueles que tinham se afastado do Senhor.

I. O problema de Ana

A. Sua esterilidade. (1 Samuel 1:5)
B. Seu quebrantamento. (1 Samuel 1:10)

II. A oração de Ana

A. Sua petição. (1 Samuel 1:11) "da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão"
B. Sua promessa. (1 Samuel 1:11) "ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida"

III. O louvor de Ana

A. Sua salvação. "Alegro-me com a tua salvação"
B. Seu soberano. "O meu coração exulta no Senhor"
1. Deus Santo. (v. 2) "Ninguém há santo como o Senhor"
2. Somente Deus. (v. 2) "não há ninguém além de ti"
3. Imutável Deus. (v. 2) "não há rocha como a nosso Deus"
4. A onisciência de Deus. (v. 3) "Senhor é um Deus de conhecimento"
5. Apenas Deus. (v. 3) "por ele são pesadas"
6. Deus Onipotente. (v. 4)
7. Deus Criador. (v. 8) "do Senhor são as colunas da terra"
8. Deus Fiel. (v. 9) "Ele guardará os pés dos seus santos"
9. O juízo de Deus. (v. 10), "O Senhor julgará as extremidades da terra"

IV. A profecia de Ana

Na comparação do cântico de Maria (Lucas 1:46-55) com o cântico de Ana é fácil entender que Ana estava exaltando o Senhor Jesus Cristo como Maria.

A. O rei ungido. "Exaltará o poder do seu ungido"
A palavra "ungido" no Antigo Testamento é usado de profetas, sacerdotes e reis que eram consagrados para o seu oficio com óleo. Israel teria seus reis terrenos, como Saul e Davi. As palavras de Ana encontram o seu cumprimento na pessoa de Jesus Cristo, o Rei.

A palavra hebraica que traduzimos "messias", significa "ungido". A tradução grega da mesma palavra é a nossa palavra "Cristo". Quando falamos de Jesus Cristo, estamos nos referindo à crença de que Jesus é o Ungido, ou o Messias, como prometido no Antigo Testamento.

B. A autoridade do rei. (v. 10), "O Senhor julgará as extremidades da terra"
Jesus, o Messias voltará como juiz. Em Salmos 96:13, Ele vem "julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade"

De acordo com Paulo (2 Timóteo 4:1) Ele "...há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino", o Senhor Jesus Cristo disse "Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda" Mateus 25:31-33

"Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os confundirá, dizendo: Eu tenho estabelecido o meu Rei sobre Sião, meu santo monte. Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão. Tu os quebrarás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra. Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se inflamará a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam" Salmo 2:1-12.

C. A antecipação do rei.
A nação de Israel antecipou a vinda de seu Messias. Na primeira vinda de Jesus, os judeus individuais aceitaram a Jesus como o Messias e foram salvos como é hoje, mas a nação como um todo rejeitou Jesus por causa da incredulidade deles. (Romanos 11:20) Aqueles de nós que somos salvos hoje, estamos "aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" Tito 2:13

Conclusão: Estamos vivendo em uma época de apostasia e corrupção. Nos faltam líderes políticos bons e piedosos. Muitos pregadores e dominações inteiras são apóstatas. Precisamos conhecer nosso Deus, como Ana e crer que Ele responde orações. Ana creu em Deus por um filho e o Senhor a abençoou com Samuel e depois com mais três filhos e duas filhas. (1 Samuel 2:21)

Enquanto esperamos pela volta de nosso Senhor, devemos crer que Ele pode fazer coisas grandes e firmes para a Sua glória. Não devemos voltar-se para os deuses deste mundo, nem ser contaminados pelo mundo. Vamos permanecer verdadeiros e fieis ao Senhor Jesus. Seremos abençoados se o fizermos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem