O que quer dizer tempo da graça? Será que estamos nele?

O que quer dizer tempo da graça? Será que estamos nele?
Uma expressão comum entre alguns cristãos é que estamos vivendo no tempo da graça. Se você perguntar a eles o que eles querem dizer com essa declaração, muitas vezes eles vão fazer uma referência de que estamos vivendo em uma época em que Deus ainda concede graça para aqueles que procuram a salvação através de Seu Filho. Da mesma forma, há alguns que amarram esta frase a um período de tempo descrito como a era da igreja pelos dispensacionalistas.

Por esta razão, vamos tentar descobrir o que significa o tempo da graça e se ainda estamos na mesma.

O que é graça?

A primeira coisa que precisamos fazer é estabelecer o que a Bíblia diz sobre a graça. Os seguintes versos nos dizem sobre graça:

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por s gentios, e eles à vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2:4-9)

A partir desses versículos vemos o seguinte sobre a graça:
  1. Nós somos salvos pela graça através da fé em Cristo (Veja também Judas 1:3-4; Hebreus 13:9; Tiago 4:6)
  2. Deus nos mostrou as riquezas da sua graça através de Jesus Cristo (Ver também João 1:14-17; Atos 15:11; Romanos 3:23-24; Tito 3:7)
  3. A graça de Deus é o dom da salvação (ver também Provérbios 3:34; Efésios 4:7; Hebreus 4:16)
Quando você coloca tudo isso junto, descobrimos que o foco da graça de Deus é através do que Cristo fez na cruz. É por isso que algumas pessoas têm definido o tempo da graça, como um período de tempo que começou com a morte de Cristo na cruz (Efésios 3:1-6). Muitos dispensacionalistas definem isto como a era da igreja que nos encontramos hoje.

O tempo da graça é específico?

Chegará um dia em que a salvação através de Cristo já não estará disponível (Isaías 55:6; Atos 17:29-31; Romanos 13:11; Efésios 1:9-10; 2 Tessalonicenses 2:1-12). Isto é considerado por muitos como o fim do tempo da graça. Muitas pessoas acreditam que isso vai chegar a um fim na ressurreição. No entanto, a Bíblia descreve um remanescente de judeus que serão salvos durante o período de sete anos da tribulação e resgatados na segunda vinda de Cristo (Mateus 24; Apocalipse 7, Apocalipse 19:11-21).

O outro fator a considerar é que antes de Cristo morrer na cruz, o sistema sacrificial da lei dada por Moisés estava em prática, (João 1:17). Isso é chamado o tempo da lei por muitos, incluindo os dispensacionalistas. Compreender períodos bíblicos ou dispensações é essencial para o estudo da Bíblia para entender o contexto do que está escrito. No entanto, para sugerir que as pessoas só se salva pela graça do momento em que Cristo morreu na cruz, até a ressurreição não é correto.

Se a salvação era através da lei antes de Cristo morrer, então há muitos textos na Bíblia que estão incorretos. Alguns exemplos são: Romanos 3:19-20; Romanos 7; Gálatas 2:16-21; Efésios 2:9; Tito 3:5. Portanto, se as obras da lei não trouxeram a salvação, então como é que as pessoas eram salvas antes de Cristo morrer na cruz? A resposta é: da mesma maneira que as pessoas são salvas depois que Ele morreu na cruz, pela fé.

Antes da cruz, as pessoas eram salvar por crer que Deus enviaria um Salvador para morrer por seus pecados. O exemplo mais notável é Abraão quando ele creu no que Deus lhe disse, isso foi imputado como justiça a Abraão como se segue:

“Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo. Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliezer? Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro. Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência. E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça”. (Gênesis 15:1-6)

“Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”. (Romanos 4:1-3)

Outros versos que descrevem a salvação em Cristo antes de Ele vir são as seguintes: Gênesis 3:15; Gênesis 15:1-6; Lucas 24:25-27, 44-47; Atos 3:18-24; Romanos 4:1-16; Hebreus 11:4; 1 Pedro 1:10-12.

Vemos que antes da cruz, as pessoas eram salvas pela fé em um Cristo que viria e morreria. Durante o tempo da crucificação, as pessoas foram salvas pela fé em um Cristo que eles viram morrer na cruz (2 Pedro 1:16-17). Depois da cruz, as pessoas são salvas pela fé em um Cristo que morreu na cruz.

Considerando-se essas coisas, chamar a era da igreja de tempo da graça não é realmente correto. A graça de Deus estava trabalhando antes da fundação do mundo (Mateus 13:34-35; Mateus 25:31-34; Lucas 11:47-51; Efésios 1:3-7; 1 Pedro 1:18-21). Deus nos amou tanto que antes do pecado do homem no jardim, Deus tinha um plano para o que Ele sabia que iria acontecer (Romanos 8:26-30).

Deus providenciou um caminho de salvação que um dia vai chegar a um fim. Portanto, é importante que qualquer um que ainda não creu em Cristo faça-o o mais brevemente possível. Não sabemos quando a graça já não estará mais disponível. Quando esse dia chegar, o tempo da graça terá terminado. Leia também: O Deus de toda Graça


Conclusão: A graça de Deus foi demonstrada através da oferta de Seu Filho morrendo na cruz como pagamento por nossos pecados. Algumas pessoas acreditam que o tempo da graça é um período de tempo que começou quando Cristo morreu na cruz e terminará na ressurreição. Pessoas que viveram antes da morte de Cristo, no momento da morte de Cristo, e depois da morte de Cristo são todas salvas pela graça de Deus através da fé no Cristo que conhecemos como Jesus. Estamos agora no tempo da graça, mas quando o tempo da graça terminar, a salvação não estará mais disponível. Portanto, é importante que quem ainda não creu em Cristo faça-o o mais rapidamente possível, já que não sabemos se amanhã será tarde demais....

Pr. Aldenir Araújo

8 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Quero saber, aceitei Jesus em 31/10/2015, mas vi um vídeo de antes disso falando que o tempo da graça tinha acabado depois que já tinha aceito, será que não sou salvo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos sim na era da graça,se você crê no sacrifício Dele na cruz e entregou sua vida a Ele,tenha certeza da sua salvação.o sacrificio Dele na cruz foi por você!

      Excluir
    2. Estamos sim na era da graça, tenha certeza da sua salvação!

      Excluir
    3. Mais não pode se esquecer de fazer a sua parte em relacrea palavra de Deus, isso e o mais dificil

      Excluir
  2. Quero saber, aceitei Jesus em 31/10/2015, mas vi um vídeo de antes disso falando que o tempo da graça tinha acabado depois que já tinha aceito, será que não sou salvo?

    ResponderExcluir
  3. No entanto, a Bíblia descreve um remanescente de judeus que serão salvos durante o período de sete anos da tribulação e resgatados na segunda vinda de Cristo (Mateus 24; Apocalipse 7, Apocalipse 19:11-21).baseado nas informações acima faça um estudo você e Deus e assim saberá se sua salvação e valida a sua pergunta permitiria eu ser mais incisivo mas esta interpretação e você e Deus.
    espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  4. Quais são os outros tempos e quantos são?

    ResponderExcluir
  5. A salvação esta garantida porque Jesus te aceitou e não você aceitou ele agora quanto a entrar no reino e outra História.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem