Lições da Vida do Rei Salomão

Lições Da Vida Do Rei Salomão
Texto: 1 Reis 3:5-15

Assunto: Biografia

Título: Lições da vida do rei Salomão

Proposição: Nós aprendemos com a vida do rei Salomão, 1) Em tudo que possuiu, obteve sabedoria, 2) as coisas terrestres não podem satisfazer, 3) O casamento é importante, mas Deus sempre vem em primeiro lugar.

Objetivos: Cada um deve compreender mais sobre a vida de Salomão e as lições que aprendemos dessa vida.

Alvo: exortar cada ouvinte a aprender com os sucessos e fracassos de Salomão.

Introdução:

1. Leia: 1 Reis 3:5-15
2. Sobre o Texto:
a. Esta é talvez a história que nos lembramos mais a respeito de Salomão.
b. A vida de Salomão é ao mesmo tempo uma grande realização e uma grande tragédia.
c. Salomão era o filho de Davi com Bate-Seba.
d. Deus disse a Davi que Salomão seria o rei e que Salomão construiria o templo (1 Crônicas 22: 9-11).
e. A vida de Salomão começou com grande proposito.
f. No entanto, Salomão também multiplicou para si mesmo esposas e ao fazê-lo foi levado a idolatria (1 Reis 11:1-3).
g. O livro de Eclesiastes termina com Salomão, dizendo: "Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau" (Eclesiastes 12:13-14).
h. No entanto, Salomão foi capaz de oferecer algum serviço a Deus. 1 Reis 4:32-34 diz "Proferiu ele três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Dissertou a respeito das árvores, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota da parede; também dissertou sobre os animais, as aves, os répteis e os peixes. De todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão, e da parte de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria".
i. Podemos aprender várias lições da vida de Salomão. Vamos observar algumas hoje.

I. Em toda a sua obtenção, obteve sabedoria

1. Talvez a história que estamos mais familiarizados com a vida de Salomão é a que ele pede sabedoria de Deus. Isto é encontrado em 1 Reis 3:5-11.
2. Como resultado deste pedido, Deus atendeu a oração de Salomão por sabedoria e também deu a Salomão poder, riqueza e prosperidade. Não havia nada que Salomão não tinha.
3. O livro de Provérbios reitera a importância da sabedoria novamente e novamente.
a. A palavra sabedoria é usada 53 vezes no livro.
b. O objetivo do livro era transmitir sabedoria (Provérbios 1:2-7).
c. No livro, vemos a sabedoria personificada (Provérbios 1:20-33).
d. A pessoa que tem a sabedoria é feliz. Provérbios 3:13 "Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento"
e. Entre todas as coisas que nós "obtemos" nesta vida, a sabedoria deve estar entre elas. Provérbios 4:7 "A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento".
f. A sabedoria começa com o devido respeito por Deus. Provérbios 9:10 "O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento".
g. A sabedoria é mais valiosa do que as substâncias mais preciosas na terra. Provérbios 16:16 "Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quanto mais excelente é escolher o entendimento do que a prata!"
h. A sabedoria não é para ser liberada assim que nós a tivermos. Provérbios 23:23 "Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento"
4. Como podemos obter sabedoria hoje? Tiago 1:5 "Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada"
5. Este foi sem dúvida um dos sucessos de Salomão na vida e nós faríamos bem em imitar seus desejos.

II. Posses terrenas não podem satisfazer

1. Falamos como Salomão recebeu não só a sabedoria, mas também todas as coisas que se poderia desejar sobre a terra.
a. Riqueza (1 Reis 10: 10-25) A prata era tão comum como pedras (v. 27).
b. Poder (1400 carruagens 1.200 cavaleiros 1 Reis 10:26)
c. Relacionamentos (700 esposas, 300 concubinas, 1 Reis 11:3)
d. Paz (1 Reis 4:24 "Pois dominava ele sobre toda a região e sobre todos os reis daquém do rio, desde Tifsa até Gaza; e tinha paz por todos os lados em redor")
e. Salomão verdadeiramente "tinha tudo"
f. 1 Reis 3:11-13 "Pelo que Deus lhe disse: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que é justo, eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará. Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória; de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teus dias"

2. Da maneira como a posse de coisas materiais é glamourizada hoje, você pode pensar que Salomão teria tido felicidade. No entanto, o livro de Eclesiastes diz-nos de forma diferente.
3. Salomão concluiu que tudo o que era mundano era mera vaidade.
a. Eclesiastes 1:2 "Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade"
b. Eclesiastes 1:12-14 "Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém. E apliquei o meu coração a inquirir e a investigar com sabedoria a respeito de tudo quanto se faz debaixo do céu; essa enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens para nela se exercitarem. Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol; e eis que tudo era vaidade e desejo vão"
c. Salomão pensou que sua própria sabedoria poderia salvá-lo, mas isso era vaidade (Eclesiastes 1:16-18).
d. Salomão pensou que ele poderia satisfazer a sua vida com prazer e alegria, mas isso era vaidade (Eclesiastes 2:1-2).
e. Salomão deu a si mesmo vinho e comida, mas isso era vaidade (Eclesiastes 2:3).
f. Ele construiu casas, vinhas, servos - vaidade.
g. Eclesiastes 2:10-11 "E tudo quanto desejaram os meus olhos não lho neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; pois o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e isso foi o meu proveito de todo o meu trabalho. Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol".
h. No que diz respeito ao poder, Salomão escreveu: "Depois volvi-me, e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis as lágrimas dos oprimidos, e eles não tinham consolador; do lado dos seus opressores havia poder; mas eles não tinham consolador. Pelo que julguei mais felizes os que já morreram, do que os que vivem ainda. E melhor do que uns e outros é aquele que ainda não é, e que não viu as más obras que se fazem debaixo do sol" (Eclesiastes 4:1-3).
i. Em relação à riqueza e fortuna, ele escreveu: "Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade" (Eclesiastes 5:10).
4. Em essência Salomão está nos dizendo, "Eu fiz tudo isso e só há uma coisa que é constante e sobre o qual você pode depender toda a sua vida." "Teme a Deus e guarda os seus mandamentos" (Eclesiastes 12:13).
5. Vamos aprender com Salomão que as coisas terrenas não podem satisfazer. Aqui é certamente uma área em que Salomão teve grande fracasso; faríamos bem em escutar seu exemplo e seguir as suas palavras.

III. O casamento é importante, mas Deus sempre vem em primeiro lugar.

1. No âmbito do casamento, Salomão teve grandes sucessos e grandes fracassos.
2. Salomão teve êxito no casamento em que Deus o inspirou para comunicar a alegria e o amor de um bom casamento no Cantares de Salomão.
a. Alguém pode apenas ler a canção e não experimentar a alegria sagrada que pertence a maridos e esposas.
b. A canção transmite o amor no casamento. Cantares 2:4 "Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor"
c. A canção fala sobre a amizade no casamento. Cantares 5:16 "O seu falar é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém".
d. A canção exalta o amor acima de todas as coisas materiais. Cantares 8:7 "As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado"

3. Salomão falhou, no entanto, quando escolheu permitir a influência de suas esposas em sua relação com Deus.
a. Salomão desobedeceu a Deus em quem ele estava autorizado a se casar. 1 Reis 11:1-2 "Ora, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, das nações de que o Senhor dissera aos filhos de Israel: Não ireis para elas, nem elas virão para vós; doutra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão, levado pelo amor"
b. Salomão desobedeceu a Deus ao permitir que essas mulheres o atraísse após os ídolos. 1 Reis 11:4-8 "Pois sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai; Salomão seguiu a Astarete, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do Senhor, e não perseverou em seguir, como fizera Davi, seu pai. Nesse tempo edificou Salomão um alto a Quemós, abominação dos moabitas, sobre e monte que está diante de Jerusalém, e a Moleque, abominação dos amonitas. E assim fez para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a seus deuses".
c. Por causa da desobediência de Salomão a Deus nesses assuntos, Deus dividiu o reino de Israel e levou 10 tribos para longe de Salomão.

4. Salomão teve sucessos e fracassos no casamento. Em última análise, os casamentos de Salomão foram fracassos, porque os levou para longe de Deus. Tudo isso aponta para o fato de que ainda que o casamento é importante, Deus sempre vem em primeiro lugar.

Conclusão:

1. Há muitas outras lições de vida de Salomão, mas essas três são primordiais.
a. Em toda a sua obtenção, obteve sabedoria.
b. As posses terrenas não podem satisfazer.
c. O casamento é importante, mas Deus sempre vem em primeiro lugar.
2. Convite
a. Se você é um cristão
1) Você já experimentou fracassos em sua vida?
2) Deus está pronto e disposto a perdoar, se você se arrepender e tentar novamente.
b. Se você não é um cristão
1) Em toda a sua busca, adquira sabedoria (sabedoria de Deus) e que vai leva-lo para próximo de Deus.
2) Há a sabedoria do mundo, mas isso é loucura diante de Deus como Eclesiastes ensina.
3) A sabedoria de Deus o impulsiona a se tornar um cristão.
a) Ouça a palavra; Romanos 10:17 "A fé vem pelo ouvir ..."
b) Creia de todo o coração; Hebreus 11: 6 "Porque sem fé é impossível ..."
c) Arrependa-se dos seus pecados (Atos 17:30).
d) Confesse Jesus como o Filho de Deus (Mateus 16:16).
e) Seja batizado para a remissão dos seus pecados (Marcos 16:15-16).

Pr. Aldenir Araújo

3 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Muito bom. Aprendi com o texto.

    ResponderExcluir
  2. Eu li hoje, no Livro de Deteuronômio 17 idh4-20, os deveres do rei do povo eslhido por Deus, e em nenhum momento observei na História do Rei Salomão mensão sobre essa lei. Há como explanar um texto com a inserção desse escrito, ou algum esclarecimento sobre essa passagem pouco explanada nas igrejas? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem