Eu Sou O Bom Pastor

Eu Sou O Bom Pastor
Assunto: Jesus

Título: "Eu sou o Bom Pastor"

Proposição: O bom pastor cuida das ovelhas 1) advertindo-as sobre os perigos para o rebanho, 2) guardando a entrada e saída do aprisco, e 3), entregando a sua vida pelas ovelhas.

Objetivos: Cada ouvinte deve ser capaz de indicar como o Bom Pastor adverte sobre os perigos relativos ao rebanho, guarda a entrada e saída do aprisco e dá a sua vida pelas ovelhas.

Alvo: Enfatizar nossa necessidade constante de estar vigilantes contra o inimigo, seguindo o Bom Pastor.

Introdução:

1. Leia: João 10:11-14 "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem"

2. Sobre o Texto:
a. O confronto entre Jesus e judaísmo rabínico continuava crescendo.
b. No capítulo 9, Jesus curou um cego que foi levado perante os governantes judeus.
c. Este homem raciocinou corretamente sobre as obras que Jesus fez e chegou à conclusão de que Jesus era o Filho de Deus.
d. Isso enfureceu ainda mais os fariseus.
e. O ensinamento de Jesus no capítulo 10 é o último discurso público que João registrou.
f. Em uma bela analogia, aprendemos sobre a relação entre Jesus e seu rebanho.
g. A principal preocupação na passagem, no entanto, é alertar seus discípulos de possíveis ameaças à salvação deles.
h. Muitos poderiam tirar a salvação deles, mas apenas um que poderia fornece-la.

3. Nossa série
a. Esta é a terceira em nossa série de estudos sobre o grande "Eu sou" do livro de João.
b. Nós observamos "o pão da vida", e "a luz do mundo"
c. Estas declarações são de natureza exclusiva. "Eu sou" significa que Jesus é o único que pode prove a salvação.

O pastor se preocupa com as ovelhas...

I. Advertindo-as a respeito de perigos para o rebanho.

1. Existe o perigo do ladrão / assaltante / estranho. (V. 1, 5, 8, 10).
a. Ele é o único que está fora do rebanho e rouba o rebanho para seu próprio benefício.
b. Isto é exatamente o que os fariseus estavam tentando fazer. Jesus disse uma vez para eles, "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós" (Mateus 23:15).
c. Os fariseus estavam mais preocupados com a construção da própria do que eles estavam mostrando preocupação genuína com os discípulos.
d. Existe ladrões e salteadores que usurpa o povo de Deus hoje.
e. Paulo escreve a respeito deles: "Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro". (1 Timóteo 6:3-5).
f. Como conhecemos as pessoas que pensam que a piedade é fonte de lucro? Pelos seus frutos. Mateus 7:20.

2. Existe o perigo do mercenário (vs. 11-12).
a. Ele é aquele que tende ao rebanho para seu próprio benefício.
b. É aquele que se contenta com apenas alimentar, mas não defende.
c. Quando o perigo vem, ele não consegue dar o aviso apropriado porque ele foge.
d. É o homem que ganha a confiança do rebanho, mas vira as costas para eles e foge quando o perigo vem.
e. Nós encontramos uma descrição deste em Ezequiel 34:1-6.
f. É aquele que não consegue pregar todo o conselho de Deus (Atos 20:27).
g. Eles são os atalaias dos quais Ezequiel fala que deixam de alertar sobre a vinda do inimigo (Ezequiel 33:1-7).

3. Existe o perigo do lobo - destruir o rebanho (vs. 11-12).
a. O agente de Satanás.
b. Ele não tem nenhuma preocupação com o rebanho, mas apenas destruir.
c. Mateus 7:15 "Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”.
d. 2 Coríntios 11:13-15 "Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Portanto, não é grande coisa se os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras"
e. Atos 20:29 "Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho"

II. Provendo e guardando a entrada do aprisco

1. "Eu sou a porta"
a. Este não é um pensamento figurativo, mas sim literal.
b. Jesus é aquele que bloqueia as ovelhas de sair, impedindo o inimigo de entrar.
c. Ele disse a respeito das ovelhas, "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" (João 10:27-29).
d. Jesus disse: "Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:31-32).
e. Ao ouvir e continuar somos guardados no rebanho de Cristo.

2. Aqueles que são Seus entram por Ele, e só se pode entrar no rebanho por meio dele.
a. Nós nos tornamos cristãos quando somos batizados em seu corpo. 1 Coríntios 12:13 "Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito"
b. Note Gálatas 3:27-29 "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa"

3. O lobo tem que passar por ele para arrebatar as ovelhas.
a. O lobo não pode entrar através de Cristo.
b. O lobo se disfarça e traz um outro evangelho. Ele altera o evangelho de Cristo.
c. A mensagem do evangelho de Jesus Cristo, porém, não muda. Hebreus 13:8-9 diz: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam".
d. Paulo escreveu: "Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema" (Gálatas 1:6-8).
e. 2 João 9-11 "Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda participa de suas más obras".

III. Dando a vida pelas ovelhas

1. Ele as leva aos pastos verdejantes.
a. Observe João 10:9 "Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens"
b. Salmo 23 fornece um excelente comentário sobre os bons cuidados do pastor.

2. Ele dá vida abundante para elas.
a. Nota de João 10:10 "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" Literalmente, há um excedente da vida dada por Jesus.
b. Romanos 5:20 "Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça"
c. 1 Pedro 1:10-11 "Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir"

3. Ele dá a Sua vida por elas - substitui a vida deles por Sua vida.
a. Note João 10:11, 15 "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" "assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas"
b. Romanos 5:6-8 "Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós"
c. 1 Pedro 3:18 "Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito"
d. 1 João 3:16 "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos"

Conclusão: Jesus disse: "Eu sou o bom pastor"
1. Você está sob os cuidados do Bom Pastor?
2. O Bom Pastor...
a. Adverte com relação ao perigo.
b. Provê e guarda a entrada para o aprisco.
c. dá vida a suas ovelhas.
3. Convite
a. Se você é um cristão, mas se afastou...
1) Por que se desviou da segurança do aprisco?
2) O Bom Pastor procura por você agora.
3) Você vai voltar e ser Dele de novo?
b. Se você ainda não é um cristão...
1) Venha para os cuidados do Bom pastor.
2) Há apenas um caminho para o rebanho.
3) Esse caminho é através do plano que Jesus estabeleceu para nós nos achegarmos a Ele.
a) Ouça a palavra; Mateus 7:24-27
b) Creia de todo o coração; "porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados" (João 8:24).
c) Arrependei-vos; Lucas 24:46-47 "e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém"
d) Fazer a boa confissão como Marta fez em João 11:27 "Respondeu-lhe Marta: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo".
e) Ser batizado para a remissão dos seus pecados (Marcos 16:15-16).

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem