Cinco Grandes Verdades de João 1:1

Cinco Grandes Verdades de João 1:1

O primeiro versículo do Evangelho de João é absolutamente repleto de significado, e refuta uma série de erros populares. Lê-se:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus".
Vamos considerar vários elementos importantes dessa passagem.

Em primeiro lugar, de acordo com a afirmação de Gênesis 1:1, o versículo nega que o Universo é eterno - houve um princípio. A evidência científica tem confirmado esta verdade que até mesmo um agnóstico como o Dr. Robert Jastrow é forçado a admitir que “a ciência moderna nega uma existência eterna para o Universo".

Em segundo lugar, o apóstolo defende a existência eterna do Verbo (posteriormente identificado como o Cristo pé-encarnado - verso 14). O verbo (três vezes traduzido como "estava" em 1:1) é uma forma imperfeita que sugere a "existência atemporal contínua" da Segunda Pessoa da Trindade. Isto é diretamente oposto à afirmação dos Testemunhas de Jeová de que Cristo era um ser criado.

Em terceiro lugar, o Cristo pé-encarnado é caracterizado neste contexto como "o Verbo". O termo "Verbo" implica comunicação. Jesus Cristo é o revelador da verdade para a humanidade (João 1:18; Hebreus 1:1-2), e sem ele não há acesso ao Pai (João 14: 6). Isto contradiz a filosofia do deísmo, que alega que, enquanto pode haver um Criador em algum canto remoto do universo, ele não se comunicou com a humanidade.

Em quarto lugar, o Verbo estava "com" Deus. A preposição ("com") significa, literalmente, frente, e revela uma distinção entre as duas pessoas que, no Novo Testamento, são identificados como Pai e Filho. Esta linguagem está em desacordo com a doutrina "Unicidade Pentecostal" que alega que o Pai e o Filho são a mesma pessoa, só se manifesta em diferentes formas.

Em quinto lugar, o Verbo é identificado como "Deus", que significa simplesmente divindade. O Verbo eterno possui a natureza de um ser divino (Filipense 2:6.). Isso anula o dogma das Testemunhas de Jeová que afirmam que Cristo não era nada mais "do que um homem perfeito".

Marque estes cinco pontos em relação a João 1:1, e faça anotações apropriadas na margem de sua Bíblia.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem