Qual o significado de Jeová como o nome de Deus?

Qual é o significado de Jeová como o nome de Deus?
Nomes são importantes. É difícil para nós pensar nas coisas sem os seus respectivos nomes. Os muitos nomes diferentes para Deus na Bíblia descrevem e demonstram Seu caráter.

O nome “Jeová” (geralmente traduzido como “Senhor” em algumas versões) aparece muitas vezes nas Escrituras. Jeová significa "O Eterno, O Imutável, Aquele que era, aquele que é, e que há de vir" Quando Moisés se encontrou com Deus na sarça ardente, ele perguntou seu nome. "Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós" (Êxodo 3:14). Deus falou como Jeová, o Deus auto existente.

O povo hebreu passou a considerar um determinado nome de Deus como Seu nome pessoal. Os estudiosos chamam esse nome, derivado de quatro letras hebraicas de o "tetragrama” (de “tetra”, quatro, e “grama”, letra). Os judeus se preocupavam tanto em não usar esse nome em vão que eles nem sequer o pronunciavam quando liam a Bíblia em voz alta. (Eles o substituíam por "Adonai", que significa Senhor.) Como resultado, a pronúncia correta do original hebraico é desconhecida. A maioria dos estudiosos dizem que "Yahweh" ou "Yahveh" é provavelmente a pronúncia correta, embora Jeová tem sido usado desde o século XVI.

A Bíblia enfatiza a importância do respeito por Deus, enfatizando a importância do nome de Deus. Salomão disse: "Torre forte é o nome do Senhor; para ela corre o justo, e está seguro" (Provérbios 18:10). O salmista disse: "Enviou ao seu povo a redenção; ordenou para sempre o seu pacto; santo e tremendo é o seu nome" (Salmo 111:9). Isaías falou de "Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos" (Isaías 57:15). Jesus disse aos discípulos: "Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome" (Mateus 6:9).

O terceiro mandamento adverte: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão" (Êxodo 20:7). Embora este mandamento é parte da antiga aliança, a necessidade de respeito para com o nome de Deus continua. Paulo escreveu: "Todos os servos que estão debaixo do jugo considerem seus senhores dignos de toda honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados" (1 Timóteo 6:1).

Leia também: Deus Fala Hoje

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem