Como Posso Viver Uma Vida Comprometida?

Como Posso Viver Uma Vida Comprometida?
Texto: Daniel 3:16-18
Introdução: "Compromisso" é definido como "o estado ou qualidade de ser dedicado a uma causa, atividade, etc." A palavra "compromisso" não é usada na Bíblia muitas vezes com a ideia de "dedicação". Mas, certamente, a ideia de dedicação, compromisso ou lealdade é apresentada com frequência na Bíblia.

A história da lealdade de Sadraque, Mesaque e Abednego em Daniel 3 deve nos inspirar a maiores alturas de coragem, convicção, comprometimento e lealdade. Vamos observar as três coisas a que estes homens estavam cometidos (v. 16-18) e que vai ajudar-nos a ficar comprometidos nesse nosso mundo não comprometido. Eles estavam comprometidos com....

1. A Palavra de Deus (v. 16)

Isso me diz que Deus já havia falado sobre o assunto. Se Deus falou, não há mais nada a dizer. O Salmo 119: 89 diz: "Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada nos céus". João 10:35 diz: "A Escritura não pode ser anulada". A imutabilidade da Palavra de Deus não pode ser alterada ou anulada. Cerca de 80 vezes nas Escrituras a frase "está escrito" é encontrada (16 vezes no Antigo Testamento). Em particular, no Novo Testamento, o verbo está no tempo perfeito, dando a ideia de que está "atualmente e permanentemente escrito".

2. A natureza de Deus (v. 17)

Em primeiro lugar, eles mencionaram o poder de Deus. "Seja forte no Senhor e na força do Seu poder!" (Efésios 6:10). Um outro aspecto da natureza de Deus que incentivou esses homens a permanecerem comprometidos com o Deus do céu foi a Sua bondade. Eles continuaram, "Ele nos livrará da tua mão, ó rei" Isso reflete a boa vontade de Deus (Romanos 8:28). Deus é bom. Ele nunca vai fazer nada que não é do nosso interesse, se somos Seus filhos. Tudo o que acontece conosco, Deus vai fazer com que ele aconteça para o nosso aperfeiçoamento, nosso desenvolvimento e crescimento na imagem e semelhança de Cristo.

3. Suas convicções (v. 18)

Estes homens permaneceram fiel a suas convicções. "Mas se não...", isto é, eles reconheceram que Deus não existia para atendê-los. Ele não era um fantoche em uma corda; Ele não estava no bolso de trás para tirar quando precisavam Dele. Os caminhos de Deus são mais altos que os nossos caminhos e os seus pensamentos mais altos do que os nossos pensamentos (Isaías 55:8).
"Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste" Que integridade! Integridade é permanecer fiel a suas convicções. Ela vem da mesma palavra "inteiro", que significa "um número inteiro". Assim, a integridade significa ser "todo." Isso significa que o seu comportamento exterior reflete suas convicções interiores. Integridade é o oposto de hipocrisia.

Conclusão: Esteja comprometido com a Palavra de Deus, à natureza de Deus e com suas convicções. As recompensas estão fora deste mundo.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem