Mantendo a Coisa Principal Como a Coisa Principal

Mantendo A Coisa Principal Como A Coisa Principal
Texto: Ageu 1:12-15

Introdução: Nesta noite eu quero que você saiba que nunca é tarde demais para fazer o que é certo, contanto que mantenhamos a coisa principal como a coisa principal.

Estamos na terceira semana do nosso estudo sobre o livro de Ageu. Aqui está o que aprendemos há duas semanas:
  • Vamos prosseguir e parar de procrastinar
  • Vamos priorizar Deus e parar de viver para o nosso próprio prazer
Na semana passada, descobrimos que Deus quer que:
  • Façamos uma pausa e reflitamos
  • Olhemos e aprendamos
  • Vamos e peguemos
Hoje vamos observar em Ageu 1:12-15 que o povo de Deus respondeu rapidamente aos mandamentos de Deus: "Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, juntamente com todo o resto do povo, obedeceram a voz do Senhor seu Deus, e as palavras do profeta Ageu, como o Senhor seu Deus o tinha enviado; e temeu o povo diante do Senhor. Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo, conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, e diz o Senhor. E o Senhor suscitou o espírito do governador de Judá Zorobabel, filho de Sealtiel, e o espírito do sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e o espírito de todo o resto do povo; e eles vieram, e começaram a trabalhar na casa do Senhor dos exércitos, seu Deus, ao vigésimo quarto dia do sexto mês".

A Resposta do Povo

A pregação de Ageu moveu os líderes e depois o resto do remanescente a responder a exortação de Deus.

1. Eles ouviram e obedeceram. Em 1:8, Deus é muito específico sobre o que Ele quer que eles façam: "Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me deleitarei, e serei glorificado, diz o Senhor" Deus tem grande prazer quando nós o honramos e obedecemos o que Ele diz. Eu amo como o versículo 12 começa: "Então..." Como resultado do que eles ouviram, eles atenderam ao chamado de Deus: "Então Zorobabel... Josué... e todo o restante do povo obedeceram à voz do Senhor seu Deus..." Isso me lembra as palavras de um grande hino: "Confiar e obedecer, pois não há outra maneira".

Tenho ensinado esta verdade: A obediência retardada continua sendo desobediência. Se você está à deriva e quer voltar, então pratique a obediência imediata. Boas intenções não importam; Somente a obediência importa. Existe algo que você não fez e você sabe que Deus quer que você faça? Eu gosto do que uma pessoa disse: "Nós temos apenas um dia para seguir a Deus e não é ontem, porque esse dia se foi. Não é amanhã, porque não podemos ter certeza de que ele virá. Tudo o que temos é hoje". Como Hebreus 3:7-8 diz: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações"

Você notará que no versículo 2, eles são chamados, "este povo" e agora eles são referidos como "remanescente". O primeiro termo revela que alguma distância havia acontecido no relacionamento. O segundo termo mostra que eles não foram rejeitados, mas foram redirecionados. Eles foram disciplinados, a fim de voltar a obra.

2. Eles temeram e não demoraram. Confira a última frase no versículo 12: "...e temeu o povo diante do Senhor". Nós fomos ensinados que a palavra "temer" significa "reverenciar". E isso é verdade... a maior parte do tempo. Mas aqui se refere a estar assustado ou ter consternação. Literalmente, significa "temer na presença de". Como nós, eles precisavam ter "temor de Deus" colocado neles.

Um verso que eu continuo enfatizando encontra-se em Isaías 66:2: "...eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra" E confira Salmo 2:11: "Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor".

Um estudo recente realizado nos Estados Unidos pelo Grupo Barna descobriu que quase 60 por cento dos cristãos nas idades de 15 a 29 se distanciaram da participação ativa na igreja. Essa estatística não é nova para mim, mas as razões por que isso está acontecendo agora foram explicadas. David Kinnaman, presidente do Grupo Barna, diz que os jovens acham a igreja superficial: "[Eles] nos dizem que... o cristianismo tornou-se tão deprimente, tão aguado, tão sobre entretenimento - e eles estão procurando por algo de mais substância".

É interessante para mim que quando as igrejas pregam a Palavra do Senhor de forma robusta e sem compromisso, as pessoas são atraídas para o Senhor da Palavra. É assim que tem sido sempre de acordo com Atos 9:31: "Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samaria, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava". As igrejas que estão cheias de felpo ou ritual obsoleto estão senda abandonadas. Quero agradecer publicamente cada um de vocês pela vossa ânsia de ouvir a Palavra e pelo vosso desejo de temer ao Senhor. Um dos meus lemas para este ano é que, à medida que eu ficar mais velho eu quero ficar mais ousado. Você vai se juntar a mim?

Ouça o que Matthew Henry diz: "Um santo temor de Deus terá uma grande influência sobre a nossa obediência a Ele... Se não o tememos, não lhe serviremos" Eu quero que você observe a ordem aqui. Quando ouvimos e obedecemos e tememos e não postergamos, então Deus vai trabalhar. Jesus ensinou a mesma coisa em João 7:17, quando disse: "Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo". Quando nós obedecemos, Deus revela mais de seu caminho.

Depois de responder, Deus, então, dá-lhes alguma tranquilidade. Quando ouvem e temem, Deus se revela! Deixe-me apenas dizer que quando fazemos as coisas da maneira de Deus, Ele faz uma maneira para que elas funcionem.

A Reafirmação de Deus

1. Sua presença é com eles. Olhe em 1:13: "Eu sou convosco". O Deus dos exércitos promete estar conosco quando ouvimos e tememos. Aqui estão algumas outras passagens que afirmam esta verdade
• 2 Samuel 7:3. Quando Davi deseja construir o primeiro templo, Deus diz: "Eu estou com você"
• Isaías 41:10: "não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça"
• Mateus 28:20: "E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos"
• Romanos 8:31: "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?"
Deus não somente está com eles, Ele também os desperta.

2. Seu poder os desperta. Vemos isso em 1:14: "Então o Senhor suscitou o espírito de Zorobabel... e o espírito de Josué... e o espírito de todo o resto do povo de Deus". Eles saíram da apatia para um despertar. Deus se move dentro de nós para que possamos seguir em frente. A palavra "suscitar" significa "acordar uma pessoa sonolenta para que ela esteja alerta e pronta para a ação". Isso me faz lembrar de uma velha canção chamada; "Dormindo na Luz." "Você fecha os olhos e fingir que o trabalho está sendo feito. O mundo está dormindo no escuro e a igreja não pode lutar, porque ela está dormindo na luz. Como você pode estar tão morto quando você foi tão bem alimentado? Jesus ressuscitou dos mortos e você, você não pode sequer sair da cama".

Confira como Filipenses 2:12-13 afirma isso: "...efetuai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade". Poderíamos dizer assim: Onde Deus guia, Ele provê. A obra de Deus, em última análise depende de Deus. Ele dá as ordens. Ele dá a energia. E Ele trabalha a Sua vontade e Seus caminhos para seu prazer e glória.

O Resultado

A ordem aqui é importante. Sabendo que Deus está conosco nos dá grande conforto. Em seguida, o Seu poder nos desperta para que possamos começar a trabalhar servindo. Após o Espírito se mover, 1:14 nos diz que eles "começaram a trabalhar na casa do Senhor dos exércitos, seu Deus". Os trabalhadores de Deus deixaram de ser atrasados para serem disciplinados para serem implantados. O encorajamento de Deus leva ao fortalecimento.

Há dois extremos a evitar. Um deles é a experiência de um mover e não fazer nada sobre isso. O outro é servir em sua própria força, sem qualquer mover do Espírito. Ouça. O mover do Espírito deve conduzir a servir. A obra de Deus depende do Espírito de Deus. A igreja, não deve ser apenas movida emocionalmente, mas deve ser movida para a ação. É hora de parar e refletir, olhar e aprender e ir e buscar! O Espírito Santo está se movendo... agora vamos começar a trabalhar e servir como nunca antes!

Devemos ouvir e temer e, em seguida, começar a se mover! Nós podemos fazer isso porque Ele está conosco e Ele nos despertou. A boa notícia de Ageu é que as pessoas responderam ao profeta. Isso raramente acontecia quando os profetas faziam suas pregações! Acho isso um incentivo. Quando eles se arrependeram e se dedicaram novamente, o reavivamento irrompeu! O que Deus está lhe pedindo para fazer? Como você pode obedecê-lo hoje? Lembre-se que a obediência atrasada é realmente desobediência.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem