O Que Significa Ser um Cristão Carnal?

O Que Significa Ser Um Cristão Carnal?
Texto: I Coríntios 3:1-5

Introdução: Alguns dos melhores exemplos de por que alguém deveria ser um cristão pode ser encontrado na forma como alguns cristãos vivem suas vidas.

Da mesma forma, alguns dos piores exemplos de por que alguém não deveria ser um cristão pode ser encontrado na forma como alguns cristãos vivem suas vidas.

Com estas duas verdades, muitas atitudes sobre o cristianismo são formadas, infelizmente, muitas vezes com consequências mortais.

A Bíblia se refere aos cristãos que são um mau exemplo para o cristianismo como cristãos carnais. Portanto, vamos examinar o que significa ser um cristão carnal?

O Que Significa A Palavra Carnal?

A palavra carnal é comumente definida como: adj. Relativo à natureza animal: prazer carnal, especialmente sexuais. "O desejo carnal" Que diz respeito à carne (por oposição ao espírito).

A Bíblia define a palavra carnal como: "sarkikos", pertencente a carne, ou seja, (por extensão) do corpo, ou (por implicação) animal, temporais, não regenerado - mundano.

Por essas duas definições, vemos que a palavra carnal descreve algo que diz respeito a carne ou de natureza física. A Bíblia acrescenta a isso a ideia de ser temporal, o que significa que é terreno e temporário e não celestial ou eterno.

O Que É Um Cristão Carnal?

Com essas definições em mente, um cristão carnal seria um cristão que se comporta de maneiras que são motivadas por desejos carnais. Estes desejos são descritos pela Bíblia como sendo de origem humana, não de Deus, e demonstrada em paixões humanas. Estes três são concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba (1 João 2:15-16).

Estes desejos são o que nos afastam de Deus e nos tenta para o pecado. Da mesma forma, essas paixões são o que Satanás usa para nos atrair para o pecado. Vemos o primeiro uso desses desejos no Jardim do Éden, em (Gênesis 3:1-6).

Nesta passagem, Satanás seduziu Eva, dizendo-lhe que o que Deus disse a respeito de comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal não era verdade. Quando sua mente foi alterada, ela queria o fruto por três razões. Ela viu que o fruto era bom para comer por causa de sua fome (concupiscência da carne). Ela viu que era agradável aos olhos na aparência (concupiscência dos olhos). E ela o desejou para torna-la sábia como Deus (soberba da vida). Infelizmente, ela ouviu Satanás, comeu o fruto junto com seu marido, e o pecado entrou na humanidade.

Da mesma forma, avançando vários milhares de anos, vemos a mesma abordagem utilizada por Satanás com Jesus em Lucas 4:1-13. Nesta passagem, Satanás tentou seduzir Jesus, dizendo-lhe que, se Ele era de fato o Filho de Deus ele deveria transformar uma pedra em pão por causa de Sua fome de 40 dias de jejum (concupiscência da carne). Satanás então tentou seduzir Jesus levando-o a um monte alto e dizendo-lhe que se ele se inclinasse e adorasse Satanás, ele poderia ter tudo o que estava vendo (concupiscência dos olhos). Finalmente, Satanás colocou Jesus no alto do templo e tentou seduzi-lo, dizendo-lhe que se ele era o Filho de Deus, deveria se jogar do pináculo do templo, porque está escrito que os anjos iriam pegá-lo (o orgulho da vida).

Nós aprendemos com esses eventos que, ao contrário de Eva, Jesus usou as Escrituras cada vez que Satanás tentou seduzi-lo, mesmo quando Satanás usou a Escritura fora do contexto. Este é o lugar onde os cristãos carnais tropeçam e caem. Eles não sabem o que a Bíblia diz, ou sabem e a ignora quando se trata de paixões carnais. Isso demonstra nenhum amor a Deus ou ao nosso próximo.

Quais São Os Exemplos Bíblicos De Cristãos Carnais?

A passagem mais notável é quando Paulo se dirigiu à igreja em Corinto como segue:

“E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens? Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um? ” I Coríntios 3:1-5

Nesta passagem, Paulo havia acabado de falar sobre como as pessoas não salvas não conseguia entender a Bíblia, nem tomar decisões sensatas, porque eles não tinham a sabedoria do Espírito Santo (1 Coríntios 2). Paulo chamou o homem não salvo de homem natural. Paulo continuou em 1 Coríntios 3, dizendo que ele não poderia falar coisas espirituais para esses cristãos porque eles eram carnais em seus pensamentos.

Paulo passou a descrever como ele os havia treinado nas coisas básicas, mas eles não tinham crescido em sua fé, portanto eles só poderiam lidar com o "leite" da Palavra e não a "carne" da Palavra. Quando Paulo usou essas palavras, ele estava fazendo uma comparação entre um bebê e um adulto. Estes cristãos ainda eram bebês e ainda não tinham aprendido os ensinamentos simples das Escrituras (1 Coríntios 3:1-2).

A imaturidade destes cristãos resultou em comportamentos que eram baseados em motivações carnais, ou carnais. Eles tinham inveja um do outro, contendiam e a igreja se dividiu. Ele passou a descrever como eles tinham se espalhado para o que chamaríamos hoje de denominações. O resultado desse cristianismo carnal foi que eles estavam se comportando como os não-crentes (1 Coríntios 3:3).

Ser carnal, como cristãos, não se limitou à igreja em Corinto. Até mesmo o apóstolo Paulo por vezes lutou com isso (Romanos 7:7-25). Ele descreveu como era uma luta constante, lutar contra as motivações carnais dentro dele. As coisas que ele sabia que não deveria fazer, ele fez, e as coisas que ele sabia que deveria fazer, ele não fez.

O Que Deus Diz Sobre Ser Carnal?

A Bíblia nos diz que o pendor da carne é um inimigo de Deus (Romanos 8:7). É o mesmo pensamento que os não-crentes têm e é um resultado da queda do homem no pecado (Gênesis 3:15). Deus nos diz que o remédio para um cristão carnal é lembrar que Cristo morreu por nós e vai nos ressuscitar. Devido a isso, devemos procurar viver para Ele porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:19) e devemos a nossa salvação a Ele (Romanos 8:10-17).

Finalmente, ser carnal não só mostra que não apreciamos o que Cristo fez por nós, isso mostra aos não-cristãos que ser cristão não é diferente de qualquer outra pessoa. Isso geralmente resulta em os não-crentes olharem para os cristãos como hipócritas. Pior ainda, eles veem Cristo como nada de especial ou diferente de qualquer outra figura religiosa. Infelizmente, esse pensamento, veda sua morte e deve quebrar o coração de cada pessoa que se diz cristão.

Conclusão: A Bíblia chama um crente que age como um não-crente de cristão carnal. A palavra carnal significa temporal ou terrestre. Comportamentos carnais são aqueles que são motivados pela concupiscência dos olhos, concupiscência da carne e a soberba da vida. A Bíblia dá vários exemplos de cristãos carnais, incluindo uma confissão de Paulo que ele lutou com os desejos carnais. Ser carnal demonstra que nós não amamos a Deus ou ao próximo e leva os outros a acreditar que ser um crente e seguidor de Cristo é inútil.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem